As piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral e são acessíveis pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Essa foi a primeira trilha que os #AdventureBloggers fizeram que funcionou como um test-drive para a Trilha do Rio do Boi, no Cânion Itaimbezinho. A aventura estava apenas começando.

Quem nos acompanhou e deu dicas importantes de como se comportar nesse tipo de terreno foi o pessoal da Rota dos Canyons. O Guilherme foi super paciente, amigo, prestativo e isso fez a diferença para encarar esse desafio.

Não adianta fugir: tem que molhar os pés!
Não adianta fugir: tem que molhar os pés!

Trilha do Cânion Malacara

Praticamente intocado e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha que percorremos é moldada conforme as leis da natureza. Para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer sentir a energia de entrar na fenda de um cânion, essa é uma das melhores trilhas da região.

A caminhada possui nível moderado e é feita pelo leito do rio, repleto de pedras de todos os tamanhos. A ideia é ir devagar, de pedra em pedra, apreciando a fauna e flora, até chegar a uma das maiores Piscinas Naturais do Cânion Malacara.

O banho é praticamente obrigatório. As águas geladas convidam a um mergulho para relaxar os músculos e refrescar o corpo.

Quem vai fazer a Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho, normalmente faz essa trilha antes para saber como vai se sair. O tipo de terreno e dificuldade é o mesmo, porém a trilha do Cânion Malacara é muito mais curta.

Uma grande piscina natural te espera no fim da trilha
Uma grande piscina natural te espera no fim da trilha

Dicas pessoais

– A trilha é feita de tênis ou bota, e por vários momentos é preciso caminhar por dentro do rio. Portanto saiba que irá se molhar e não adianta tentar fugir. Use o mais confortável possível;

– Recomendo muito o uso de bastões de caminhada. Eles me ajudaram a manter o equilíbrio e postura durante as trilhas, e evitaram alguns tombos por conta das pedras escorregadias. Eu nunca tinha usado e gostei muito;

– Leve uma mochila pequena com água e um lanche de trilha. Frutas frescas ou secas, e um mix de castanhas são bons energéticos;

– Se estiver sol, reaplique o protetor solar sempre que puder. Boné e repelente também são bem vindos;

– Há quem goste de caminhar de calça e camisa comprida. Se essa for sua escolha, opte por tecidos finos, leves e de rápida secagem;

– Para proteger a câmera fotográfica guarde tudo dentro de um saco estanque. E é sempre bom levar uma capa de chuva e toalha compacta para se secar;

– Faça alongamentos antes e depois das trilhas. Parece besteira mas esse simples ato evita lesões e dores musculares no dia seguinte.

Galeria de Fotos

Como chegar

A entrada da trilha do Cânion Malacara fica a pouco mais de 5 km do centro do município de Praia Grande (SC), e a 3 km da Pousada Magia das Águas. A estrada é de chão e fácil de chegar. Não há cobrança de ingresso nesta área do parque, e o estacionamento custa apenas 5 reais por carro. Para esta trilha o serviço de guia é obrigatório.

Para efeito de localização geral, o Cânion Malacara está entre os cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em um dos lugares mais lindos do sul do Brasil.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

9 Comentário

  1. Oi Maurício, tudo ok? Parabéns pelo blog!
    Já estive no local, mas por má sorte o tempo fechou nas cabeceiras e por recomendação do guia(obrigatório e essencial, principalmente para casos como o que ocorreu com nosso grupo) tivemos que retornar antes do final da trilha. Segundo nos informou o guia, com a chuva pode ocorrer uma cheia repentina e nos pegar desprevenidos e até nos arrastar. Retornarei quando for possível. Sugiro tb a visita a São José dos Ausentes com cânions e cachoeiras de perder o fôlego, é possível subir a serra em Praia Grande com um carro com boa tração e preferencialmente mais alto, garantia de fotos incríveis e adrenalina pura! Na visita ao Cânion, encomende o almoço na fazenda Montenegro, na entrada do local. Comida tropeira da melhor qualidade. Na região, visite os Parques de Fortaleza e Aparados da Serra em Cambará do Sul, nas proximidades.

  2. […] em Porto Alegre e transfer para Praia Grande Almoço no Restaurante Malacara Cânion do Malacara e trilha das piscinas naturais Volta para a Pousada Magia das Águas e […]

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here