Poucos sabem que é possível fazer Safári na Índia e que lá é o melhor lugar para ver o Tigre-de-Bengala. Visitei três Parques Nacionais da Índia e fiz diversos “game drives” para conseguir ver de pertinho um dos maiores felinos do mundo. Coloque a região de Madhya Pradesh no roteiro da sua próxima viagem à Índia, e esqueça a ideia que só tem safári na África.

Grande santuário da vida selvagem, a Índia é a segunda nação mais populosa do planeta e onde se encontra a maior concentração desse magnífico felino. Se você procura um lugar onde ver o Tigre-de-Bengala, certamente é em um Safári na Índia que irá conseguir ter essa experiência incrível.

Organize aqui a sua Viagem para a Índia

+ Leia aqui todos os nossos posts da Índia
+ Encontre Hotéis na Índia com promoções de até 80%
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
+ Alugue um carro na Índia em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Índia

São mais de uma centena de Parques Nacionais na Índia, a maioria deles com o objetivo de proteger o animal símbolo do país: o Tigre-de-Bengala, também conhecido como Tigre-Indiano. Essa é uma das 6 subespécies de tigre restantes no mundo, sendo a segunda maior dentre elas, ficando atrás apenas do Tigre-Siberiano (que eu também sou louco para ver).

Para você ter uma ideia, apenas 10% da área dos parques nacionais tem autorização para receber turistas. Essas áreas são reservas ambientais com leis super rigorosas. Por exemplo, existe um número limite de carros para entrar por dia e tem horário de saída, sob pena de multa em caso de não cumprimento.

Visitei o Parque Nacional de Kanha, o Parque Nacional de Bandhavgarh e o Parque Nacional de Satpura. Dentro deles, as áreas que exploramos foram o Kanha Tiger Reserve, o Bandhavgarh Tiger Reserve e o Satpura Tiger Reserve. Todos fazem parte do Projeto Tigre, que é o órgão que fiscaliza todas as Reservas de Tigre e Parques Nacionais da Índia.

Kanha National Park – O mais lindo de todos! (pra mim)

O Parque Nacional de Kanha foi onde fiz o mais incrível Safári na Índia. Não sei se foi porque foi onde onde tive o meu primeiro encontro com dois tigres-de-bengala de uma única vez ou se ele realmente é mágico. Brincadeira, ele é realmente surreal!

Possui uma riquíssima vida selvagem e exuberante floresta quase intocada. A Kanha Tiger Reserve possui uma das paisagens mais incríveis da Índia, dentro do Parque Nacional de Kanha. Encontra-se numa série de planaltos nas colinas de Maikal, a leste da antiga cordilheira de Satpura, na Índia central.

Kanha National Park - Onde ver os tigres-de-bengala na Índia
Kanha National Park – Onde ver os tigres-de-bengala na Índia

Bandhavgarh National Park – O lar do Tigre Branco Indiano

Considerado um dos melhores Safári na Índia, foi no Parque Nacional de Bandhavgarh onde tive mais dois encontros com os tigres-de-bengala. Fora todos os outros animais que vimos durante os “game drives”. O Bandhavgarh Tiger Reserve possui riquíssima vida selvagem e uma densa floresta que fica ainda mais linda coberta pela névoa do amanhecer do dia.

O Parque Nacional de Bandhavgarh compreende uma área protegida de 437 km2 e era a antiga reserva de caça do marajá de Rewa. Atualmente é um famoso centro natural de preservação dos Tigres Brancos. O terreno não é plano, o que dificulta um pouco a mobilidade dos jipes de safári. São colinas rochosas intercaladas com pântanos e vales cobertos de florestas.

Bandhavgarh National Park - A casa do tigre branco no Índia
Bandhavgarh National Park – A casa do tigre branco no Índia

Satpura National Park – Safári de jipe, canoa e a pé

Aclamado como um dos parques mais bonitos da Índia, o Parque Nacional de Satpura é realmente espetacular. No coração do estado de Madhya Pradesh, próximo a multicultural Bhopal, é perfeito para a observação de aves, tigre-de-bengala, leopardos e urso-preguiça.

A Satpura Tiger Reserve é um destino ideal para observação de aves e borboletas. As escarpas verticais são o lar de numerosas aves de rapina, como águias, falcões, corujas e outros. A quantidade de espécies de martim-pescador e pica-paus é incrível. São mais de 300 espécies de aves catalogadas.

Parque Nacional de Satpura - Experiências selvagens e safári na Índia
Parque Nacional de Satpura – Experiências selvagens e safári na Índia

Como chegar nesses Parques Nacionais da Índia

Todos esses parques estão localizados na Índia Central, no estado de Madhya Pradesh. Eu cheguei do Brasil em Délhi e fiz uma conexão para Raipur. De lá fui de carro até Kanha, depois Bandhavgarh e então Satpura. Finalizando a viagem em Bhopal, de onde peguei um voo para Délhi e depois Brasil.

A localização desses parques fica bem no interior da Índia, em áreas muito isoladas, onde você vai conhecer uma parte da Índia mais pobre, mais pura e selvagem. Já te adianto que vale a pena cada minuto. Foi uma experiência enriquecedora ter contato com esse povo tão simples e acolhedor.

Para saber como chegar nos Parques Nacionais da Índia veja no mapa o roteiro que fiz e tive a chance de realizar o sonho de ver o tigre-de-bengala.

Como funcionam os Safáris na Índia

Você só pode entrar no coração da floresta com os safáris de jipe, acompanhado por naturalistas experientes e guias atentos. Para ter uma melhor experiência nos safáris da Índia é preciso acordar bem cedo.

Todos os safáris que fiz tivemos que levantar por volta das 4:30 da manhã para entrar na fila de carros dos parques. Existe um limite diário. Todos oferecem café da manhã em uma área segura do parque por volta das 8hs. Daí o tour continua até umas 11 ou 12hs.

Como falei, existe um número limitado de carros que podem entrar em cada portaria do parque, e se você chegar tarde, não tem conversa pra entrar. Nos safáris da tarde é a mesma coisa. Ambos têm um horário limite para a saída do parque, correndo o risco de ser multado caso ultrapasse essa hora.

Mas a grande preocupação é de não ver nenhum tigre. Lembre-se que safári não é zoológico. Os animais nunca estarão esperando por você nos lugares. A dica é estar sempre com a câmera a postos, mas não esquecer de curtir o momento também. Valeu a pena cada minuto de cada Safári na Índia que eu fiz.

Agência parceira – Quem leva

Todo o meu roteiro na Índia, inclusive transfers, safáris nos Parques Nacionais e reservas nos hotéis, foi organizado pela agência Travel Inn. A experiência do Safári na Índia certamente não teria sido igual se não fosse pelo excelente serviço prestado por toda a equipe. Obrigado por tudo. Amei todas as experiências.

+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia

Tem dúvidas sobre Safári na Índia?

Esqueci de mencionar algo sobre os Parques Nacionais da Índia? Tem pouco tempo e quer saber qual Safári na Índia deve escolher? Quantos “game drives” deve fazer para conseguir ver o tigre-de-bengala na Índia? Por favor, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que terei o maior prazer em respondê-las.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here