O Jalapão possui paisagens cinematográficas, repleta de cachoeiras com piscinas naturais verde-esmeralda, rios de água potável, fervedouros, veredas, dunas de areias avermelhadas em meio à vegetação do cerrado coberta por um tapete de Capim Dourado e cercada de chapadões por todos os lados. É, sem dúvida, um cenário perfeito para o turismo de aventura que os Adventure Bloggers buscam para suas viagens.

De 20 a 26 de setembro fomos viver essa grande experiência em uma turma de 10 blogueiros de turismo para provar de uma vez por todas que no Jalapão não tem sushi e nem é o paraíso dos eletrônicos (Jalapão não é Japão, minha gente! É JA-LA-PÃO). Uma grande parcela de brasileiros ainda desconhece esse destino fantástico bem no coração do Brasil, no estado do Tocantins.

O Jalapão é um mosaico de áreas de conservação, áreas de preservação ambiental e parque estadual com mais de 34.000 km2. O cenário é um dos mais exuberantes do país, com fauna e flora invejáveis e únicas, onde Guimarães Rosa se inspirou para escrever o romance consagrado Grande Sertão: Veredas.

Vejam o roteiro que fizemos com a Korubo Expedições, empresa parceira que nos apoiou nessa grande aventura, e fiquem a vontade de usar como sugestão de roteiro de viagem para o Jalapão nas suas próximas férias.

O Adventure Bloggers Jalapão teve o apoio da Korubo Expedições
O Adventure Bloggers Jalapão teve o apoio da Korubo Expedições
Um dos mirantes da Serra do Espírito Santo. Libertade total!
Um dos mirantes da Serra do Espírito Santo. Libertade total!

Roteiro de Viagem para o Jalapão

1º Dia – Chegada em Palmas. Transfer para acomodação no hotel. Se chegar cedo, saia para conhecer Palmas e Taquaruçu. Irá se surpreender com os atrativos das cidades.

2º Dia – Saída às 8hs do hotel em Palmas e ida até Ponte Alta com parada para almoço. Trilha para banho no Cânion de Suçuapara. Chegada ao início da noite no Safari Camp da Korubo.

3º DiaCanoagem no Rio Novo saindo da praia do Safari Camp. Almoço no acampamento e descanso. Saída para ver o pôr-do-sol nas dunas do Jalapão.

4º Dia – Salto radical sobre o Rio Novo (opcional), banho no Fervedouro da Glorinha, banho no exclusivo Fervedouro do Soninho (da Korubo) com almoço. Ida para a Cachoeira da Formiga com águas verde esmeralda e parada em Mateiros para compra de artesanato de Capim Dourado.

5º Dia – Manhã livre na Prainha da Korubo no Rio Novo e almoço. Trilha até o topo da Serra do Espírito Santo para ver o pôr-do-sol. Bate papo em volta da fogueira à noite para a despedida. (O roteiro desse dia foi invertido, pois o caminhão quebrou e ficou parado consertando pela manhã).

6º Dia – Retorno para Palmas. Parada para fotos na Cachoeira da Velha e Trilha do Rio Novo. Parada para banho na Prainha com almoço rápido. Parada em Ponte Alta e chegada em Palmas às 20hs.

7º Dia – Transfer para o aeroporto e volta pra casa.

Cachoeira da Formiga, uma das atrações mais incríveis do Jalapão
Cachoeira da Formiga, uma das atrações mais incríveis do Jalapão

Relatos da Viagem e Experiências no Jalapão

1° dia no Jalapão – De Palmas para Safari Camp da Korubo
2° dia no Jalapão – Canoagem no Rio Novo e Pôr-do-sol nas Dunas
3° dia no Jalapão – Fervedouros e Cachoeira da Formiga
4° dia no Jalapão – Trilha até o topo da Serra do Espírito Santo
5° dia no Jalapão – Cachoeira da Velha, Prainha e retorno para Palmas

Pra quem é o Jalapão?

Saiba como funciona o Safari Camp da Korubo no Jalapão – Veja como são as barracas, o acampamento, os banheiros, as refeições, o sinal de celular, energia elétrica, e muito mais.
Dicas de equipamentos e o que levar para o Jalapão – saiba o que levar na sua bagagem para não carregar peso a toa. Você usará pouca coisa por lá.
A fauna e flora do Jalapão – encante-se com o artesanato feito pelo Capim Dourado e conheça alguns dos animais que te esperam no cerrado.
Dica de Compras de Artesanato de Capim Dourado – É o “ouro” que brota da terra e através das mãos do homem transforma-se em obras de arte únicas do Jalapão.
Pôr-do-sol nas Dunas do Jalapão – fizemos uma foto 360º do alto das dunas douradas durante o pôr-do-sol. Você vai se apaixonar!

PRE-PA-RA! A Canoagem no Rio Novo é imperdível! - Foto: Roberta Martins
PRE-PA-RA! A Canoagem no Rio Novo é imperdível! – Foto: Roberta Martins

Homenagem aos amigos de aventura

Somos todos Andarilhos do Mundo e Nerds Viajantes. Coloque suas coisas Dentro do Mochilão e saia para descobrir novos Territórios em busca de Trilhas e Aventuras nesse mundo tão lindo. Você vai fazer amigos e acabar Viajando com Eles mesmo sem saber seu idioma. E dai? Adventure Bloggers e Tip Trips. Fácil entender, basta seguir o seu coração. E não tenha medo, essas Viagens Cinematográficas ficarão eternamente gravadas na sua memória. Uma coisa posso te garantir: Viajar é tudo de bom. Vamos conosco?

Vídeos da Viagem

Para finalizar…

Uma curiosidade: O nome deste destino nasceu de um hábito muito comum na região. A Jalapa-do-Brasil é uma planta nativa muito utilizada por moradores locais para curar os males do estômago. Por ter um sabor bastante amargo, os habitantes costumam comê-la com um pedaço de pão. Daí a justaposição do nome: Jalapa-pão, virou o Jalapão.

O Pôr-do-Sol nas Dunas Douradas do Jalapão é tudo isso e muito mais
O Pôr-do-Sol nas Dunas Douradas do Jalapão é tudo isso e muito mais

Ficaremos felizes com seus comentários e teremos o maior prazer em respondê-los. Portanto deixem suas dúvidas, sugestões e dicas em nossas postagens. Nós visitamos o máximo que podemos, mas são vocês quem nos dão as melhores dicas. Obrigado por sua visita e volte sempre para ver nossas próximas aventuras pelo mundo afora.

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

O mais completo Guia do Jalapão no seu bolso! Faça o download do nosso e-book

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

8 Comentário

  1. Gravadas na memória e nos vídeos e fotos!!! 🙂 Foi uma viagem para lá de especial, com certeza tenho muitas recordações que só guardo aqui na lembrança, mas que ficarão para sempre. Uma viagem que mudou muita coisa em mim. Obrigado pela companhia, Maurício e todos os incríveis Adventure Bloggers. Adorei os posts e a forma como eles foram organizados, show!!! Abs.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here