Quando eu estava em Cancún postando fotos nas minhas redes sociais, essa foi a pergunta que mais me fizeram: qual o melhor parque em Cancún para ser visitado? Xcaret, Xel-Há ou Xplor? Qual a diferença entre eles? Dá pra fazer os 3 no mesmo dia? É mais perto de Cancun ou de Playa del Carmen? Bom, vou tentar explicar cada um deles baseado na experiência que eu tive. Mas se prepara que o post vai ser longo.

Minha viagem ao México começou para participar de uma competição entre bloggers de todo o mundo, chamada Cancun Challenge, organizada pela GoPro com o apoio da rede Marriott de hotéis e resorts. Tivemos a chance de conhecer cada um dos parques para participar das provas e depois ficávamos um tempinho livre para explorá-los a vontade.

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

Leia também

Onde ficar na Riviera Maya – Cancun, Tulum ou Playa del Carmen?

Pacotes para Xcaret, Xplor e Xel-Há

Foi 1 parque por dia e ainda assim não foi suficiente. Como estávamos hospedados em Cancun, perdíamos quase 2hs para ir e o mesmo pra voltar, todos os dias, pois os 3 parques ficam depois de Playa del Carmen (o Xel-Há fica mais próximo de Tulum).

Xcaret
Xcaret

Um rápido resumo dos melhores parques em Cancun e na Riviera Maya

Xcaret

O Xcaret é um parque eco-arqueológico onde se pode aprender sobre a cultura do México, a flora e fauna da região e realizar diversas atividades de ecoturismo que você não encontrará em nenhum outro lugar. O Xcaret é o precursor da conservação do meio ambiente local e situa-se a 5 minutos de Playa del Carmen. Foi inaugurado em 1995 e é um dos parques mais visitados do estado de Quintana Roo.

O Xcaret possui mais de 40 atrações para todas as idades, ideal para ir com toda a família. Você pode nadar em rios subterrâneos, trilhas para caminhada na selva e explorar cavernas misteriosas. Descubra novas cores de borboletas e os mistérios do fundo do mar no Coral Reef Aquarium. Admire cervos de perto, jaguares, flamingos e pássaros exóticos. A noite você também pode desfrutar da cultura mexicana com danças pré-hispânicas, equitação e da magnífica apresentação de Xcaret México Espetacular, com mais de 300 artistas no palco e uma revoada de araras.

No Xcaret há uma grande variedade de restaurantes para escolher, e para a sua conveniência, têm também áreas de estar, vestiários, chuveiros e banheiros, localizados em diferentes áreas do parque.

Compre aqui seu ingresso pro Xcaret

Xcaret
Xcaret

Xel-Há

O Xel-Há é uma baía de água salgada cujas condições naturais são semelhantes a um grande aquário natural. O parque promove a conservação do meio ambiente e é ideal para a prática de snorkeling, sendo possível observar uma grande variedade de fauna marítima. São horas de snorkeling ilimitado para explorar o quanto quiser da baía.

No Xel-Há no México você vai viver experiências únicas em riachos, lagoas e cenotes no meio de uma paisagem única, uma das mais belas de Cancun e Riviera Maya. Aproveite este paraíso do snorkel com várias atividades divertidas. Descida de tirolesa, pulos de paredes de pedra de 6 metros de altura, e descidas em corredeiras com boias ao longo do rio ou passeio de bicicleta pela selva.

Além disso, o Xel-Há é All Inclusive e você pode deliciar-se com um delicioso café da manhã continental. E, como as atividades de água aumentam o apetite, os bares e restaurantes também fornecem petiscos, almoços e bebidas ilimitadas. E como o equipamento de snorkel também está incluso, a sua única preocupação vai ser se divertir!

Compre aqui ingresso pro Xel-Há

Xel-Há
Xel-Há

Xplor

Viva aventuras sem limites no Xplor, um parque no coração da selva, onde poderá praticar atividades radicais com total segurança. São 7 tirolesas cruzando a selva pelo alto, cortando cachoeiras dentro de cavernas e muito mais. Se preferir também tem passeios na selva em veículos anfíbios, passear por cavernas alagadas ou se aventurar entre antigas formações de estalactites e estalagmites em rios subterrâneos em um rafting com jangadas.

Além disso Xplor oferece um buffet requintado, com opções para todos, de saladas de pizza para aqueles que necessitam de mais energia, tudo All Inclusive. E quando o sol se põe o Xplor torna-se o Xplor Fuego, onde as aventuras noturnas extremas esperam por você. Você pode aproveitar toda a adrenalina das atrações a noite em caminhos e cavernas iluminadas pelo fogo!

Compre aqui seu ingresso pro Xplor

Xplor
Xplor

Perguntas e Respostas

Agora que você já sabe o básico dos 3 parques, vou aproveitar para responder mais detalhadamente a algumas perguntas que nossos leitores deixaram em nosso Instagram durante a viagem. Aproveite e deixe a sua pergunta na caixa de comentários que iremos responder a todas.

Qual o melhor parque para visitar em Cancun? Xcaret, Xel-Há ou Xplor? Os três! O Xcaret tem mais de 40 atrações, muitas delas ligadas a água e incríveis rios subterrâneos. O Xel-Há é bem mais ligado a água, ou seja, facilmente você passará o dia inteiro mergulhando. O Xplor é mais parecido com um parque de aventuras dentro da selva, com atividades em terra, mar e ar.

Só tenho tempo para ir em 1 parque. Qual você recomenda? Se você tiver pouco tempo, o Xcaret é o mais recomendado. É o mais antigo e famoso dos 3 e possui atrações que vão desde cedo até altas horas da noite. Porém é o mais caro.

Qual a diferença entre eles? Todos eles, basicamente, são parques de aventura. A diferença é a quantidade de atrações, se elas estão mais ligadas a água ou não, preços, se incluem equipamentos de mergulho e sistema all inclusive de comida e bebidas.

Dá pra fazer os 3 no mesmo dia? Impossível. O Xcaret então nem pensar. É preciso 2 dias para conhecer todas as atividades do parque. O Xel-Há e o Xplor é possível conhecer em 1 dia cada. Tem agências que vendem passeios “Tulum + Xel-Há”, mas eu acho pouco tempo para curtir o parque como ele merece.

É mais perto de Cancun ou de Playa del Carmen? Os 3 parques ficam entre Tulum e Playa del Carmen. De Cancun pra lá gasta-se mais de 1h de carro, podendo chegar a 2hs se pegar trânsito ou indo de ônibus. Não vale a pena ir de táxi, é muito caro (mais de $100 dólares). O Xcaret e o Xplor ficam próximos de Playa del Carmen e o Xel-Há mais perto de Tulum.

Tem ingresso combo de parques? Sim. E vale a pena. Você pode conhecer os 3 parques comprando um único ticket que dá ótimos descontos. Ou fazer um mix de 2 parques da sua escolha. Compre aqui os ingressos antecipados para os parques.

Tem vídeo? Tem sim senhor!

Enviem suas perguntas!

Agora é com vocês! Usem a caixa de comentários para deixar mais dicas, dar sua opinião sobre quais dos parques vocês mais gostam e fazer perguntas, é claro. Queremos saber a sua opinião sobre qual o melhor parque em Cancún e Riviera Maya.

LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

* Maurício Oliveira viajou ao México a convite da GoPro e teve o apoio de diversas empresas. Todas as opiniões aqui publicadas são baseadas em nossas experiências e não tiveram nenhuma influência dos patrocinadores.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

26 Comentário

  1. Olá!!!
    Estou indo com meu namorado em março à Cancun!
    Temos 28 anos e adoramos experiências únicas!!!
    Temos apenas 2 dias reservado aos parques!
    Quais parques vc escolheria dos três??

    Obrigada!

    • Oi Larissa, em muitos casos sai mais barato o carro alugado em Cancún. Um amigo me falou que ganhou 50% de desconto numa agência apresentando o cartão de crédito que comprou as passagens aéreas. Vale a pena pesquisar se seu cartão oferece isso tb. Ainda assim, é bem barato pra alugar carro por lá. Fora que você tem muito mais liberdade, né? Ahhhh, vale pesquisar tb se seu hotel oferece estacionamento gratuito! Não esqueça de ver isso antes de ir. Bjs 😉

  2. Eu e meu namorado vamos em Julho, e vamos escolher 2 parques.
    1 deles já está decidido: Xcarte e o outro queremos escolher um parque que tenha opção de entrada mais tarde porque a noite anterior será na Cocobongo e não teremos pique de acordar cedo. Então,estamos em dúvida entre Xplor Fuego de 15h as 23h ou o Xsenses ( saída do hotel as 11h). O que você recomendaria?

  3. olá, eu vou com com a minha esposa e filhas (7 anos e 12 anos)
    e estou na duvida em qual parque ir.
    Qual você me recomendaria?
    o.b.s- só tenho um dia de parque

  4. boa tarde. estou levando 2 crianças de 10 anos e gostaria de saber , os dois parques xcaret e xel ha tem rios subterrâneos ?
    Algum deles tem cenote?
    Qual deles é melhor para ficar mergulhando com snorkel para ver peixes?

    • Oi Wilian, as crianças e vocês vão adorar os parques! Bom, ambos os parques tem muitas áreas para mergulhar de snorkel e ver peixes. Os rios estão presentes tb. Nenhum deles tem cenote. Os cenotes são separados e normalmente são visitados com outras agências. Boa viagem.

  5. Olá amigo, estarei indo na minha lua de mel e fazemos mais o tipo radical, recomendaria o Xplor?
    Aproveitando, você fez mergulho com cilindro em algum lugar?

    • Simmmmmmmmm! Se vocês curtem algo mais radical, o Xplor é bem bacana! O circuito de tirolesas é iradooooooo! Não fiz mergulho com cilindro em nenhum dos parques. Se for pra fazer, recomendo em mar aberto, por exemplo, em Isla Mujeres (no MUSA – Museu Subaquático) ou Cozumel. Verá muita vida marinha.

  6. Boa tarde Maurício.
    Estou indo agora em março e gostaria de saber se na sua opinião vale alugar um carro.
    Vou ficar hospedada os 7 primeiros dias em Playa del Carmen para ir aos parques, e depois vamos para Cancún.
    Por ser época de Spring Break ouvi falar que os policiais se aproveitam para extorquir estrangeiros.
    Em qual época você foi?
    Acha válido o aluguel de um veículo?

    Muito obrigada.
    Joana

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here