Um lugar imperdível no Brasil! Os Lençóis Maranhenses são um espetáculo à parte, com dunas e lagoas que parecem não ter fim. Contrastes da areia branquinha com o céu azul, onde é possível ver as nuvens passando rapidamente por cima das nossas cabeças, ficam ainda mais belas com o tom azul esmeralda das lagoas. Acredito que este destino seja a cereja do bolo de toda a Rota das Emoções, que compreende também outros destinos paradisíacos, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

É fácil se hipnotizar com as lagoas cristalinas de águas doce. A dica é aproveitar para se refrescar entre uma duna e outra, durante uma caminhada. Vale até mentir para o guia dizendo que entrou um grão de areia no olho e que você precisa lavar para sair, hehehe. E por falar em grão de areia, tome muito cuidado com seus equipamentos fotográficos. Eu tenho um grão de areia “de lembrança” até hoje na lente da minha câmera. #triste

Lagoas de água doce cristalinas nos Lençóis Maranhenses - Rota das Emoções
Lagoas de água doce cristalinas nos Lençóis Maranhenses – Rota das Emoções

Existem diversas formas de visitar os Lençóis, podendo ser com “simples” passeios de quadriciclos, de barco, de 4×4 e até mesmo com pequenos aviões, em voos panorâmicos. Para conhecer os Pequenos Lençóis a entrada é por Paulino Neves, e os Grandes Lençóis tem sua porta em Barreirinhas. Existem diversas agências de turismo atuando na região.

Água verdinha e céu azulzinho ao mesmo tempo nos Lençóis Maranhenses
Água verdinha e céu azulzinho ao mesmo tempo nos Lençóis Maranhenses

3 Atrações Imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

Pequenos Lençóis – Paulino Neves foi o ponto de entrada e onde pegamos o tour para conhecer de perto os Pequenos Lençóis (pelo Rio Novo). A bordo de um 4×4 fomos até o Morro do Mendanha e então cortamos a Praia do Barro Vermelho até Caburé, de onde saem os passeios de lancha até Barreirinhas. A região dos Pequenos Lençóis possui diversos atrativos, como passeios a cavalo, bugue, 4×4 e quadriciclos. Mas para andar nas dunas somente a pé! Ele está na beira do Rio Preguiças e sempre beirando o mar.

Passeio de Voadeira – O Rio Preguiças liga a Praia de Caburé até o Povoado de Mandacaru. Vale a pena subir o Farol Preguiças e ver toda a região lá do alto (são apenas 160 degraus). As praias, dunas, rios, manguezais e vilarejos ficam ainda menores do alto do Farol, e é possível perceber a grandiosidade dos Pequenos Lençóis (que de pequeno não tem nada). A visita a Vassouras é obrigatória para conhecer o “Porto dos Macacos”, que tem esse apelido devido a esses pequenos animais curiosos que se aproximam para ganhar banana dos turistas (tomem cuidado com seus pertences pessoais). Neste mesmo ponto, existem diversas dunas e lagoas impressionantes, já são os Pequenos Lençóis.

Do alto do Farol Preguiças - Rota das Emoções
Do alto do Farol Preguiças – Rota das Emoções

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Certamente esse é um dos lugares mais incríveis do planeta! Os Lençóis Maranhenses possuem uma formação única no mundo, com milhares de dunas a beira mar e lagoas de água doce formadas por um lençol freático superficial, atraindo assim turistas de todo o mundo. O “Circuito da Lagoa Azul” é o mais famoso e passa por várias lagoas, dentre elas: a Lagoa Da Preguiça, a Lagoa dos Toyoteiros, a Lagoa Esmeralda e finalmente a Lagoa Azul. Parte do roteiro é de 4×4 (na estrada) e outra parte a pé (nas dunas).

Lagoas de cor esmeralda nos Lençóis Maranhenses - Rota das Emoções
Lagoas de cor esmeralda nos Lençóis Maranhenses – Rota das Emoções

Existem dois momentos para curtir esse passeio. O primeiro é pela manhã (saídas entre 8 e 9hs), quando o sol está mais alto deixando as dunas mais brancas e as lagoas mais cristalinas. E a tarde (saídas entre as 14 e 15hs), quando na hora mágica o pôr-do-sol deixa tudo dourado! Escolha o seu momento ideal e aproveite, mas não se esqueça de deixar este passeio agendado com antecedência.

Galeria de Fotos dos Lençóis Maranhenses

Onde ficar e onde comer

As opções são diversas. Existem diversas pousadas e restaurantes em Barreirinhas com boa infraestrutura para receber os turistas. Visitamos a Pousada Buriti e aproveitamos para almoçar lá mesmo.

Mas ficamos hospedados na Pousada Murici, na qual chegamos de lancha após o passeio no Rio Preguiças, que nos levou para conhecer de perto a Comunidade Tapuio que mantém até os dias atuais uma Casa de Farinha comunitária, onde todos os moradores podem utilizar para transformar a mandioca na farinha. É um passeio bem legal e super recomendo. O mais bacana é colocar a mão na massa, literalmente, e aprender como se faz a farinha. É por isso que eu AMO turismo de experiência!

Casa de Farinha, parte do Turismo de Experiência do Sebrae na Rota das Emoções
Casa de Farinha, parte do Turismo de Experiência do Sebrae na Rota das Emoções

Em uma das noites jantamos no Restaurante Deck Bistrô e conhecemos 3 pratos que em homenagem a Rota das Emoções ganham alguns nomes bem especiais. Vou deixar para vocês descobrirem lá! Garanto que são deliciosos.

Saiba mais sobre a Rota das Emoções

Rota das Emoções: Jericoacoara

Rota das Emoções: Delta do Parnaíba

* Viajamos para a Rota das Emoções a convite do Sebrae em parceria com empresários de turismo das 3 regiões: Ceará, Piauí e Maranhão. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here