A combinação perfeita de cultura e aventura em um único dia na Riviera Maya. O Tulum Xtreme é um day-tour da agência Aventuras Mayas e inclui uma visita ao sítio arqueológico de Tulum com as suas vistas espetaculares sobre as águas do Caribe, e na volta, uma série de atividades radicais, all inclusive!

Eles estão localizados em Playa del Carmen, mas também pegam os turistas direto nos hotéis em Cancun. Os preços variam e são cobrados em dólar americano. Saindo dos hotéis na Riviera Maya: $116 adultos e $79 crianças (5 a 11 anos). Saindo dos hotéis em Cancun: $129 adultos e $99 crianças (5 a 11 anos). Esses valores incluem TUDO: transporte, guias, entradas, taxas, equipamentos de snorkel e rapel, almoço, bebidas, frutas e seguro contra acidentes pessoais.

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

Templo do deus do Vento em Tulum
Templo do deus do Vento em Tulum

Na hora marcada, a van com ar condicionado me pegou no Paradisus Resort em Cancun para começarmos o dia de aventuras. Nos encontramos com os outros grupos na base da Aventuras Mayas, que possui banheiro, água e frutas liberadas. Os guias se apresentaram, contaram como seria o dia e finalmente partimos para as vans. Ahhhh, detalhe, todos os guias são bilíngues (inglês e espanhol).

1ª atração – Tulum

A primeira parada foi em um dos sítios arqueológicos mais famosos do México que funcionou como uma antiga cidade muralhada maia. Estamos falando de Tulum, que está localizada na costa do Mar das Caraíbas, na famosa Riviera Maya. Tulum foi habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, quando foi abandonada durante o século XVI.

Um dos primeiros templos que vemos quando entramos em Tulum
Um dos primeiros templos que vemos quando entramos em Tulum

Estacionamos a van e pegamos uma pequena fila, já com os ingressos em mãos para pegar um trenzinho que leva até a entrada da muralha, em frente aos portões de Tulum. Antigamente, Tulum era chamada de Zamá, que significa cidade da aurora.

Tulum é também uma palavra maia para barreira ou parede, o que se entende facilmente após visitar o sítio arqueológico, pois toda ela encontra-se rodeada de uma grande muralha protetora. Além disso, é a única cidade maia próxima do mar.

Tulum foi a única cidade maia construída na beira do mar
Tulum foi a única cidade maia construída na beira do mar

O começo do tour é com o guia, que nos apresenta e explica um pouco mais sobre Tulum. Depois disso ficamos 1h livres para rodarmos por todo o sítio arqueológico. Aproveitei para ir a praia, ao templo do deus do vento, aos mirantes, a praia de desova de tartarugas e fazer algumas tomadas panorâmicas da antiga cidade.

Atualmente, milhares de turistas visitam as ruínas de Tulum diariamente, sobretudo em excursões organizadas. Tulum é o terceiro sítio arqueológico do México mais visitado atrás de Teotihuacan e Chichén Itzá e à frente de Monte Albán.

Visitando a Zona Arqueológica de Tulum
Visitando a Zona Arqueológica de Tulum

NÃO CURTI – Na volta para a van vi um cara segurando um filhote de leão para que turistas tirassem fotos com ele. Fiquei com tanta raiva daquilo que saquei a câmera e fiz foto dele de longe. Por favor, não aceitem esse tipo de coisa. É uma judiação com o bichinho.

2ª atração – Tirolesa

As próximas atrações acontecem todas no campo base da Aventuras Mayas, em uma área verde bastante preservada. A tirolesa foi a segunda atração do passeio. Chegando lá fomos apresentados aos equipamentos e como funcionam as técnicas de segurança (processo repetido 3x). São 3 tirolesas por cima da selva.

No circuito de tirolesas da Aventuras Mayas
No circuito de tirolesas da Aventuras Mayas
De braços abertos na tirolesa
De braços abertos na tirolesa

Vale a pena experimente a emoção de voar sobre as copas das árvores nesse espetacular passeio de tirolesa. A última tirolesa termina próximo a torre onde acontece o rapel.

3ª atração – Rapel

Acabada a tirolesa, chegou a hora de testar nossa tenacidade na plataforma de rapel com 60 pés (aprox. 20 metros) em plena selva maia. Confesso que o mais difícil foi subir a torre, pois pra baixo todo santo ajuda.

Dá pra fazer o rapel junto com os amigos
Dá pra fazer o rapel junto com os amigos
Rapel no campo de aventuras em plena selva maia
Rapel no campo de aventuras em plena selva maia

O rapel é super seguro, com 2 cordas de segurança e 2 backups, além do seu próprio material onde você controla a velocidade da sua descida. Foi super gostoso e eu acabei subindo e descendo 3 vezes.

4ª atração – Cenote Estrela

Ainda sentindo a adrenalina do rapel, tiramos todo o equipamento e ganhamos novos: colete, nadadeiras e óculos de mergulho. Era chegada a hora da quarta atração do dia. A flutuação nas águas do Cenote Estrela, que ganha esse nome pelo formato estrelar que tem, com 5 pontas.

Foi meu primeiro contato com um cenote na vida e amei! Apesar do ambiente escuro, existem partes com iluminação artificial que deixam o ambiente ainda mais bonito e intrigante. A todo o momento o guia permanece junto conosco, mas não fica em cima. Muito pelo contrário, nos deixa totalmente a vontade para explorar a caverna alagada.

Mergulho de snorkel no Cenote Estrela
Mergulho de snorkel no Cenote Estrela

A água é muito cristalina! Em alguns momentos é possível ver alguns peixinhos. Depois acabei descobrindo que são cegos, por causa da falta de luz, e usam seus “bigodes” para “sentir” os movimentos e presenças.

Amei fazer snorkel no Cenote Estrela. Nele corre um rio subterrâneo com águas cristalinas e formações rochosas ainda em formação. É preciso ter muito cuidado com as estalactites, estalagmites, colunas e pedras. É um ambiente muito delicado.

5ª atração – Almoço mexicano

Depois de tanta atividade, é óbvio que estávamos morrendo de fome! Inclusive, deixo aqui uma dica muito importante: tenha contigo alguma barrinha de cereal, fruta ou sanduíche, pois o horário de almoço do tour é bem tarde.

Não sei se foi a fome, mas a comida servida no restaurante cercada pelos sons da natureza caiu muito bem. Haviam pratos internacionais, mas o forte mesmo era a gastronomia mexicana (que eu amo).

Almoço mexicano no restaurante do Aventuras Mayas
Almoço mexicano no restaurante do Aventuras Mayas

No final, você pode comprar um CD de fotos que eles tiram em alguns passeios.

Veja também:

Não deixe de fazer também o tour para Chichén Itza

Conheça os parques: Xcaret, Xel-Há e Xplor

Qual o melhor lugar para se hospedar?

Assistam o vídeo abaixo que eles produziram para divulgar esse passeio. É mto bacana.

Acabadas as atividades era hora de voltar pro hotel. Novamente voltamos para a base da Aventuras Mayas em Playa del Carmen para as vãs nos deixarem “em casa”.

LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

Algumas empresas vendem Tulum associado com o Xel-Há, mas eu acho pouco tempo para curtir o parque. Gostei desse dia XTREME pois mescla bastante as atrações disponíveis na Riviera Maya.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. Conheci esta cidade de Playa del Carmen e sem dúvida é paradisíaca. As praias cristalinas desta região do México caribenha encanta qualquer um. Graças ao meu intercâmbio no México que por detsino e sorte conheci Playa del Carmen. No meu intercâmbio eu tomei um curso de espanhol em Playa de Carmen e foi uma experiência marcante em minha vida. Vale a pena fazer um intercâmbio nesta região do Caribe.

    • Oi Amanda, vc está certa! Acho errado o cara com o filhote de leão, assim como o famoso nado com golfinhos. Mas vamos concordar que são coisas BEM diferentes. Não estou aqui para defender o uso de animais como atrações, mas percebo MUITAS diferenças entre os golfinhos (de uma enorme empresa privada, que tem tratadores, equipe especializada, comida farta, cuidados médicos, etc) e o leão do pobre homem de rua cobrando $5 dolares para fotos. Nenhum dos dois estão certos! Mas há diferenças bruscas entre ambos, concorda? Mto obrigado por seu comentário e entendo completamente o seu ponto de vista. A propósito, não fiz nado com golfinhos por lá. 😉

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here