Aclamado como um dos parques mais bonitos da Índia, o Parque Nacional de Satpura é realmente espetacular. No coração do estado de Madhya Pradesh, próximo a capital, Bhopal, é perfeito para a observação de aves, tigre-de-bengala, leopardos e urso-preguiça. As informações de como chegar e onde ficar hospedado próximo a Satpura Tiger Reserve ou Satpura National Park estão mais pra baixo neste post.

Pra vocês entenderem um pouco sobre o local, tudo começou há mais de um século e meio, quando um oficial se viu cativado pelas Terras Altas Centrais de Madhya Pradesh. O Capitão James Forsyth foi um dos primeiros europeus a explorar e se apaixonar por Satpura.

Organize aqui a sua Viagem para a Índia

+ Leia aqui todos os nossos posts da Índia
+ Encontre Hotéis na Índia com promoções de até 80%
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
+ Alugue um carro na Índia em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Índia

Parque Nacional de Satpura

Enquanto o Parque Nacional de Satpura foi criado em 1981, o Satpura Tiger Reserve foi criado em 2000 sob o Projeto Tigre na Índia. O parque faz parte da iniciativa do governo de preservar o tigre-de-bengala, envolvendo todo o ecossistema, e recuperar as florestas em declínio da Índia selvagem.

As montanhas de Satpura cortam de leste a oeste, tendo o planalto de Pachmarhi praticamente no centro da área, a uma altitude de 1.050 metros. A Reserva de Tigres de Satpura possui 1.427 km2, compreendendo os santuários do Parque Nacional de Satpura, Bori e Pachmarhi.

Dentro da Reserva da Biosfera de Pachmarhi, o Parque Nacional de Satpura é a zona central e a área restante serve como zona de amortecimento (chamada de Buffer Zone) com uma área total aproximada de quase 5.000 quilômetros quadrados.

A região é em grande parte montanhosa, repleta de riachos e vales que cavaram profundos desfiladeiros na terra – um terreno que se adapta perfeitamente aos hábitos reclusos da maioria dos predadores. Foi talvez essa paisagem encantadora e a rica flora e fauna que atraiu James Forsyth para o Planalto Central da Índia tantas décadas atrás.

A Satpura Tiger Reserve é um destino ideal para observação de aves. As escarpas verticais são o lar de numerosas aves de rapina, como águias, falcões, corujas e urubus. Muitas vezes vimos diversas espécies de martim-pescador e pica-paus, cada um mais lindo do que o outro.

São mais de 300 espécies de aves catalogadas dos mais diversos tamanhos. Além de aves migratórias, gansos, andorinhas, pombos e galos selvagens, faisões e inúmeros pavões. Portanto se você curte fotografar esses pequenos, tenha uma boa câmera com lente zoom poderosa (acima de 300mm).

Para os fãs de borboletas, Satpura é um paraíso. A presença de numerosos riachos, folhagem densa, flores silvestres, florestas e charcos úmidos atrai hordas de borboletas coloridas, incluindo a Jezebel (não sei se existe uma tradução para o português) e tantas outras famosas e raras.

E quanto aos grandes animais? O Parque Nacional de Satpura se orgulha de ter uma grande concentração de leopardos. Os visitantes são mais propensos a encontrar esses elegantes felinos na floresta do que o famoso “Sher Khan” (de O Livro da Selva ou Mogli, o Menino Lobo). Apesar que eu não consegui ver nenhum.

Em compensação vi vários outros animais, tais como: Bisão Indiano (Gaur), diversos Antílopes, Esquilo Gigante Indiano, Raposa de Bengala, Cachorro do Mato (Dhole), Lebre negra e o menor gato selvagem do mundo – o Rusty-Spotted Cat (não sei o nome dele em português). Esse gato é tão mais raro de ser visto que os tigres e leopardos. Ou seja, tivemos muita sorte nesse Safári em Satpura.

Fizemos também um Safári a Pé na “Buffer Zone”. O mais legal desse passeio foi ver uma árvore toda arranhada por garras de ursos. Certamente estava marcando território, pois tinha também um forte cheiro almíscar na madeira. O engraçado foi que eu vi isso primeiro do que o guia.

Numa tarde também fizemos um Safári de Canoa no Rio Satpura, que margeia a área do parque. Encontramos diversas espécies de aves pequenas, gaviões, garças, patos e martins-pescadores. E quando menos esperava, vimos um enorme crocodilo indiano, que logo entrou na água quando nos viu.

E pra finalizar as experiências de Satpura fizemos um Safári de jipe a noite! Se de dia já é difícil de ver, imaginem a noite. Mas acreditem, a adrenalina é MUITO maior. Os sons na mata são mais intensos e até amedrontadores em alguns momentos.

O coração bate forte mesmo é quando o jipe para no meio do nada, o guia joga um raio de luz no meio do mato e vemos um par de olhos brilhando olhando pra nós. Podia ser um urso, um leopardo, um tigre, mas por muitas vezes foram cervos, antílopes, bisão e outros grandes.

Infelizmente não conseguimos ver os leopardos e os Ursos-Preguiça (Sloth Bear). Eles são bem populares por lá, mas não foi dessa vez. E é o que eu digo sempre… Safári não é zoológico! É preciso sim um pouco de sorte e uma boa equipe (guia e naturalista) para ter belos encontros selvagens. O importante é não desanimar e viver a experiência.

Como chegar no Satpura National Park

O Parque Nacional de Satpura está localizado na Índia Central, no estado de Madhya Pradesh. Eu cheguei do Brasil em Délhi e fiz uma conexão para Raipur. De lá fui de carro até Kanha, depois Bandhavgarh e então Satpura. Finalizando a viagem em Bhopal. Porém se deseja visitar apenas Satpura, ele fica bem mais próximo de Bhopal.

A localização do Parque Nacional de Satpura é bastante isolada, mas vale a pena cada minuto. Para saber como chegar no Satpura National Park veja no mapa o roteiro que fiz pelos Parques Nacionais da Índia e realizei o sonho de ver o tigre-de-bengala.

Onde ficar – Hotel em Satpura

Durante minha viagem ao Parque Nacional de Satpura (Satpura National Park) fiquei hospedado no Forsyth Lodge, que propõe aos seus hóspedes uma experiência real, selvagem e sustentável nas terras altas da Índia Central. No melhor estilo rústico e luxuoso, foi uma das melhores experiências de selva que vivi na Índia.

Forsyth Lodge – Viajantes sustentáveis, aventureiros, naturalistas, entusiastas da ecologia e da vida selvagem ou simples turistas que procuram fugir da correria da cidade grande e experimentar algo puro e real serão certamente bem-vindos neste lugar.

O Forsyth Lodge é uma hospedagem ecológica inspiradora, que proporciona uma experiência única na região selvagem nos arredores da Reserva de Tigres de Satpura. Escondido em densas florestas caducifólias, é um privilégio poder dormir ao som de animais num local intocado e sem limites. Site oficial: https://forsythlodge.com/

Em alguns chalés tem um segundo andar com uma cama extra para quem desejar tirar uma soneca de dia ou até mesmo passar a noite por lá, ao som da natureza. Nesse andar não tem paredes, mas a cama tem mosquiteiro.

Agência parceira – Quem leva

Todo o meu roteiro na Índia, inclusive transfers, safáris nos Parques Nacionais e reservas nos hotéis, foi organizado pela agência Travel Inn. A experiência do Safári na Índia certamente não teria sido igual se não fosse pelo excelente serviço prestado por toda a equipe. Obrigado por tudo. Amei a experiência no Parque Nacional de Satpura.

+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia

Tem dúvidas sobre Safári na Índia?

Esqueci de mencionar algo sobre os Parques Nacionais da Índia? Tem pouco tempo e quer saber qual Safári na Índia deve escolher? Quantos “game drives” deve fazer para conseguir ver o tigre-de-bengala na Índia? Por favor, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que terei o maior prazer em respondê-las.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here