Considerado um dos melhores Safári na Índia, foi no Parque Nacional de Bandhavgarh onde tive alguns encontros com os tigres-de-bengala. Localizado no estado de Madhya Pradesh, possui riquíssima vida selvagem e uma densa floresta lindíssima. As informações de como chegar e onde ficar hospedado próximo a Bandhavgarh Tiger Reserve ou Bandahvgarh National Park estão mais pra baixo neste post.

O Parque Nacional de Bandhavgarh compreende uma área protegida de 437 km2 e era a antiga reserva de caça do marajá de Rewa. Atualmente é um famoso centro natural de preservação dos Tigres Brancos. O terreno não é plano, o que dificulta um pouco a mobilidade dos jipes de safári. São colinas rochosas intercaladas com pântanos e vales cobertos de florestas.

Organize aqui a sua Viagem para a Índia

+ Leia aqui todos os nossos posts da Índia
+ Encontre Hotéis na Índia com promoções de até 80%
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
+ Alugue um carro na Índia em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Índia

Parque Nacional de Bandhavgarh

O Bandhavgarh National Park é famoso entre os amantes da vida selvagem em todo o mundo, pela facilidade de avistamentos do grande felino de beleza indescritível. Encravado em falésias recortadas e coberto pela densa floresta de Vindhyachal, o Parque Nacional de Bandahvgarh satisfaz os maiores desejos de seus visitantes, que estão à procura de seu próprio lado selvagem.

Você pode entrar no coração da floresta com os safáris de jipe, acompanhado por naturalistas experientes e guias atentos cujos instintos parecem emanar de um sexto sentido apurado, com habilidades especiais para seguir rastros quase imperceptíveis. Vi alguns rangers seguindo pistas de pegadas na areia e encontrando pelos nos arbustos. Foi incrível.

O horário de visita para o safári no Parque Nacional de Bandhavgarh varia de acordo com a temporada. Nos invernos, devido à menor duração das horas de luz do dia, a hora de entrada pela manhã é posterior e a hora de saída da noite é mais cedo.

A melhor época para visitar o Parque Nacional de Bandhavgarh é de outubro a março (invernos) e de abril a junho (verão). O parque permanece fechado entre julho e setembro devido as monções, e também não abrem nos feriados nacionais (Ex: Holi).

O safári em Bandahvgarh acontece pelas manhãs e tardes, e o parque oferece 6 zonas para serem exploradas pelos grupos. Cada zona tem seus encantos únicos. Os entusiastas experientes e os pesquisadores da vida selvagem preferem visitar uma zona diferente em cada período.

Os safáris pela manhã começam por volta das 6hs, então é preciso madrugar e sair cedo do hotel. Existe um número limitado de carros que podem entrar em cada portaria do parque, e se você chegar tarde, não tem conversa pra entrar. Nos safáris da tarde é a mesma coisa. Ambos têm um horário limite para a saída do parque, correndo o risco de ser multado caso ultrapasse essa hora.

Como vocês podem ver nas fotos, existem elefantes neste parque. Há anos eles eram usados para o turismo, carregando grupos de turistas em cima dele em busca do tigre. Graças a uma lei essa atividade com elefantes foi extinta.

Hoje em dia apenas os rangers podem usá-los para ajudar a localizar os tigres e outros animais no meio da floresta, onde os jipes não conseguem alcançar. Pelo que o guia falou, nenhum outro elefante será introduzido. Assim espero.

O encontro com os tigres pode acontecer num piscar de olhos, mas não foque nisso apenas, pois pode sair frustrado do seu passeio. Aproveite seu safári para desfrutar das paisagens e absorver a diversidade da floresta com seus diversos animais exóticos, tente localizar e identificar pássaros com a ajuda dos guias e sinta o cheiro das flores. O tigre será sempre a cereja do bolo!

Acho que a sorte estava do nosso lado em Bandhavgarh. Tivemos 2 encontros com tigres. O primeiro foi horrível. Tinham pelo menos uns 15 jipes parados em uma estradinha super estreita. De repente percebi uma movimentação atrás do arbusto, e o tigre surgiu bem ao meu lado. Consegui algumas fotos dele, mas os jipes e as pessoas fizeram muito barulho e ele se espantou, sumindo na floresta densa. Vejam abaixo.

O último encontro foi perfeito. Resolvemos nos afastar de todos os jipes e ir para uma região mais tranquila do parque apreciar a paisagem. Foi quando na volta encontramos um jovem tigre-de-bengala deitado no meio da estrada. Ele era todo nosso! Sem nenhum outro carro por perto. Tivemos tempo de apreciar, fotografar e curtir aquele momento mágico. Foi inesquecível.

Eu sempre digo que safári não é zoológico. Os animais nunca estarão esperando por você ou por sua foto perfeita. A dica é estar sempre com a câmera a postos, mas não esquecer de curtir o momento também. Valeu a pena cada minuto de cada Safári na Índia que eu fiz.

Como chegar no Bandhavgarh National Park

O Parque Nacional de Bandhavgarh está localizado na Índia Central, no estado de Madhya Pradesh. Eu cheguei do Brasil em Délhi e fiz uma conexão para Raipur. De lá fui de carro até Bandhavgarh, passando antes por Kanha e depois Satpura. Finalizando a viagem em Bhopal.

A localização do Parque Nacional de Bandhavgarh é bastante isolada, mas vale a pena cada minuto. Para saber como chegar no Bandhavgarh National Park veja no mapa o roteiro que fiz pelos Parques Nacionais da Índia e realizei o sonho de ver o tigre-de-bengala.

Onde ficar – Hotel em Bandhavgarh

Durante minha viagem ao Parque Nacional de Bandhavgarh (Bandhavgarh National Park) fiquei hospedado no Bandhav Vilas Lodge. Este era bem grande, mas ainda assim menor que um resort.

Bandhav Vilas Lodge – Localizado entre as pitorescas montanhas de Vindhya e as belezas naturais das selvas, Bandhav Vilas é um luxuoso resort de selva às margens da Reserva de Tigres de Bandhavgarh. A base perfeita para explorar o território do majestoso tigre-de-bengala.

Charmosas vilas de luxo, quartos com interiores contemporâneos e toques tradicionais, banheiros luxuosos com ducha em pátio privativo aberto para o céu, excelente restaurante e opções de diversão, cultura e arte estão em perfeito contraste com a selva. Site oficial: http://www.bandhavvilas.com/

Com estilo rústico e luxuoso, o lodge possibilita também contato com a comunidade local em uma tranquila caminhada pelo vilarejo a sua volta. Existem diversas outras opções de hospedagem em Tala. Vale a pena verificar os preços que caibam no seu bolso.

Agência parceira – Quem leva

Todo o meu roteiro na Índia, inclusive transfers, safáris nos Parques Nacionais e reservas nos hotéis, foi organizado pela agência Travel Inn. A experiência do Safári na Índia certamente não teria sido igual se não fosse pelo excelente serviço prestado por toda a equipe. Obrigado por tudo. Amei a experiência no Parque Nacional de Bandhavgarh.

+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia

Tem dúvidas sobre Safári na Índia?

Esqueci de mencionar algo sobre os Parques Nacionais da Índia? Tem pouco tempo e quer saber qual Safári na Índia deve escolher? Quantos “game drives” deve fazer para conseguir ver o tigre-de-bengala na Índia? Por favor, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que terei o maior prazer em respondê-las.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

  1. Adorei todas as fotos da matéria! ter presenciado essa vida selvagem deve ter sido realmente uma experiência única!

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here