Se você não sabe, Chaval é a última cidadezinha do Ceará antes de chegar no Piauí. Nossa passagem durante a Rota das Emoções foi rápida e intensa, porém suficiente para deixar aquele gostinho de quero mais. Descobrimos que tem muito o que fazer em Chaval, principalmente para quem gosta de ecoturismo, como é o caso da Trilha das Carnaúbas.

Lagoas, trilhas, rios, dunas e praias fazem parte deste cenário, junto com uma grande área de pedras gigantes, fazendo-a ser conhecida como a Cidade das Pedras. E ainda existem áreas preservadas de inscrições rupestres, ainda não abertas ao público. A cidade tem muito potencial turístico a ser trabalhado nos próximos anos.

+ Guia definitivo da Rota das Emoções
+ Leia todos os posts sobre a Rota das Emoções
+ Dica de roteiro de 10 dias pela Rota das Emoções
+ Principais atrações da Rota das Emoções
+ Dicas de onde ficar na Rota das Emoções

Panorâmica do Jardim de Carnaúbas, em Chaval - CE
Panorâmica do Jardim de Carnaúbas, em Chaval – CE

Foi apenas uma manhã que ficamos em Chaval para fazer a Trilha das Carnaúbas, no Parque das Pedras. O cenário é bastante diferente de tudo que já vi e é perfeito para os amantes da fotografia de natureza, com pássaros exóticos, cactos, carnaúbas e paisagens belíssimas.

O melhor mirante para apreciar o Parque das Pedras é no alto da Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica no meio da cidade. As formações rochosas chegam a 200 metros de altura, se confundindo com a vegetação e as casas.

Parque das Pedras em Chaval - CE
Parque das Pedras em Chaval – CE

Parque das Pedras: Trilha da Carnaúba

Pra chegar até o Parque das Pedras é possível ir a pé desde a cidade, ou fazer o passeio com o pessoal da Chaval Tour. Essa é a melhor opção, sem dúvidas. Eles nos levaram de carro até perto da base das pedras e após uma rápida caminhada já estávamos lá, prontos para subir a Trilha das Carnaúbas.

Subir as pedras gigantes é preciso atenção. Na maioria dos trechos é possível subir em pé mesmo, mas em outros é preciso usar técnicas de “escalaminhada” (é quando usamos também as mãos para servir de apoio). O guia vai nos conduzindo sempre pelos melhores caminhos. Estar de calçados fechados é uma boa pedida para melhor aderência nas pedras.

Detalhe do tronco da Carnaúba
Detalhe do tronco da Carnaúba

Do alto da Pedra da Carnaúba é possível ver toda a cidade de Chaval, além do mar e a foz do Rio Ubatuba. Ela tem esse nome devido um jardim de Carnaúbas (espécie de palmeira da região) que nasceu no seu topo. Durante a época das chuvas, forma-se uma piscina que alimenta as árvores e arbustos do local.

É impressionante como a natureza se reinventa e não cansa de nos emocionar. Vale a pena visitar Chaval, onde a natureza surpreende com um jardim de Carnaúbas entre rochas gigantes perto do céu.

Vale a pena ficar um tempinho lá em cima contemplando a natureza e tentando imaginar como aquele enorme buraco se formou no meio das pedras gigantes para abrigar as Carnaúbas. É possível atravessar e subir na pedra em frente, mas não tínhamos tempo e tivemos que retornar.

Para descer, lembre-se que todo santo ajuda, mas vale a pena redobrar a atenção. Nada de vergonha de sentar com a bunda na pedra para passar das áreas mais íngremes. São apenas duas ou três partes que isso é preciso. Existem muitos cactos (mandacaru) nas pedras e não deve ser legal cair em cima de um deles.

Chaval, onde a natureza surpreende com um jardim perto do céu
Chaval, onde a natureza surpreende com um jardim perto do céu

MAIS DICAS DE CHAVAL

ONDE SE HOSPEDAR – Chaval ainda está se estruturando para o turismo e aos poucos os empresários estão construindo seus estabelecimentos na região. Não nos hospedamos por lá, mas caso você queira curtir tudo que a cidade pode oferecer, vale a pena dar uma olhada em algumas pousadas em Chaval. A pousada mais próxima de Chaval que encontramos no Booking fica em Barroquinha, a 12km, e pareceu bem simples.

QUEM LEVA – Quem faz esse passeio é a agência Chaval Tour. O passeio tem aproximadamente 2 horas de duração e pode ser agendado diretamente com o Marcos Ryal (diga que viu a dica aqui no blog). Esse passeio tem o custo de 25 reais por pessoa (julho/2018). Além desse, a Chaval Tour realiza diversos outros passeios na região.

O QUE LEVAR – Um bom tênis é suficiente para fazer a Trilha das Carnaúbas em Chaval e subir as pedras tranquilamente. A pedra fica bastante quente e chinelos não são recomendados. Use também boné ou chapéu e óculos escuros. Não esqueça de passar antes o seu protetor solar e tenha pelo menos 1 litro de água para beber durante o caminho de ida e volta.

Carnaúba - Parque das Pedras - Chaval - Ceará
Carnaúba – Parque das Pedras – Chaval – Ceará

VEJA O QUE FAZER NA ROTA DAS EMOÇÕES

+ Principais atrações no Ceará
+ Principais atrações no Piauí
+ Principais atrações no Maranhão

*A viagem para a Rota das Emoções foi a convite da Prisma Consultoria, com realização do SEBRAE do Ceará, Piauí e Maranhão, e parceiros locais. Todas as opiniões expressas foram baseadas em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here