Visitando o famoso Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra

Visitando o famoso Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra

Depois de caminhar pelo interior do Cânion Itaimbezinho, desafiando a Trilha do Rio do Boi, era a hora de conhecer a parte superior do cânion e a base do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Conhecer de perto um dos cânions mais famosos do Brasil foi uma oportunidade incrível. Adorei descobrir um pouco mais desse nosso país que é recheado de lugares incríveis para grandes aventuras.

Junto com os Adventure Bloggers e em parceria com a Rota dos Canyons, fiz fotos incríveis e tive experiências únicas durante as trilhas nas bordas do Cânion Itaimbezinho. Continue lendo para conhecer um pouquinho mais sobre um dos cânions mais impressionantes do Brasil.

Adventure Bloggers posando pra foto com o Cânion Itaimbezinho de fundo
Adventure Bloggers posando pra foto com o Cânion Itaimbezinho de fundo

Trilhas e Aventuras no Cânion Itaimbezinho

O Parque Nacional dos Aparados da Serra nasceu como uma unidade de conservação em 1959 e possui uma área de mais de 10 mil hectares abrangendo os estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Sem dúvidas, o Cânion Itaimbezinho é o principal atrativo turístico do parque e pode ser visitado tanto pela parte superior quanto pela parte inferior.

“Itaimbezinho” em tupi-guarani quer dizer “Pedra Afiada”.

Já na chegada da para perceber que o parque tem uma infraestrutura melhor do que os outros da região. Tem uma grande portaria onde realiza a cobrança dos ingressos (6 reais por pessoa), além de um estacionamento (5 reais por carro, também pago na entrada), área de recreação, mesas, banheiros e um centro de visitação com fotos contando a história do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Placa informativa sobre a Trilha do Cotovelo, no Parque Nacional de Aparados da Serra
Placa informativa sobre a Trilha do Cotovelo, no Parque Nacional de Aparados da Serra
A Trilha do Cotovelo é uma leve caminhada por 6km de estrada de chão batida
A Trilha do Cotovelo é uma leve caminhada por 6km de estrada de chão batida

Fizemos as 3 trilhas mais conhecidas do Cânion Itaimbezinho. É um destino que faltam palavras para conseguir expressar tamanha beleza e energia que sentimos quando caminhamos por suas bordas.

Trilha do Cotovelo: foi a primeira trilha que fizemos quando chegamos no parque. É uma trilha leve, em terreno plano e estrada de terra, de aproximadamente 6 km ida e volta. O destino final são os mirantes que proporcionam uma visão privilegiada das curvas do Cânion Itaimbezinho. É possível fazer a pé ou de bicicleta.

Trilha do Vértice: ela tem início do Centro de Visitação do Parque Nacional dos Aparados da Serra, e em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do Cânion Itaimbezinho, chegando até um mirante que dá de frente para a Cachoeira das Andorinhas. No caminho passamos também pelo início da fenda onde teoricamente começa o cânion. É incrível a vista!

Trilha do Rio do Boi: é uma trilha longa e cansativa, com aproximadamente 8 km de caminhada pelo leito do rio. Ela pode durar até 7 horas e é a única trilha que permite acesso no interior do cânion. Ela pode ser acessada pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Em muitos pontos é preciso atravessar o rio ou caminhar por dentro dele, dependendo muito do nível. O visual dos paredões a sua volta é único e indescritível. Tomar banhos em suas piscinas naturais de águas geladas é uma sensação revigorante. Leia a outra matéria que fizemos sobre a desafiante Trilha do Rio do Boi, no interior do Cânion Itaimbezinho.

Panorâmica da Cachoeira das Andorinhas no Cânion Itaimbezinho
Panorâmica da Cachoeira das Andorinhas no Cânion Itaimbezinho
Flores complementam a beleza do Cânion Itaimbezinho de fundo na paisagem
Flores complementam a beleza do Cânion Itaimbezinho de fundo na paisagem

Para fazer trilhas do Vértice e do Cotovelo não é necessária a presença de um guia, mas é sempre bom ter um do seu lado para te explicar e mostrar detalhes que só eles sabem. Já a Trilha do Rio do Boi é obrigatória a presença de guias.

Dicas pessoais

– A trilha pode ser feita de tênis ou bota. Use a opção que você se sentir mais confortável para fazer trilhas de longa duração;

– Bastões de caminhada são sempre úteis em longas trilhas. Eles ajudam a manter o ritmo e dão aquela forcinha que falta no fim da trilha, além de evitar tombos ou escorregões em travessia de rios;

– Leve uma mochila pequena com água e um lanche de trilha. Frutas frescas ou secas, e um mix de castanhas são bons energéticos;

– Se estiver sol, reaplique o protetor solar sempre que puder. Boné e repelente também são bem vindos;

– Há quem goste de caminhar de calça e camisa comprida. Se essa for sua escolha, opte por tecidos finos, leves e de rápida secagem;

– É sempre bom levar uma capa de chuva ou agasalho leve, pois o tempo pode virar de uma hora pra outra (a famosa “Viração” que é bem comum na região);

– Faça alongamentos antes e depois das trilhas. Parece besteira, mas esse simples ato evita lesões e dores musculares no dia seguinte.

Galeria de Fotos

Como chegar

O Cânion Itaimbezinho localiza-se a 18 km de Cambará do Sul (RS), e tem acesso pela RS-427. A estrada é de chão e fácil de chegar, basta ir seguindo as placas. O ingresso para entrar no parque e o estacionamento são pagos (6 reais por pessoa e 5 reais por carro), e é recomendada a utilização de guias para fazer as trilhas. O parque pode ser visitado de quarta a domingo, e em feriados das 9 às 17hs.

A empresa Rota dos Canyons foi parceira nessa aventura e realiza diversos passeios na região, inclusive a trilha para as Piscinas Naturais do Cânion Malacara, a famosa Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e o gigantesco Cânion Fortaleza.

Para efeito de localização geral, o Cânion Itaimbezinho está no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em um dos lugares mais lindos do sul do Brasil e pode ser visitado tanto por cima (com acesso por Cambará do Sul) quanto por baixo (por Praia Grande e municípios da região), através da Serra do Faxinal, em uma rota repleta de atrações.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *