O Parque Nacional de Kanha foi onde fiz o mais incrível Safári na Índia, no estado de Madhya Pradesh. Foi lá onde tive o meu primeiro encontro com dois tigres-de-bengala juntos. Isso mesmo, juntos! Além disso, vi uma riquíssima vida selvagem e exuberante floresta quase intocada. As informações de como chegar e onde ficar hospedado próximo a Kanha Tiger Reserve ou Kanha National Park estão mais pra baixo neste post.

Uma floresta majestosa, trilhas sinuosas, cupinzeiros, cantos de pássaros ecoando, pradarias de capim alto com névoa, uma manada de veados pastando, raios de sol cortando a copa de árvores sagradas, e de repente um alarme dos macacos ecoa na mata… É o sinal que tem um tigre por perto.

Organize aqui a sua Viagem para a Índia

+ Leia aqui todos os nossos posts da Índia
+ Encontre Hotéis na Índia com promoções de até 80%
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia
+ Alugue um carro na Índia em reais, sem IOF e em até 12x
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Índia

Parque Nacional de Kanha

A Kanha Tiger Reserve é uma das melhores paisagens da Índia, dentro do Parque Nacional de Kanha. Encontra-se numa série de planaltos nas colinas de Maikal, a leste da antiga cordilheira de Satpura, na Índia central. A área de 1945 km2 (uma das maiores da Índia), abrange os vales dos rios Banjar e Halon, que se juntaram em 1972 para declarar Kanha como uma das nove primeiras reservas a serem protegidas pelo Projeto Tigre.

Kanha recebe milhares de visitantes por ano. É uma das reservas de tigre-de-bengala mais populares da Índia, mas também um dos parques mais bem preservados e gerenciados. Devido à sua localização remota, o Parque Nacional de Kanha atrai os verdadeiros apreciadores da vida selvagem.

Como em todos os parques hoje em dia, o número de permissões de entrada é restrito e controlado. Então você nunca verá uma multidão, mesmo na temporada de férias. Acredite, qualquer carro a mais é MUITA coisa. Em um dos nossos encontros com os tigres, tinham mais de 10 jipes em volta. Não foi legal.

O Kanha está aberto de 16 de outubro a 30 de junho, fechando para as monções. Apenas uma área de 20% da reserva é acessível para o turismo. O acesso é permitido de jipe, duas vezes por dia; manhã e tarde, exceto nas tardes de quarta-feira, Diwali e Holi. E sempre acompanhado por um naturalista do hotel e um guia local do parque.

A reserva é dividida em 4 zonas turísticas. Você pode visitar uma zona por vez. Os hotéis têm total liberdade para explorar. Todas as zonas têm sua própria beleza e charme especial, e todas têm boas oportunidades para ver o tigre, pois seus territórios são gigantescos e eles estão em constante movimento. A escolha da zona depende da disponibilidade do parque.

Definitivamente a sorte estava ao nosso lado no Kanha. Foi nosso primeiro Safári na Índia, nosso primeiro game drive. E nosso primeiro encontro já foi logo com dois tigres-de-bengala juntos! Era um lindo casal adulto, enormes e saudáveis. Dava pra ouvir a respiração deles apesar da quantidade de carros na estrada e da excitação das pessoas. Consegui fotos lindas e ainda aproveitar o momento.

Os “habitantes” de Kanha, além do majestoso Tigre-de-Bengala, incluem quatro espécies de cervos, incluindo a rara “barasingha”, encontrada apenas em Kanha; Gaur, o maior “boi” selvagem do mundo; Dhole, também conhecido como cão selvagem indiano; Chacal; Javali selvagem; três espécies de antílopes; gato selvagem; e os raros urso-preguiça e o leopardo.

É importante dizer que existe uma população saudável de cerca de 75 tigres reprodutores que são sempre vistos com filhotes por perto. Felizmente este número está subindo. Em um dos meus encontros, vi de uma vez, um lindo casal de tigres adultos. Em outro encontro, vi outros tigres jovens, explorando o território por conta própria.

Em ambos os lodges em Kanha que fiquei hospedado tive a experiência de fazer safáris a pé na “buffer zone”, que é uma área segura em volta da reserva. É raro o encontro com felinos nessas áreas pois existem vilas com moradores, mas vi diversos outros animais e foi incrível.

A possibilidade de caminhar pelas vilas e interagir com os locais é enriquecedor. Eles sempre nos convidavam para entrar e tomar um chá, o Massala Chai, que eu voltei pra casa totalmente viciado. A vida simples do indiano nos faz repensar em como levamos a nossa vida.

Como chegar no Kanha National Park

O Parque Nacional de Kanha está localizado na Índia Central, no estado de Madhya Pradesh. Eu cheguei do Brasil em Délhi e fiz uma conexão para Raipur. De lá fui de carro até Kanha, depois Bandhavgarh e então Satpura. Finalizando a viagem em Bhopal.

A localização do Parque Nacional de Kanha é bastante isolada, mas vale a pena cada minuto. Para saber como chegar no Kanha National Park veja no mapa o roteiro que fiz pelos Parques Nacionais da Índia e realizei o sonho de ver o tigre-de-bengala.

Onde ficar – Hotéis em Kanha

Durante minha viagem ao Parque Nacional de Kanha (Kanha National Park) fiquei hospedado em dois hotéis. Ambos eram bem próximos um do outro, mas cada um tinha um estilo diferente. Ambos rústicos e luxuosos.

Shergarh Tented Camp – Um acampamento de vida selvagem rústico e autêntico, escondido na borda de um dos melhores parques de safári na Índia, a Reserva de Tigres de Kanha. A beira do lago, com lounges para apreciar a natureza e fazer novos amigos.

Com apenas 6 tendas extremamente aconchegantes, deliciosa comida caseira, naturalistas experientes e uma equipe local atenta, o Shergarh Tented Camp é uma excelente base para explorar a floresta de Kanha e o coração rural da Índia.

Singinawa Jungle Lodge – Eles são especializados em garantir que seus hóspedes sejam muito bem atendidos. A partir do momento em que você entra até a hora de sair, você receberá um serviço de alto nível, incluindo refeições típicas e apresentações de tribos locais.

Existem 12 chalés e 2 bangalôs com decoração de extremo bom gosto. Todos eles têm grandes quartos, varanda privativa, banheiro duplo para casal e chuveiro integrado com a natureza. Além de ar-condicionado ou aquecedor, e mini-bar.

Agência parceira – Quem leva

Todo o meu roteiro na Índia, inclusive transfers, safáris nos Parques Nacionais e reservas nos hotéis, foi organizado pela agência Travel Inn. A experiência do Safári na Índia certamente não teria sido igual se não fosse pelo excelente serviço prestado por toda a equipe. Obrigado por tudo. Amei a experiência no Parque Nacional de Kanha.

+ NÃO ESQUEÇA de contratar um Seguro Viagem e vá tranquilo pra Índia

Tem dúvidas sobre Safári na Índia?

Esqueci de mencionar algo sobre os Parques Nacionais da Índia? Tem pouco tempo e quer saber qual Safári na Índia deve escolher? Quantos “game drives” deve fazer para conseguir ver o tigre-de-bengala na Índia? Por favor, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que terei o maior prazer em respondê-las.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here