Você pode até não saber onde fica o Jalapão, mas certamente já viu seu artesanato de Capim Dourado nas lojas dos shoppings das principais cidades do Brasil (e até do mundo). Ele é produzido nas comunidades carentes que encontraram na natureza uma forma de sobrevivência meio a pobreza e aridez do cerrado.

São brincos, chapéus, bolsas, porta-joias, apoio de copos e pratos, pulseiras, cordões, colares, mosaicos, relógios de parede, caixas, vasos, e tudo mais que você possa imaginar. É o “ouro” que brota da terra e através das mãos do homem transforma-se em obras de arte únicas.

Sim, é da natureza que as comunidades do Jalapão tiram seu sustento. Mas é preciso coragem para enfrentar horas de trabalho debaixo do sol e encontrar a matéria prima perfeita para elaborar o artesanato que vale ouro. O capim dourado está próprio para a colheita apenas nos períodos de Agosto a Outubro. É quando ele está mais brilhante.

Vasos feitos de Capim Dourado
Vasos feitos de Capim Dourado
Bolsas de Capim Dourado são vendidas a preços altos nos Shoppings do Brasil
Bolsas de Capim Dourado são vendidas a preços altos nos Shoppings do Brasil
Pulseiras dos mais diversos tipos de Capim Dourado
Pulseiras dos mais diversos tipos de Capim Dourado

Mas ainda é preciso mais. É da palmeira do Buriti que os artistas retiram a palha que vai dar o acabamento perfeito as peças do artesanato de Capim Dourado. Alguns usam fios dourados, mas sinceramente eu acho que as peças ficam mais atrativas com fios feitos da palha do Buriti. Ficam mais naturais e rústicas.

Onde comprar o artesanato de Capim Dourado no Jalapão

O artesanato de Capim Dourado é típico do Jalapão, mas você pode encontrá-lo em todo o Tocantins. Porém os melhores preços estão no Jalapão. É lá onde os artesãos se organizaram em associações com produção das peças mais lindas, feitas a mão, uma a uma. É lá também onde os donos das grandes lojas de decoração dos shoppings vão comprar centenas de peças para revender a preços que podem chegar a 10x o valor do produto, ou mais ainda.

Em Mateiros procure a Casa do Artesão. Foi onde encontrei o melhor preço, mas acredito que procurando melhor acharia algo mais em conta. E no SafariCamp da Korubo você também pode comprar tranquilamente. A Korubo não coloca nada em cima dos preços dos artesãos e os acabamentos são ótimos. No acampamento os artistas tem a chance de exibir seus produtos sem perder dinheiro para atravessadores. Em ambos os locais o pagamento só pode ser feito em dinheiro.

Casa do Artesão de Mateiros, no Jalapão
Casa do Artesão de Mateiros, no Jalapão
Apoios de prato, mosaicos e outras peças de artesanato de Capim Dourado
Apoios de prato, mosaicos e outras peças de artesanato de Capim Dourado
Os brincos de Capim Dourado variam de 5 a 15 reais
Os brincos de Capim Dourado variam de 5 a 15 reais

Visitando o Jalapão não deixe de comprar o artesanato de Capim Dourado diretamente dessas associações. Assim você ajuda a comunidade local e colabora com a produção sustentável das peças. E ainda vai economizar uma boa quantia.

Mas vale reforçar: leve dinheiro pois nenhum lugar no Jalapão aceita cartão de crédito!

No fim de tarde, o artesanato de Capim Dourado parece que é feito de ouro
No fim de tarde, o artesanato de Capim Dourado parece que é feito de ouro
Artesanato de Capim Dourado vendido no Safari Camp da Korubo, no Jalapão
Artesanato de Capim Dourado vendido no Safari Camp da Korubo, no Jalapão

Mais uma dica!

Antes de irmos para o Jalapão, tive um dia livre e fui para Taquaruçu, uma cidade bem próxima a Palmas. Visitamos a Casa do Artesão de Taquaruçu e acabei comprando algumas peças com medo de não achar no Jalapão. Acabei pagando mais caro, mas pelo menos eles aceitam cartão de crédito. #FicaDica

E você ainda tem uma última chance antes de ir embora do Tocantins. No aeroporto existem lojas que também vendem artesanato de Capim Dourado. Prefiro nem comentar sobre os preços. Mas pelo menos aceitam cartão e dá pra dividir em algumas vezes sem juros.

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

O mais completo Guia do Jalapão no seu bolso! Faça o download do nosso e-book

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

39 Comentário

  1. Ótimo post! Também citei no blog essa diferença de preços. Me surpreendi, positivamente, em saber que no Jalapão é bem mais barato. E sem dúvida, com o acabamento mais bonito e cuidadoso, do que os outros lugares. Agora que já sei… não vou falar para meus amigos comprarem em Taquaruçu. rsrs

        • BOM DIA!
          SOU ARTESÃ, MORO EM PONTE ALTA DO TOCANTINS E TRABALHO FAZENDO PEÇAS DE CAPIM DOURADO HÁ BASTANTE TEMPO, VENDO POR ATACADO, PEÇAS DE ÓTIMA QUALIDADE E COM ACABAMENTO E SEMI JOIA DANDO ASSIM MAIOR DURABILIDADE ÀS PEÇAS PRODUZIDAS.
          SE QUISEREM CONHECER MEU TRABALHO ME CHAMEM NO WHATS APP 63 984625126, ESTAREI ENVIANDO FOTOS E PREÇOS SEM COMPROMISSO E RESPONDENDO QUALQUER DÚVIDA.
          DESDE JÁ AGRADEÇO,
          DAYANNE GUEDES

          • Boa tarde Dayane, gostaria de receber fotos e precos no atacado de bijouterias em geral. meu zap e 22 998253005.
            obrigada Margareth Xavier

      • Dayanne, Felipe e Flicia, vocês podem me mandar e-mail com os produtos que vocês vendem? tenho interesse em revender.

        estou mais interessada em cestas, bolsas (a bolsa pendurada na viga da foto é bem o que quero) e sousplat (para colocar na mesa em baixo dos pratos) e braceletes.

    • gostaria de revender seus produtos de artesanatos em campo grande-MS, como funciona para comprar brincos,aneis,colar,diadema e prisilhas . valor e forma de pagamento para atacado e transportes…..

      • Ola boa tarde..se alguem tiver ineresse em peças em capim dourado, eu sou artesa trabalho com minha familia vendemos no atacado e varejo… entre em contato no fone 6384131291 ou pelo whats app 06384078199 e conheça minhas peças sem compromisso otimos acabamentos.. Aguardo o seu contato, os preços sao otimoas para revenda..Agradeço desde ja. Boa tarde. email. [email protected]

  2. Não sou artesão e nem competência para tal, mas sou advogado dos artesões, e hoje conheci o Parque Estadual do Jalapao e me encantei com esta parte do Brasil e no momento que aposentar e se minha saúde permitir, vou morar lá pelo menos noventa dias, disto tenho certeza.

  3. Olá Boa tarde eu me chamo Débora moro em Ponte Alta do Tocantins portal do Jalapao faço peças de capim dourado eu minha mãe somos artesã se alguém se interessar ótimos preços meu whattss 63 984927328

  4. Bon dia artesoes!!!!!
    Aprocura de unartista ou uma artista, estousuper interressada nas peças decapim dourado.
    Porfavor adryelle Felipe e outros, gostaria muito poder entrar en contacto com voces!
    Meu nome e keydma
    Imail, keydmaprieto[email protected]
    Aguardo uma resposta. Obrigado

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here