A Rota das Emoções é considerada uma das melhores e mais bem estruturadas atrações turísticas do Brasil. É emoção em dose tripla! Com direito a muita aventura, praia, cultura e ecoturismo. O roteiro envolve paraísos naturais em 3 estados, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

As opções de passeios na Rota das Emoções são perfeitas para quem busca uma dose de aventura misturada a sensação de estar imerso na natureza. É puro ecoturismo! E é isso o que mais amamos em conhecer esse roteiro que já estava em nossa lista há tempos. E acredite, o nome não é propaganda enganosa, pois as emoções da rota estão presentes a todo instante.

No roteiro você passará por diversas cidades, tais como Jericoacoara, Parnaíba, o município de Teresina, capital do estado brasileiro do Piauí, o Delta do Parnaíba, Tutóia, Caburé, Atins e Mandacaru, Barreirinhas, Rio Novo ou Paulino Neves, Pequenos Lençóis, Rio Preguiças, Farol de Mandacaru e Vassouras, lagoas Azul e Bonita, Grandes Lençóis, e finalmente São Luís.

Veja no Mapa da Rota das Emoções abaixo:

Mapa da Rota das Emoções
Mapa da Rota das Emoções (clique para ampliar)

O roteiro pode ser feito de diversas formas, seja de bugue, jipe, jardineira, bicicleta, cavalo, moto e até de barco. Mas o melhor mesmo é estar dentro de um poderoso 4×4 enfrentando dunas e atravessando rios, no melhor estilo offroad. Esta é uma viagem que você guardará para sempre na memória.

Os 3 principais destinos da Rota das Emoções

Jericoacoara – Ou simplesmente Jeri, é um local mágico que já tivemos o privilégio de visitar 3 vezes. A pequena vila encanta pelas belezas naturais e rusticidade, combinadas com a cordialidade dos seus moradores e a diversidade de atividades que podem ser realizadas. Jericoacoara é um dos nossos destinos favoritos no Brasil. Para quem curte a prática de esportes náuticos como o surf, kitesurf e o windsurf, é o destino perfeito.

Principais atrações de Jeri

Jericoacoara - Rota das Emoções
Jericoacoara – Rota das Emoções

Delta de Parnaíba – Um mix intenso de natureza composta de manguezais, lagoas naturais, dunas e animais. Tudo ao mesmo tempo, te rodeando. Uma curiosidade que deixa este destino ainda mais especial, é que o Delta do Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas. Esteja pronto para se emocionar ao assistir uma revoada de guarás, pássaro vermelho típico da região, de dentro do mar durante um pôr-do-sol cercado por dunas e manguezais. Difícil de descrever.

Principais atrações do Delta

Delta do Parnaíba - Rota das Emoções
Delta do Parnaíba – Rota das Emoções

Lençóis Maranhenses – Imperdível! Os Lençóis são um espetáculo à parte, com dunas e lagoas que parece não ter fim. Contrastes de areia branquinha com o céu azul, onde é possível ver o movimento das nuvens por cima das dunas. Encante-se com as lagoas cristalinas de águas doce, e aproveite para se refrescar entre uma e outra. Existem diversas formas de visitar os Lençóis, podendo ser com “simples” passeios de quadriciclos, de barco, de 4×4 e até mesmo com pequenos aviões, em voos panorâmicos.

Principais atrações dos Lençóis

Lençóis Maranhenses - Rota das Emoções
Lençóis Maranhenses – Rota das Emoções

Por onde começar/terminar a viagem

Para se organizar é fácil. A porta de entrada pode ser a cidade de Fortaleza, no Ceará, que conta com o Aeroporto Internacional Pinto Martins. De lá, você já pode começar a viver a Rota das Emoções por Jeri. A porta de saída seria então a cidade de São Luís, no Maranhão, pelo Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Não tem regra! Mas se você preferir também pode começar o roteiro por São Luís e retornar a sua cidade pelo aeroporto de Fortaleza. Fica a seu critério, mas recomendamos começar pelo Ceará e finalizar no Maranhão. Mas se eu puder te dar uma dica, te afirmo que eu achei os Lençóis a cereja do bolo da Rota das Emoções!

* Viajamos para a Rota das Emoções a convite do Sebrae em parceria com empresários de turismo das 3 regiões: Ceará, Piauí e Maranhão. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

6 Comentário

  1. Quero fazer a rota mas pelo que pude entender é feita de maneira “avulsa ” sem nenhuma agencia . a minha unica preocupação ou duvida seriam os trajetos entre as cidades … alugar um carro , contratar um 4×4 ?Teria alguma indicação ? Existe alguma época do ano mais indicada para poder aproveitar melhor os passeios e praias ?

    • Oi Patrícia, existem váaaaaarias agências que fazem a Rota das Emoções. Algumas saem de Fortaleza ou São Luís. Mas você também pode contratar em Jeri ou Barreirinhas. Dê uma lida nos posts que fizemos que tem tudo explicadinho. 😉

  2. Gostaria de saber calendário, preço queria ir com meu 4X4 e uma frontier Attak 2015 com 15.000 Km Manual de 6M.

  3. bom dia,
    queria saber mais o menos o custo desse roteiro e tambem uma dicas sobre as agencias melhores pra contatar.
    isso porque nos vimos da italia (somos 4 pessoas) e o certo seria chegar em fortaleza com tudo jà marcado pra nao gastar tempo.
    mais uma duvida..utilizzar buggy nao faz mal ao meioambioente das dunas?
    muito obrigada por sua atençao.
    Paola

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here