Depois de um café da manhã reforçado no Hotel Pousada dos Girassóis em Palmas, partimos para um dos destinos mais incríveis do Brasil e ao mesmo tempo menos conhecidos pelos brasileiros, o Jalapão. Cenário perfeito para mais um evento dos Adventure Bloggers, que desta vez levou 10 blogueiros para descobrir o deserto brasileiro e contar tudo em seus blogs e redes sociais.

O caminhão adaptado da Korubo pegou todos os 25 turistas no hotel às 8hs da manhã. São 300 km de Palmas até o Jalapão, mas esse percurso não é feito direto. Tem três paradas estratégicas no meio para comer, esticar as pernas e conhecer algumas atrações no caminho antes de chegar até o Safari Camp da Korubo. A primeira das paradas foi para o almoço em Ponte Alta, após 189 km em estrada asfaltada e bem sinalizada.

Caminhão da Korubo no Jalapão
Caminhão da Korubo no Jalapão
Almoço em Ponte Alta - comida caseira com gosto da casa da vovó
Almoço em Ponte Alta – comida caseira com gosto da casa da vovó

A refeição foi muito bem servida, e tinha frango, feijão preto, arroz, banana frita, salada, farofa e sucos ou refrigerantes a vontade. Parecia comida de vó, sabe? Essa lembrança não sai da minha cabeça.

Enquanto almoçávamos, o pessoal da Korubo nos apresentou o guia que iria nos acompanhar durante os próximos dias, o Mauro. Todas as nossas malas foram trocadas para um novo caminhão, desta vez traçado 4×4, pronto para encarar as estradas traiçoeiras e esburacadas do Jalapão.

Continuando a viagem, partimos em direção a misteriosa Serra Geral. Enquanto vamos nos afastando da civilização, percebemos a mata de transição sumindo e pouco a pouco dando início a vegetação típica do cerrado brasileiro.

Serras e chapadas fazem parte da paisagem do Jalapão
Serras e chapadas fazem parte da paisagem do Jalapão
Caminhão da Korubo adentrando o Jalapão pelas estradas de terra
Caminhão da Korubo adentrando o Jalapão pelas estradas de terra

Após 2hs de estrada, chegou o momento da segunda parada para conhecer o Cânion de Suçuapara e esticar as pernas em nossa primeira trilha. Mas relaxe, dá até para ir de chinelo. A caminhada é super curta e feita entre árvores. Neste momento temos o primeiro contato com a vegetação do cerrado e o guia vai nos explicando tudo que vê pela frente. O cânion é um local muito refrescante em meio a toda aridez do cerrado, com águas que escorrem por raízes de árvores e formam um pequeno riacho entre as rochas.

Uma pequena cascata entre uma fenda por onde passa o rio é o ponto alto desse passeio. Ao lado, em uma parede de pedra você ainda pode deixar um pedido. Basta escolher uma pedrinha branca e colocar lá que o seu desejo irá se realizar. Eu fiz o meu. Não deixe de fazer o seu também.

Cânion de Sucuapara, Jalapão
Cânion de Sucuapara, Jalapão

Cascatinha e lago para banho
Cascatinha e lago para banho

Após esse banho refrescante, voltamos revigorados para o caminhão e seguimos estrada adentro sempre acompanhados pela imponente chapada da Serra da Muriçoca. Com a noite chegando, estávamos ansiosos para o nosso primeiro pôr-do-sol no Jalapão e ele chegou com toda força. Por sorte estava na parte de cima do caminhão e pude ter uma visão mais limpa e ampla desse fenômeno da natureza.

Após dezenas de fotos, continuamos até o Safari Camp da Korubo, que fica situado a beira do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do mundo. Já chegamos lá por volta das 18hs, e com pouca luz.

Primeiro pôr-do-sol que vimos no Jalapão. Inesquecível!
Primeiro pôr-do-sol que vimos no Jalapão. Inesquecível!

O Mauro, nosso guia, fez um rápido tour conosco pelo acampamento explicando como funciona cada detalhe do Safari Camp. Expliquei TUDO isso em outro post, e recomendo muito a leitura. Assim você vai saber tudo sobre o acampamento, as barracas, o refeitório, o banheiro, a energia elétrica, etc.

Foi o tempo de deixar nossas malas nas barracas, tomar um banho e nos encontrarmos novamente. Desta vez para o primeiro jantar do grupo no refeitório. Ótimo momento para conhecer melhor os novos companheiros de aventura pelos próximos dias. No jantar tinham dois tipos de macarrão (alho e óleo e a bolonhesa), salada e legumes cozidos com shoyo. E para a sobremesa comemos uma deliciosa banana assada com creme de leite.

Caminhada por dentro do rio para chegar na cascatinha do Cânion de Suçuapara
Caminhada por dentro do rio para chegar na cascatinha do Cânion de Suçuapara

Após o nosso jantar, o Mauro retornou para conversar e passar o roteiro dos dias que estavam por vir. Esse procedimento é feito toda noite para lembrar a todos sobre os equipamentos necessários para os passeios do dia seguinte.

Já era tarde e estávamos cansados, mas alguns ainda foram tomar banho de rio antes de ir para as barracas. Aproveitei o silêncio do acampamento para repor as minhas baterias e dormir. No Jalapão é assim: dormir cedo para acordar cedo!

Vídeo com o roteiro deste dia

[youtube id=”kVU87hr0_hA” width=”600″ height=”350″]

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

O mais completo Guia do Jalapão no seu bolso! Faça o download do nosso e-book

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here