Sejam as pirâmides do Egito, as ruínas de Machu Picchu ou os templos Maias, conhecer um pouco mais das civilizações antigas sempre esteve nos meus planos de viagem. E finalmente chegou o dia de eu conhecer uma delas: Chichén Itzá, em um tour de luxo saindo de Cancun. Enquanto isso, as outras ainda continuam na lista de futuras viagens, rsrs.

Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México. Além de “Patrimônio Mundial da Unesco”, a cidade mais também foi eleita recentemente como uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo“. O que atiçou ainda mais a curiosidade de todos em conhecê-la bem de perto.

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

A impressionante Chichén Itza
A impressionante Chichén Itza

Como ir para Chichén Itzá

Eu estava hospedado no ME Cancun by Meliá, na zona hoteleira de Cancun, e como não tive muito tempo de organizar essa viagem acabei optando por contratar um tour privado pra me levar até lá, pois já tinha lido que não valia a pena ir sozinho de carro. Os custos de aluguel de carro em Cancun e gasolina não valeriam a pena estando sozinho. Foi aí que optei por comprar o tour “Chichén Deluxe” que estavam nos panfletos no hotel e não me arrependi. Sei até que paguei mais caro por isso, mas foi muito pouco. Tem várias vantagens e desvantagens que contarei no decorrer do texto.

O tour de luxo para Chichén Itzá da Cancún Passion inclui ônibus leito com ar condicionado (isso faz a diferença), guias bilíngues, entradas para a zona arqueológica e para o cenote, café da manhã, lanche e bebidas a bordo (água, tequila, suco, vinho e cerveja), guarda-chuva (se você desejar), almoço em restaurante típico (sem bebidas inclusas), além de toalhas geladas aromatizadas na volta dos passeios. Veja aqui como fazer sua reserva.

Feliz da vida aos pés de Kukulcán em Chichén Itza
Feliz da vida aos pés de Kukulcán em Chichén Itza

Como funciona o tour Chichén Deluxe

Logo cedo uma van passou no hotel pra me pegar e levar até o ponto de encontro dos ônibus do passeio. O pacote de luxo para Chichén Itza inclui também um café da manhã simples no ônibus, mas eu preferi comer algo rápido no hotel antes de sair, só pra garantir. Acabou que nem precisava, pois o café da manhã do tour até que foi bom. Tinha sucos, pães e frutas a vontade.

Durante o percurso até a cidade maia os guias locais vão dando várias informações em espanhol, inglês e “portunhol”. Eles passam alguns artefatos de mão em mão, contam como funciona o calendário maia e ali mesmo já tentam vender alguns artigos personalizados, tal como uma placa com seu nome escrito em maia.

Veja uma Photo360 do pátio principal de Chichén Itza com a famosa Kukulcán

As serpentes da Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itza
As serpentes da Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itza

A primeira parada é direto em Chichén Itzá. Ao descer do ônibus recebemos uma garrafinha d’água e as instruções de permanecermos juntos. A partir daí os grupos se dividem em 2, os que falam apenas inglês, e os que falam espanhol e português. Enquanto eles distribuem os ingressos e pulseiras, dá tempo de ir ao banheiro e até ver umas coisinhas nas lojas do centro de apoio ao turista. Mas não compre nada aqui, pois é tudo caro.

Iniciamos então o tour para conhecer a tão famosa zona arqueológica e a pirâmide de Chichén Itzá. Ela é a primeira coisa que vemos quando adentramos na área turística. Não tem como não se impressionar, tamanha grandiosidade e resistência ao tempo da estrutura que tem mais de 2 mil anos.

Templo dos Guerreiros em Chichén Itza
Templo dos Guerreiros em Chichén Itza

Vou poupar vocês das informações técnicas sobre Chichén Itzá e focar no passeio em si. O tour gira em torno de 2 horas e é possível percorrer todo o complexo, conhecendo a Pirâmide de Kukulcán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, o Templo dos Guerreiros, o Campo de Jogo de Pelota, o Centro Astrológico, e diversas estruturas que ainda hoje podem ser admiradas.

O nome Chichén-Itzá tem origem maia e significa “pessoas que vivem na beira da água“. Sendo assim, existem vários rios subterrâneos que cortam o local, além de diversos cenotes. Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C. e apenas em 1988 foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco.

Campo de Jogo de Pelota, Chichén Itza - México
Campo de Jogo de Pelota, Chichén Itza – México

Veja uma Photo360 do Campo de Pelota, onde os perdedores eram decapitados

O Templo de Kukulcán é o monumento mais famoso e se encontra no centro de Chichén Itzá. O templo possui uma altura de 30 metros, sendo 26 metros de plataformas somadas aos 4 metros do templo que se encontra no topo. Ele é composto por diversas plataformas quadradas, empilhadas uma a uma, sendo que cada lado de pirâmide possui uma escadaria que leva até o templo localizado em seu topo, cada uma dessas com 91 degraus.

Logo na entrada no templo temos um único degrau, contabilizando no total 365 degraus, representando assim os 365 dias do calendário maia. Sim, o Templo de Kukulcán é um calendário, e é durante os equinócios que a cidade lota para ver o desenho de uma serpente que se forma nas escadas.

No final do século XX o turismo em Chichén Itzá incrementou-se quando acidentalmente os guias descobriram um efeito acústico que ocorre na escadaria NNE da pirâmide. Se uma pessoa aplaude de jeito frontal à escadaria, o som do aplauso causa um eco distorcido, provocando um chio semelhante ao canto de um Quetzal. É praticamente obrigatório aplaudir em frente a Pirâmide de Kukulcán.

Centro Astrológico de Chichén Itza
Centro Astrológico de Chichén Itza

Todo o tour é acompanhado pelo guia, e somente nos 30 minutos finais é que ele te libera para percorrer o que desejar. Não dá muito tempo, pois a área é muito grande. Então eu optei por ouvir menos as informações do guia e concentrar mais em fazer as fotos e vídeos pro blog.

Veja uma Photo360 dessa área de Chichén Itza

Na volta para o ônibus, recebemos mais água e uma toalha gelada para nos refrescar, o que caiu muito bem com o calor que estava fazendo.

Galeria de Fotos de Chichén Itza

Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itza - México
Pirâmide de Kukulcán em Chichén Itza – México

Onde almoçar em Chichén Itza

Nosso almoço foi no Restaurante Pueblo Maya. Já na entrada somos recebidos com uma bebida verde e refrescante de uma planta conhecida como Chaya. Uma delícia. A refeição é toda self-service e a comida é realmente boa. Tinham pratos típicos locais (que eu provei todos) e pratos internacionais para os paladares mais tradicionais. Para sobremesa, frutas e doces típicos.

O restaurante ocupa uma área bem grande, com parquinho para crianças, pequenas atrações e uma loja enorme com preços interessantes (eu não disse barato). Aproveitei para comprar algumas lembrancinhas pois aceitava cartão de crédito.

Restaurante Pueblo Maya
Restaurante Pueblo Maya

Conhecendo o Cenote Ik Kil

A segunda e última atração do dia foi o Cenote Ik Kil, que sediou o Red Bull Cliff Diving, o campeonato mundial de mergulho de penhascos. Aproveitei o máximo que pude no Cenote Ik Kil e ao término do tempo voltei para o ônibus. Novamente fomos recebidos com bebidas a vontade e toalha refrescante. Um luxo!

Veja aqui como foi a visita ao Cenote Ik Kil

Cenote Ik Kil
Cenote Ik Kil

De volta a Cancun

A volta para Cancun foi ainda mais animada. Os guias cantavam e dançavam dentro do ônibus e iam servindo tequila a vontade para todos. Chegamos em Cancun por volta das 7hs, logo após o pôr-do-sol, e os grupos são levados em vans para seus hotéis.

Achei muito válido esse tour de luxo para Chichén Itza da Cancún Passion. Valeu a pena conhecer esse destino tão famoso em todo o mundo. Se você quiser comprar esse tour é só clicar aqui. Chegando no hotel, ainda tive tempo de ir na piscina e curtir um Happy Hour no bar da praia antes de ir pro jantar. Recomendo muito!

Clique aqui para reservar e comprar  esse tour de luxo para Chichén Itza

Explore todos os ângulos e mistérios de Chichén Itza
Explore todos os ângulos e mistérios de Chichén Itza

LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

* Maurício Oliveira viajou ao México a convite da GoPro e teve o apoio de diversas empresas. Todas as opiniões aqui publicadas são baseadas em nossas experiências e não tiveram nenhuma influência dos patrocinadores.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here