O Centro Histórico de São Luís do Maranhão ocupa uma área de 220 hectares, possui cerca de 2500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.

Visitar o Centro Histórico de São Luís do Maranhão é uma verdadeira visita ao passado. Seus prédios arquitetônicos constituem sobrados, casas térreas e solares, com as eiras, beiras e tribeiras típicas da época. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira: porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas).

Entre os prédios históricos que merecem destaque, estão o Palácio dos Leões (sede do governo do estado), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e muitos outros.

Centro Histórico de São Luís do Maranhão
Centro Histórico de São Luís do Maranhão

Sugestão de roteiro no Centro Histórico de São Luís

Começamos nosso tour no Centro Histórico de São Luís do Maranhão pelo Mercado das Tulhas, também conhecido por Feira da Praia Grande. Caminhamos boa parte do tempo pela parte baixa do centro histórico até chegarmos no Beco da Catarina (negra alforria) e então pela Rua Portugal e Rua do Giz, até a Praça da Faustina (uma antiga prostituta que atuava no beco de mesmo nome).

Chegamos então na Praça Pedro II, onde aconteceu boa parte da história de São Luís. Vale a pena caminhar até o Mirante do rio/mar que na maré baixa fica totalmente seco. E na alta, você não acredita até onde ele vai. A variação da tábua de marés em São Luís do Maranhão é bem curiosa.

Centro Historico de Sao Luis MA-17

Daí então siga para o outro lado, até a Catedral da Sé, que vale a pena a visita para contemplar a riqueza de sua obra arquitetônica e afrescos banhados a ouro. É um importante monumento do núcleo antigo da cidade, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Centro Historico de Sao Luis MA-21

Como nosso carro estava no Mercado das Tulhas voltamos pelo mesmo caminho. Mas sem muita pressa e entrando em várias lojinhas. O artesanato Indígena é bastante presente na cultura maranhense e possui peças belíssimas a venda nas lojinhas do Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Aproveite para fazer umas comprinhas.

Na volta, acabei encontrando sem querer o Museu de Paleontologia do Maranhão, e como sou apaixonado por dinossauros tive que entrar. O museu é pequeno, mas bem arrumadinho e cheio de peças e esqueletos que contam a história desses seres pré-históricos que viveram por aqui há milhões de anos.

Centro Historico de Sao Luis MA-27

Vale citar que todos esses lugares fazem mais sentido com um guia local contando as histórias. Portanto sugiro que contratem algum guia mirim ou vá até uma agência para comprar um passeio pelo Centro Histórico de São Luís do Maranhão.

Triste estado de conservação

Eu confesso que esperava um estado de conservação muito pior do que vi por lá. É óbvio que não está bonito de se ver, mas do jeito que algumas pessoas me falaram eu esperava encontrar algo muito pior. Os azulejos realmente estão abandonados e algumas construções estão a ponto de cair.

É triste de ver como o Brasil lida com a sua história. Parece que não dá a mínima ao nosso passado. Ou finge que dá, mas as verbas ninguém sabe onde vão parar. Enfim, esse é um assunto que não tem muito a ver com este blog, não é mesmo?

Mas fica o meu aviso para quando vocês forem visitar o Centro Histórico de São Luís do Maranhão não irem com a expectativa muito alta. Aliás, eu fui com a minha baixíssima e até que não achei tão ruim.

Galeria de Fotos de São Luís

Onde ficar e onde comer

São Luís do Maranhão oferece uma ótima infraestrutura para receber os turistas. As opções de hotéis e pousadas em São Luís são as mais diversas e com bons preços. Existem diversos restaurantes na orla e também próximo a lagoa. Além de agências que oferecem passeios para vários lugares, principalmente os Lençóis Maranhenses.

Em São Luís do Maranhão ficamos hospedados no Veleiros Mar Hotel, que é excelente! O hotel fica a 300 m da Praia da Ponta D’Areia e serve um buffet de café-da-manhã farto, preparado com ingredientes regionais frescos. Todos os quartos possuem vista para a Lagoa do Jansen. Ele fica a 2 km do Centro Histórico de São Luís e está a 20 minutos de carro do Aeroporto Cunha Machado. O estacionamento é gratuito e acesso à internet sem fio (Wi-Fi) também.

Lembrança do Centro Histórico de São Luís do Maranhão
Lembrança do Centro Histórico de São Luís do Maranhão

Para comer, fomos no Restaurante Feijão de Corda, que oferece um ótimo espaço gastronômico e com Wi-Fi grátis. O Feijão de Corda é referência em qualidade da gastronomia nordestina, e é todo decorado do mesmo jeitinho que as casas do sertão, com móveis rústicos e panelas de barro, resgatando a tradição da culinária típica nordestina.

Saiba mais sobre a Rota das Emoções

Rota das Emoções: Jericoacoara

Rota das Emoções: Delta do Parnaíba

Rota das Emoções: Lençóis Maranhenses

* Viajamos para a Rota das Emoções a convite do Sebrae em parceria com empresários de turismo das 3 regiões: Ceará, Piauí e Maranhão. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here