Prepare-se para se apaixonar mil vezes por dia na Rota das Emoções. São diversas as opções de passeios e experiências que esse roteiro pode proporcionar. Praias desertas, lagos cristalinos, dunas de areia branquinha, pôres do sol inesquecíveis, e comidas com sabores únicos. Tem muito o que fazer na Rota das Emoções.

Selecionei aqui algumas das principais atrações – de forma resumida – de algumas das cidades que passamos durante nossa viagem pela Rota das Emoções. Espero que vocês gostem, e se você conhece algum lugar especial que falta na lista, por favor deixa nos comentários do post.

+ Guia definitivo da Rota das Emoções
+ Leia todos os posts sobre a Rota das Emoções
+ Dica de roteiro de 10 dias pela Rota das Emoções
+ Por onde começar e quantos dias são necessários
+ Dicas de onde ficar na Rota das Emoções

A revoada dos guarás no Delta do Parnaíba é de arrepiar!
A revoada dos guarás no Delta do Parnaíba é de arrepiar!

O que fazer na Rota das Emoções

PREÁ – Pouca gente sabe, mas a Árvore da Preguiça e a famosa Lagoa do Paraíso ficam no Preá. Tem vários passeios saindo de Jeri que levam pra lá. No Preá também é onde tem os melhores ventos para a prática do Kitesurf.

JERICOACOARA – Tem bastante coisa o que fazer em Jericoacoara. O básico é fazer o passeio de bugue para as lagoas, ir na Pedra Furada e contemplar o fim do dia na Duna do Pôr-do-sol. Mas tem também passeios para Tatajuba e o Parque Nacional.

CAMOCIM – As dunas de Tatajuba (Funil e Encantada), a Lagoa da Torta e o Lago Grande podem ser visitadas com passeios saindo de Jeri, mas Camocim tem muito mais a oferecer. As dunas e praia de Maceió, a Barra dos Remédios e a Ilha do Amor são alguns bons motivos para passar uns dias por lá.

CHAVAL – A última cidade do Ceará antes de chegar ao Piauí. Não deixe de fazer Trilha da Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras. O visual é um dos mais surpreendentes que já vimos. São enormes blocos de pedras numa planície com um lago de carnaúbas no topo.

Um oásis repleto de carnaúbas no topo das pedras de Chaval - CE
Um oásis repleto de carnaúbas no topo das pedras de Chaval – CE

CAJUEIRO DA PRAIA – O maior cajueiro do mundo está em Cajueiro da Praia. Ele é ainda maior que o de Natal e continua crescendo sem parar. A estrutura do lugar é simples, mas vale uma rápida passagem para conhecer, fazer fotos, tomar uma “cajuína”, comprar castanhas e comer doces feitos do fruto.

BARRA GRANDE – O vilarejo mais famoso da região tem seu charme próprio, onde o rústico combina com o requintado. Barra Grande é o destino ideal para os amantes da prática do Kitesurf, e faz parte da Rota dos Ventos. Boas pousadas e excelentes restaurantes recebem turistas do mundo todo.

LUÍS CORREA – A Praia de Atalaia e a Praia do Coqueiro são as mais famosas da região, que possui o Farol de Atalaia com um dos cartões postais da cidade. Ótimas para banho e com boa estrutura de barracas. Não deixe de visitar a Árvore Penteada.

Árvore Penteada, no Piauí
Árvore Penteada, no Piauí

ILHA GRANDE – É a porta de entrada do Delta do Parnaíba, um grandioso santuário ecológico de rara beleza. Ilhas fluviais, dunas, mangues e igarapés ficam ainda mais bonitos com a revoada dos guarás durante um lindo pôr-do-sol no delta. Visite também os Lençóis Piauienses.

PARNAÍBA – Um belo centro histórico com igrejas, praças e monumentos atraem os turistas em busca de experiências culturais. A Beira Rio e o Porto das Barcas possuem a maior parte das atrações históricas. A Pedra do Sal e a Lagoa do Portinho merecem ser visitadas.

TUTÓIA – É possível visitar o Delta também pelo lado maranhense. O tour de barco leva às dunas, ilhas fluviais paradisíacas, praia do Amor e praia do Arpoador. O Pontal da Melancieira é uma das principais atrações da região.

Pôr do Sol no Rio Preguiças - PI
Pôr do Sol no Rio Preguiças – PI

VASSOURAS – O passeio de lancha no Rio Preguiças é obrigatório. É possível visitar os Pequenos Lençóis e se divertir com macacos e quatis na beira do rio. Vai conhecer também Caburé e Mandacaru. Mas guarde fôlego para subir o farol e ter uma surpresa com a vista lá de cima.

ATINS – Pense num cantinho de terra com vegetação exuberante, entre o mar, rio e dunas imensas. Assim é Atins, um pedacinho do paraíso ainda intocada pelo turismo de massa. Infelizmente ainda não conhecemos esse destino, mas estamos loucos para ir lá.

BARREIRINHAS – Aqui é a porta de entrada para visitar os Lençóis Maranhenses. Para ver o sol nascer nas dunas é preciso madrugar, mas vale a pena. O pôr-do-sol também é muito procurado. Conheça o Parque Nacional e as lagoas Azul, Bonita e da Esperança.

SÃO LUÍS – Dona do maior acervo de casarões coloniais de arquitetura lusitana do Brasil, o Maranhão tem o Centro Histórico de São Luís tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. Suas manifestações culturais, gastronomia e artesanato rendem bons momentos.

Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses
Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses
Lagoas cristalinas nos Lençóis Maranhenses
Lagoas cristalinas nos Lençóis Maranhenses

VEJA O QUE FAZER NA ROTA DAS EMOÇÕES

+ Principais atrações no Ceará
+ Principais atrações no Piauí
+ Principais atrações no Maranhão

*A viagem para a Rota das Emoções foi a convite da Prisma Consultoria, com realização do SEBRAE do Ceará, Piauí e Maranhão, e parceiros locais. Todas as opiniões expressas foram baseadas em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here