O Morro de São Paulo tem quatro praias, uma ao lado da outra. Todas têm águas transparentes e piscinas naturais. O cenário visto de seus mirantes remete ao paraíso, e há quem diga possuir semelhanças com as ilhas caribenhas e da Indonésia. As semelhanças, entretanto, terminam por aí.

Chamadas pela ordem numérica, as praias guardam características únicas. Resumidamente falando, a Primeira Praia, por exemplo, é a dos surfistas, que lá encontram boas ondas e barracas de nativos. Já a Segunda reúne agito, pousadas transadas e quiosques animados 24hs por dia. A Terceira tem bancos de corais perfeitos para o mergulho, enquanto a Quarta é enorme, praticamente deserta e indicada para quem quer se desconectar do mundo por completo.

Várias pessoas me perguntam sempre sobre a quantidade ideal de dias para curtir o Morro de São Paulo, dicas de onde comer, o que fazer, onde ficar, os melhores passeios, como chegar, quando ir, etc… Vou tentar resumir um pouco de tudo isso aqui nesse post com dicas rápidas e práticas.

[checklist]

[/checklist]

Vista do Mirante em Morro de São Paulo
Vista do Mirante em Morro de São Paulo

O Vilarejo do Morro

A chegada – É paixão a primeira vista. Assim que você avista o “Morro” e o Farol você já sabe os dias incríveis que estão por vir. Caminhe pela ponte, passe pelo portal histórico, pague a taxa da ilha (é baratinho), suba a ladeira e você chegará ate a vila onde todo o burburinho noturno acontece.

A vila – São dezenas de lojas, restaurantes, albergues, pousadas e hotéis espalhados por lá. Os preços das refeições são mais convidativos e tem até mercadinho para quem quiser fazer sua própria comida. Recentemente passou por muitas reformas e foi totalmente calçada desde a praça principal – que agora também possui um mini palco para shows – até a Primeira Praia.

A praça principal é onde tudo acontece a noite
A praça principal é onde tudo acontece a noite

As Quatro Praias do Morro

Primeira Praia – Mais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros de areias brancas e soltas e é repleta de casas de veraneio e pousadas. A maioria das barracas é de famílias de nativos que servem petiscos típicos como sarapatel, caldo de sururu e mocotó – mas se você não for baiano, é bom providenciar um chá de boldo ou de broto de goiaba antes de se arriscar com os quitutes. Única praia de Morro com ondas atrai adeptos do surf, especialmente nos meses de inverno. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Primeira Praia do Morro de São Paulo.

Segunda Praia – As pousadas charmosas e os diversos quiosques com música fazem da Segunda praia a mais concorrida de Morro. Com 400 metros de extensão e a dez minutos a pé do centro da vila, tem águas muito claras e atrai banhistas em geral, além das turmas do vôlei, do futevôlei, do frescobol e da capoeira. O agito continua à noite, quando se transforma em cenário de luaus e festas que duram até o sol raiar. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Segunda Praia do Morro de São Paulo.

Terceira Praia – Separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade, a Terceira é um dos melhores pontos para a prática do mergulho em Morro. Nos arredores da Ilha de Caitá, que fica em frente à praia, há bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas. Com um quilômetro de extensão, abriga barracas e pousadas. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Terceira Praia do Morro de São Paulo.

Quarta Praia – Perfeita para quem procura sossego, a Quarta Praia é a mais extensa de Morro, com dois quilômetros. Pouco frequentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. Fica a 20 minutos a pé do centro da vila e vai ficando vez mais deserta à medida que se distancia das outras. Pesquise preços de pousadas e hotéis na Quarta Praia do Morro de São Paulo.

A Tirolesa do Morro
A Tirolesa do Morro
Banana Boat na 1ª Praia
Banana Boat na 1ª Praia
Passeio no Navio Pirata
Passeio no Navio Pirata

Piscinas Naturais do Forte
Piscinas Naturais do Forte

As Atrações

Estão preparados para não parar nem 1 minuto? Esse destino tem atrações para todos os gostos, bolsos e públicos. Você pode optar por simplesmente ficar largado na praia curtindo o sol, a brisa, tomando uma água de coco (ou cerveja) gelada, e apreciando o visual. Ou então seguir algumas das minhas dicas:

– Praticar surf na Primeira Praia
Descer de Tirolesa do Farol até a Primeira Praia
– Fazer a trilha e conhecer o Forte do Tapirandu
– Andar de caiaque/duck e depois mergulhar na praia do Forte
– Praticar mergulho de snorkel em qualquer lugar
– Praticar mergulho de cilindro em mais de 20 points
– Fazer a volta a ilha de lancha, conhecer Boipeba e as piscinas naturais de Moreré
– Andar (e cair muito) de Banana-Boat da Primeira até a Terceira praia
– Sobrevoar a ilha de helicóptero, avião ou parapente
– Fazer a trilha até o Farol e apreciar o pôr-do-sol dos mirantes
– Aprender sobre a história da ilha em um rápido city-tour
– Visitar a resistente Igreja da Nossa Senhora da Luz
– Tomar um banho de água doce na Fonte Grande construída em 1746
– Caminhar pela praia na maré baixa até a Gamboa
Tomar banho de argila medicinal na Gamboa
– Curtir as baladas nas super boates da ilha
Curtir os luaus na Segunda Praia
– Aprender a jogar capoeira com os profissionais
– Praticar esportes náuticos a vela na Gamboa
– Andar de jet ski, wakeboard ou ski aquático na Gamboa
– Aventurar-se de quadriciclo na Gamboa
– Praticar kitesurf na Quarta Praia ou na Ponta do Curral
– Pescar de lancha em alto mar
– Apreciar as Baleias Jubarte que visitam a ilha de Julho a Outubro
– Ir de trator ou bugue até Garapuá
– Andar a cavalo na Quarta Praia ou pelo coqueiral

A Ilha da Saudade e a Terceira Praia - Morro de São Paulo
A Ilha da Saudade e a Terceira Praia – Morro de São Paulo
A maré cheia deixa a Segunda Praia ainda mais bonita - Morro de São Paulo
A maré cheia deixa a Segunda Praia ainda mais bonita – Morro de São Paulo

Quanto tempo ficar no Morro

Esse é o maior problema. Cada um que visita o Morro de São Paulo pode fazer os passeios no seu próprio ritmo, ou ir planejando uma coisa e fazer várias outras. É complicado montar esse roteiro devido a grande quantidade de atrações que ele possui. Segue então meu roteiro básico de 3 dias cheios na ilha:

1º DIA 2º DIA 3º DIA
– Conhecer o Forte
– Subir até o Farol
– Descer de Tirolesa
– Almoçar na praia
– Mergulhar de snorkel
– Curtir a praia
– Pôr-do-sol na praia
– Aproveitar a noite
– Fazer a volta a ilha, conhecer Boipeba e as piscinas naturais de Moreré (esse é um passeio de 1 dia todo)
– Assistir o pôr-do-sol do mirante no Farol
– Curtir o luau na praia
– Andar até a Gamboa
– Tomar banho de argila
– Praticar esportes náuticos
– Almoçar por lá
– Voltar pro Morro de barco
– Mergulhar no Forte
– Assistir o pôr-do-sol do Forte
– Aproveitar a última noite

 

Uma dica: prove as “caipifrutas” que são feitas com diversas frutas tropicais e as batidas típicas, como o famoso “capeta”. Mas modere, pois poderá ficar com ressaca no dia seguinte!

De resto, meus caros amigos, é só se divertir e voltar pra nos contar como foi a sua viagem.

Dicas de Hospedagem na Região

[checklist]

[/checklist]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

49 Comentário

  1. O Morro de Sao Paulo realmente parece o paraiso. Penso em ficar apenas 3 dias lá, mas ja vi que nao conseguirei ver nem a metade das coisas que a ilha oferece.. Já tenho certeza que voltarei pra lá, sem mesmo ter ido a primeira vez. Ja me apaixonei.. rs

  2. ralmente o morro de sao paulo deve ser muito bonito mesmo
    de kara da pra ver q vou gostar mesmo pena q sao apenas 3 dias bem q poderia ser 3 semanas…!!!!

  3. Oi, Maurício! Aqui é a @Line_23 🙂 Gostei DEMAIS dessas dicas. Você foi muito bem nos detalhes e vai me ajudar muito. Sei que a época não é tão quente, mas quero comemorar meu aniversário (31/0/8) fazendo o que mais gosto: viajar.

    Eu chego em Salvador dia 28/08, às 11h e já vou direto para Morro de São Paulo. Meus planos é ficar dia 29,30 e 31 e ir para Salvador dia 01/09 no primeiro catamarã. Como não conheço Salvador, ficarei lá metade do dia 01 e também os dias 02 e 03 de setembro.

    Eu e meu namorado gostamos de agito e, pelo visto, o melhor local para ficar será a Segunda Praia, que pelo o que já li dá pra ir andando até a Terceira Praia. Você tem algum hotel/pousada bacana para indicar? Só não queremos ficar em hostel…

    Ah, sobre este passeio para Gamboa, além do banho de lama, tem como ficar em alguma praia? Pergunto isto porque já fiz banho de lama duas vezes e não enho o interesse em fazer de novo. Li que você indicou este passeio a pé? É muito longe e dá ´pra fazer tranquilo duas pessoas? Meu namorado tem pavor de lagarto rs e falar em trilha com ele complica. Ele até vai por minha causa, mas ele não gosta. Há embarcações que também fazem, da Terceira Praia, né..

    Acho que já escrevi muito rs. Vou tirando as dúvidas por etapas 🙂 Muito obrigada e parabéns pelo site!!!

    • Oi Aline,

      Escrevi esse post pensando exatamente em ser um opção de 3 dias cheios no Morro de São Paulo. Com certeza esse seu aniversário por lá será inesquecivel. Vou tentar responder suas duvidas e se tiver outras é so falar.

      Não sei se você ja viu no mapa, mas a primeira e a segunda praia são bem pequenas, o que facilita demais a locomoção entre elas. Se eu puder sugerir, eu ficaria hospedado na primeira praia (mais barato) ou na terceira (mais cara). Por mais agito que você goste, a segunda praia “não dorme”, porém nunca fiquei hospedado por lá para saber se o isolamento acústico das pousadas e hotéis são suficientes para garantir uma boa noite de sono.

      Já fiquei hospedado na Pousada Morena, que fica em uma área perfeita na primeira praia. Os quartos são otimos, preços justos, café da manhã delicioso e bem na frente do mar. Que tal?

      Sobre o passeio da Gamboa, ela inteira é uma praia linda. Com águas mais calmas, claras, e perfeitas para esportes nauticos a vela. O passeio deve ser feito durante a maré baixa, pois quando a maré sobe é impossível passar por alguns trechos. Você tem a opção de fazer esse percurso de barco tb. É so pegar na ponte. Eu só nao me lembro o valor agora, mas é baratinho. E fique tranquila q nao tem lagartos na praia, ehhehehe.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é so falar.
      Abração.

  4. Oi, Maurício! Acabou que reservamos o Hotel Portaló. Já li excelentes indicações de lá e, por enquanto, estou gostando do tratamento por e-mail. Estão sendo muito cordiais! Até perguntaram o que quero de especial no café da manhã no dio do meu aniversário. 🙂

    Muito obrigada por suas dicas e parabéns pelo blog! Te acompanho no Twitter e estou sempre lendo seus posts!

  5. Mauricio, primeiro quero dizer que suas informações foram ótimas, estou louca pra chegar lá. Gostaria de saber qual a forma mais econômica para ir de Salvador até o Morro. Quanto gasto em média?
    Obrigada!

    • Oi Iris, de Salvador você pode pegar um ferryboat até Itaparica e de lá um ônibus para Valença. Chegando lá, basta pegar uma lancha rápida para o Morro de São Paulo. Não tenho os valores atualizados, mas acho que você não gasta nem 50 reais nesse translado. É super tranquilo e fácil.

      Existe uma outra opção saindo de Salvador direto para o Morro. São os catamarãs. Acho que custa uns 20 reais a mais, porém você ganha no tempo (se você tiver medo de mar aberto, prefira o primeiro roteiro que eu sugeri acima, hehehe).

  6. Olá, estou pensando em conhecer Morro em Abril, nas minhas ferias… Porém, vou sozinha… Será que é uma boa opção? Obrigada…

    • Oi Natasha, sim, eu não vejo problemas em você viajar sozinha para o Morro. O local é tranquilo. Mas é claro que como em qualquer lugar do mundo, é preciso manter-se sempre atenta. Siga todas as “regrinhas básicas de viagem solo” e aproveite bastante. O Morro é fantástico. Você vai adorar.

  7. Caro Maurício, Tudo bem? Seu post sobre o Morro está ótimo!!!Como sou de ssa, vou sempre lá, ainda mais que nossa familia tem uma casa na vila. Adorei as dicas, tudo explicadinho para quem busca um pouco de aventura e sossego! Eu gosto mesmo é de ficar numa pousada gostosa entre a terceira e quarta praias, curtir aquele mar calmo maravilhoso, comer, comer, comer e relaxar!!! Tmb adorei seu post sobre a cachoeira Pancada Grande!

    abraços, Priscila

  8. Mauuuu adorei esse post e ele será valioso para mim. Não vejo a hora de chegar em Morro! Valeu pelas infos!
    Beijooos

  9. […] shell island | LINK 104. @aventureiros | dicas de roteiro de 3 dias em morro de são paulo | LINK 105. @aventureiros | prainha grumari e abricó as praias selvagens do rio | LINK 106. […]

  10. OLá Mauricio,Estarei chegando no dia 09/04/2014…Tá perto..rsrs..ansiosa.
    Vamos ficar na Vila,Pousada tia Glória,pelo site parece simples mas limpa e agradável( e dentro do nosso orçamento).Gostaria de umas dicas para conhecer o melhor do morro em 3 dias.
    Estamos preocupadas com o tempo nessa época,chove muito???
    obrigada,Cristina

  11. Eu ja fui e realmente compensa muito, ficar 3 dias é pouco, vc se apaixona, e não pensar em voltar embora, fiz várias coisas da sua lista de sugestão, mas vou querer voltar w ficar mais, e como sou do tipo, não caso, quero liberdade, vou conhecendo um lugar atras do outro, e posso falar, esse morro são paulo é viciante e fascinante, um lugar que recomendo a todos, tem tudo.

  12. Não sei se foi pq me falaram muito de morro e criei muita expectativa, mas me decepcionei, não que seja um lugar ruim, muito pelo contrário, muito bonito, mas mil vezes itacaré.
    Ah, a trilha da Gamboa é Imperdível, mas tem q ser na maré baixa..

    • Oi Flávio, são belezas e destinos completamente diferentes. Itacaré usa-se carro pra quase tudo, tem mais de 20 praias, cachoeiras, rios… o Morro de São Paulo tem a parte histórica, a fortaleza, o farol, os morros, golfinhos, baleias… acho q a comparação seria melhor com Fernando de Noronha, hehehehe… mas sou apaixonado pelos dois, então seria difícil dizer qual o melhor. Obrigado por seu comentário 😉

  13. Olá Maurício!! Estou indo para morro de SP em Júlio e estava querendo ficar ou na pousada morena ou na Xerife. Você poderia me indicar a melhor? Mais uma dúvida: Terei 4 dias livres para aproveitar a viagem, mas pensei em ficar apenas 3 dias no morro e 1 dia na Praia do Forte. Que seria o 1° dia. O que você me diz? Vale a pena essa passada rápida na PF? Ou seria melhor ir somente para o Morro? Obrigada.

    • Oi Kátia, eu não conheço a do Xerife. Já fiquei na Morena e gostei bastante. Fizemos até um review aqui no blog. Veja neste link algumas opções de pousadas para você ficar no Morro – http://www.trilhaseaventuras.com.br/blog/2014/04/diario-de-bordo-da-suptripbahia-2014/

      Quanto a Praia do Forte, eu deixa para conhecer em outra oportunidade. O deslocamento de lá pro Morro de SP é meio demorado. Você vai levar praticamente 1 dia inteiro (estrada, ferryboat, lancha), ou indo de catamarã (algumas horas). A não ser que você vá de avião. Tem que ver direitinho esse seu roteiro para não perder mto tempo se deslocando. Eu ficaria os 4 dias no Morro! 😀

  14. Oi Maurício, estive recentemente em Morro. Fiquei uma semana e ñ foi suficiente porque tudo lá é fantástico. Fiquei hospeda na Vila junto aos nativos. Foi ótimo estar com eles. Meu vôo da capital mineira até Valença foi super tranquilo. Com um cenário deslumbrante é impossível não se apaixonar por esta Ilha. Como você disse preços para todos os bolsos e atividade para todos os gostos. Praia do Encanto dispensa comentários. A prainha do Forte pequena e com águas mornas é um convite ao refazimento das energias. E tem muito, muito mais. Pretendo voltar pelas amizades que fiz e por amar e respeitar a Natureza. Enfim, o estado da Bahia é só alegria!

  15. amigo mauricio, me ajuda, quero viajar para bahia em dezembro, pretendo fazer o roteiro Morro de SP e depois Itacaré, ficar uns 4 ou 5 dias em cada lugar, vc acha interessante esse roteiro? se puder me dar umas dicas de como ir e hoteis e passeios de Itacaré, agradeço também.
    obrigado

  16. Boa noite !!!
    Gostei muito das dicas, quero saber se encontro com facilidade o chá de boldo ou de broto de goiaba em morro de são paulo . Obrigado

  17. Olá Maurício,
    Eu e meu namorado vamos pra morro em outubro, vamos comemorar um ano de namoro lá, iremos chegar em morro no dia 19 já a tarde e voltamos pra salvador no dia 23 pela manhã pra poder conhecer um pouco que tbm não conhecemos, ou seja ficaremos 3 dias em morro, eu fiz um roteiro e gostaria que vc me dissesse se está bom ou se deveria mudar algo.

    VQuarta 19/10 à noite:
    Ir ao Teatro:
    Todas as quartas-feiras tem teatro no Morro de São Paulo. Para chegar até o teatro são cerca de 200 degraus e mais uma pequena caminhada. A partir das 21h artistas se apresentam, desertam poesias e mostram seus dons musicais. Da meia noite em diante começa a festa que vai até o dia amanhecer. Muita gente bonita, alegre em meio a um espaço cercado da bela natureza de Morro de São Paulo. Conhecer o Teatro do Morro é outra dica que você não pode deixar de fora em sua estada na ilha

    Quinta 20/10:
    Mergulho:
    As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho, seja este autônomo (com equipamentos) ou livre (apenas com máscara e snorkel). A dica para o mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver baixa ou nos arredores dos arrecifes. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro. Outros pontos de Mergulho em Morro de São Paulo são os Paredões da Gamboa, os recife do Forte e os recifes de Itatimirim (situados a 20 minutos de navegação da Primeira Praia). Você vai se maravilhar com a beleza da vida marinha nestes pontos. Dentre as espécies marinhas estão cardumes de sardinhas, lagostas, polvos, peixe morcego e camarão palhaço.

    Caminhada até Gamboa:
    Se a maré estiver baixa você poderá fazer uma caminhada do cais do Morro de São Paulo até a Gamboa, passando pelas praias do Porto de Cima e da Ponta da Pedra. Antes de chegar na Gamboa está a encosta de argila, parada obrigatória para passar a argila por todo o corpo, que segundo dizem o.s moradores tem função esfoliante. A caminhada é agradável e pode durar cerca de 25 minutos até a Gamboa. É uma ótima opção para passar o dia, uma vez que estas praias são bastante tranqüilas e com pouco movimento. As águas são claras e a paisagem com trechos preservados da Mata Atlântica é paradisíaca. Sem falar da para da Gamboa, com sua larga faixa de areia e águas profundas. Ótima para tomar refrescantes banhos. Na beira da praia existem várias barracas que servem todas as delícias típicas.

    Quinta 20/10 à noite:
    Festas:
    Para aqueles que gostam de luau a beira mar ou de badaladas casas noturnas, Morro de São Paulo tem festas a noite toda e todas as noites. Com paisagens e praias paradisíacas para que suas noites sejam inesquecíveis. Morro de São Paulo é o lugar certo para os baladeiros: as festas estão espalhadas pelas praias, casas noturnas e barzinhos. Geralmente as festas em Morro de São Paulo obedecem um calendário: as segundas e quintas-feiras são os dias do Luau; as quartas tem Teatro do Morro; sextas e sábados as festas se dividem pelas casas noturnas (Pulsar, Toca, Six Club e às vezes no Funny). Já os domingos tem o samba e o pagode da Ponta da Ilha. Enfim, Morro de São Paulo é também sinônimo de festa e baladas!

    sexta 21/10:
    Tiroleza:
    Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante e a maior tirolesa dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. Conhecer o mirante vale tanto para os que desejam pular, quanto para aqueles que preferem apenas olhar um dos mais belos visuais da ilha. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade – um dos cartões postais de Morro de São Paulo. Para quem curte adrenalina e tiver coragem, a dica está dada: Tiroleza de Morro de São Paulo. Você não vai esquecer esta emoção!
    Piscinas Naturais:
    As praias de águas cristalinas , areia branca e cercadas por um imenso coqueiral estão cercadas por grandes barreiras de recifes. Quando a maré está baixa se formam piscinas naturais pelos arredores dos arrecifes. Estas piscinas são os locais ideais para banhistas de qualquer idade. Além de poder ver os peixes que ali ficam também é um lugar maravilhoso para banhar crianças pequenas e bebês. Uma ótima dica para relaxar nas belas paisagens das praias de Morro de São Paulo. Uma destas praias que possui belas piscinas naturais é a Quarta Praia.

    sexta 21/10 à noite:
    Pôr do sol no Forte:
    O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. Devido Morro de São Paulo ter uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha. Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas. Para renovar as energias, antes de partir para as agitadas Festas do Morro, vale conferir o final do dia no Forte. Outro local com um espaço especial e que propícia um belíssimo pôr do sol é o Chill-Out Bar Toca do Morcego. Um lounge bar que oferece um ambiente descontraído e ótimo para curtir o fim da tarde. Dentre as atrações estão bebidas, petiscos e uma excelente música ao vivo.

    Sábado 22/10:
    Passeio Volta a Ilha:
    Constando a ilha onde está Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas de Garapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranqüilas no meio do mar onde mergulhar com snorkel permite observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba com uma caminhada opcional até Velha Boipeba e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú – a 2ª cidade do Brasil -, onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico que ainda existe.
    Um dos passeios mais requisitados e conhecidos de Morro de São Paulo. Um verdadeiro tour pelo arquipélago. O passeio parte de Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas deGarapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranqüilas no meio do mar . Perfeitas para mergulhar com snorkel e observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba, onde está Seu Guido com suas deliciosas lagostas. A partir de Cueira há uma caminhada opcional ou pode seguir de lancha até a praia da Boca da Barra (em Velha Boipeba) e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú , considerada a segunda cidade do Brasil , onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico de Santo Antônio. Este passeio é uma dica imprescindível para se ter uma visão geral do arquipélago e conferir as mais belas paisagens de Tinharé.

    Conhecer a História:
    Mas não são somente as belas praias as únicas atrações de Morro de São Paulo. A ilha guarda outros pontos turísticos que retratam também sua importância histórica. Poucos sabem, mas Morro de São Paulo tem parte na história do Brasil. O distrito faz parte do município Cairú , a segunda cidade mais antiga do Brasil. A Fortaleza de Tapirandu e o Pórtico foram construídos no século 17 para evitar invasões holandesas. Além do Forte, a ilha preserva outros importantes monumentos históricos que retratam o passado heróico: a Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1620;. a Fonte Grande, considerado exemplo de abastecimento de água da época; o Farol e o Casarão, construído em 1608 e uma das moradias mais antigas da ilha que já hospedou personagens ilustres da História do Brasil, como o imperador D. Pedro II. Visitar estes pontos turísticos é também aprender um pouco sobre a história do Brasil.

    Feira de Artesanato:
    A vila à noite não seria a mesma sem a Feirinha de Artesanato. Todas as noites a partir das 18h na Praça Aureliano Lima, situada na vila do povoado tem exposição de artesanato. Várias barraquinhas cercam a praça com seus produtos típicos: são objetos de decoração, vestuário em geral, bijuterias, artigos de prata e outros itens. A feirinha de artesanato é um charme e vale à pena ir dar uma olhada no trabalho desses artistas. Sem falar que é a chance de você adquirir aquela lembrancinha de Morro de São Paulo

    Lembrando que eu fiz este roteiro baseada nas informações que vi em sites, não conhecemos nada em Morro, estamos ansiosos por nossa viagem.

    Obrigada desde já pela ajuda.
    Bmus

  18. Ainda não fui em nenhum lugar mais bacana que esse no verão. Voc6e não para nunca. Atividade e burburinhos o tempo todo. Amei.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here