Essa foi de cara a aventura mais desafiante do ano. A Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho é um verdadeiro desafio para os caminhantes que decidem adentrar-se pelas margens do rio, de pedra em pedra, até o coração dos paredões de pedra formados há milhões de anos.

O segundo dia dos #AdventureBloggers foi no Parque Nacional dos Aparados da Serra, um dos mais belos e famosos cartões postais do Brasil. Com seus paredões de pedra, rica fauna e flora praticamente intocada, o Cânion Itaimbezinho é um dos lugares mais procurados por aventureiros que desejam contato direto com a natureza.

Novos desafios a cada curva no Cânion Itaimbezinho
Novos desafios a cada curva no Cânion Itaimbezinho

 

A Trilha do Rio do Boi

Percorrer suas trilhas de pedras irregulares não é para qualquer um. É preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. É nessas horas que um bom guia faz toda a diferença. No caso, fomos com os amigos da Rota dos Canyons, que levou mais dois guias extras para dar suporte caso acontecesse alguma coisa.

A Trilha do Rio do Boi possui inúmeras cascatas e diversas piscinas naturais escondidas entre os paredões gigantescos do famoso Cânion Itaimbezinho. Tomar banho em suas águas geladas faz valer a pena todo o esforço da caminhada.

Quando se chega ao coração do cânion é o momento que nos damos conta do poder da natureza. Nos sentimos pequenas formigas diante da grandeza dos paredões rochosos cobertos por mata atlântica nativa.

A rica vegetação da Trilha do Rio do Boi
A rica vegetação da Trilha do Rio do Boi

Foram aproximadamente 7 horas de caminhada e muita aventura nesta trilha que é considerada de alta dificuldade. A trilha do Cânion Malacara que fizemos no dia anterior é um preparativo para a Trilha do Rio do Boi. O tipo de terreno é o mesmo, porém o que deixa ela mais complicada é a distância a ser percorrida.

Mas você não é obrigado a ir até o fim. Tudo vai depender do ritmo do grupo e principalmente do SEU limite. Eu não consegui ir até o fim e foi nessa hora que ter guias extras no grupo fez a diferença. Enquanto os outros amigos continuaram a trilha, eu fiquei descansando em uma das muitas piscinas naturais do Rio do Boi. A água gelada renovou minhas energias para poder retornar para a entrada do Parque Nacional dos Aparados da Serra em segurança.

Ao término da trilha (por volta de 5hs da tarde) fomos experimentar um delicioso Café Rural servido no camping de mesmo nome. Eles foram parceiros dos Adventure Bloggers e nos receberam com uma deliciosa mesa recheada de opções. Tudo orgânico e natural, com um sabor incomparável.

Depois do almoço/janta fomos para a Pousada Aracema, que fica a 5km da entrada do parque e também foi parceira do evento e fez questão de nos receber. Falarei melhor dela em outra matéria.

Pisinas Naturais convidam a um banho no Rio do Boi
Pisinas Naturais convidam a um banho no Rio do Boi

Dicas pessoais

– A trilha é feita de tênis ou bota, e por vários momentos é preciso caminhar por dentro do rio. Portanto saiba que irá se molhar e não adianta tentar fugir. Use o mais confortável possível;

– Recomendo muito o uso de bastões de caminhada. Eles me ajudaram a manter o equilíbrio e postura durante as trilhas, e evitaram alguns tombos por conta das pedras escorregadias. Eu nunca tinha usado e gostei muito;

– Leve uma mochila pequena com água e um lanche de trilha. Frutas frescas ou secas, e um mix de castanhas são bons energéticos;

– Se estiver sol, reaplique o protetor solar sempre que puder. Boné e repelente também são bem vindos;

– Há quem goste de caminhar de calça e camisa comprida. Se essa for sua escolha, opte por tecidos finos, leves e de rápida secagem;

– Para proteger a câmera fotográfica guarde tudo dentro de um saco estanque. E é sempre bom levar uma capa de chuva e toalha compacta para se secar;

– Faça alongamentos antes e depois das trilhas. Parece besteira mas esse simples ato evita lesões e dores musculares no dia seguinte.

Galeria de Fotos

 

Como chegar

A entrada para a Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho fica a pouco mais de 12 km do centro do município de Praia Grande (SC), a 5 km da Pousada Aracema, e a 13 km da Pousada Magia das Águas. A estrada é de chão e fácil de chegar. O valor do ingresso para entrar no parque é de 6 reais por pessoa. É obrigatório a utilização de guias para esta trilha.

Para efeito de localização geral, o Cânion Itaimbezinho está no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em um dos lugares mais lindos do sul do Brasil e pode ser visitado tanto por cima (com acesso por Cambará do Sul) quanto por baixo.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

6 Comentário

  1. Fazer esta trilha é muito boa. mais pessoal tenham um pouco de preparo físico. Eu fui sem e encontrei dificuldade principalmente na subida, você faz o inicio da trilha uns 3 km na mata antes de chegar no rio do boi e aí está o problema. E esta subida que me pegou de surpresa. Não consegui ir até o final. Minhas pernas não aguentaram mais, porque você tem que estar preparada de novo para a volta. Mais bonito demais. Façam mais com preparação.

  2. Estou me programando para ir em julho. Será que o frio dificulta a trilha? voces fizeram o passeio em qual periodo do ano?

    • O frio pode ser um fator complicador mesmo, pois em vários momentos é preciso atravessar o rio com a água no meio das pernas. Tem que verificar com as agências, pois somente elas podem dizer se tem o passeio ou não neste período.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here