Faziam alguns anos que eu não visitava Arraial do Cabo, e confesso que os dias que passei por lá foi pouco para matar a saudade que eu estava do “verdadeiro caribe brasileiro”. Vocês vão entender melhor esse termo ao longo das matérias e fotos que irei postar sobre as praias em Arraial do Cabo.

Eu já estava agoniado de ver tanta foto rolando no Instagram dos meus seguidores. Foi quando um amigo me chamou para passarmos uns dias na casa de família dele. Não pensei duas vezes e aceitei a proposta. A ideia era ficar 3 dias, mas estava tão bom que acabamos ficando 10, hehehe.

Existem vários destinos no Brasil que se vendem como “caribe”, tais como Maragogi, Maracajaú, Boipeba e vários outros. Mas o verdadeiro caribe brasileiro é sem sombra de dúvida Arraial do Cabo. Com chuva ou sol, as fotos falam por si. Não precisam de tratamento ou filtros. Juro.

Pesquise Pousadas com até 70% de desconto em Arraial do Cabo

Participe do nosso grupo no Facebook: Dicas de Arraial

Arraial do Cabo - Prainha
Arraial do Cabo – Prainha

Já visitamos alguns destinos no Caribe e posso afirmar que Arraial ganha de muitos nessa briga. E o melhor: é aqui pertinho da gente! Arraial do Cabo fica a pouco mais de 2hs de carro do Rio de Janeiro, e a estrada é ótima (dica: evite os feriados).

As praias em Arraial do Cabo

Praia do Pontal – Fica logo depois do pórtico de entrada para Arraial do Cabo, antes da ladeira. A praia do Pontal é bem tranquila e sem infraestrutura. Existem áreas de camping próximas com árvores fazendo sombra e muita paz. É uma praia bem pouco frequentada.

Prainha – Essa é uma das responsáveis pela paixão a primeira vista dos turistas que chegam em Arraial do Cabo. Chegando de carro, do lado esquerdo é possível avistar a Prainha com suas águas azuis turquesa. Ela possui uma orla pequena e bem simples, com alguns kiosks servindo bebidas e refeições, e MUITAS mesinhas e barracas na areia (o que me incomodou bastante). Preferi ficar nos cantos, onde não tem essa “poluição” visual. Mesmo durante a semana ela costuma ficar cheia devido a boa infraestrutura que oferece. O bairro possui bons restaurantes, além de pousadas e casas para alugar.

Arraial do Cabo - Praia do Pontal
Arraial do Cabo – Praia do Pontal
Arraial do Cabo - Praia dos Anjos
Arraial do Cabo – Praia dos Anjos

Praia dos Anjos – Passando pelo centro, chega-se a Praia dos Anjos. Para mim foi uma grande surpresa encontrar uma orla toda bonitinha, com kiosks, estacionamento e até chuveiros. Eu já aluguei casas nela em outras oportunidades e adorei revê-la ainda mais bonita. A praia é bem gostosa e tem uma faixa de areia bem maior que a Prainha. O chato é ter mesas e barracas ocupando esse espaço, mas ainda assim tem onde você esticar a canga e deitar na areia se quiser. Também possui bons restaurantes, além de pousadas e casas para alugar. É da Praia dos Anjos que saem os passeios de barco em Arraial do Cabo.

Praia do Forno – Essa foi minha surpresa mais triste de Arraial. Para quem conheceu a Praia do Forno completamente deserta, foi bem ruim ver a quantidade de kiosks, barracas, cadeiras e mesas ocupando praticamente toda a faixa de areia. Os turistas têm que caminhar quase dentro da água devido a falta de espaço. Se você quiser ficar sentado vai ter que chegar cedo, ou nem encontrará lugar para colocar sua canga. Tirando isso, a praia é linda. O visual do mirante durante a trilha que dá a acesso à praia é cair o queixo. Chegando lá, você pode curtir os cantos das praias para praticar snorkeling com tartarugas e grandes cardumes. Para chegar na Praia do Forno você pode fazer a rápida trilha pelo morro ou contratar um barqueiro (10 reais) para te levar até lá (a volta deve ser agendada e mais 10 reais é cobrado).

Arraial do Cabo - Praia Grande
Arraial do Cabo – Praia Grande

Praia Grande – Como o próprio nome diz, ela é realmente muito grande. A distância da água para o calçadão é enorme e não tente fazer essa “travessia” sem chinelos. Já a água, bem, não posso falar o mesmo. É MUITO gelada! Essa é característica mais marcante da Praia Grande. A orla cresceu bastante e hoje oferece lindos kiosks, além de boas pousadas, lojas e restaurantes. O acesso para o Pontal do Atalaia é pelo canto esquerdo, na mesma direção do aqueduto. O Pôr-do-sol visto de lá é inesquecível.

Praia do Farol – A única forma para colocar os pés nessa praia é de barco. A Praia do Farol é uma reserva e tem o seu controle feito pela Marinha. Somente barcos cadastrados podem desembarcar seus tripulantes (no caso, turistas). A localização privilegiada, a areia branquinha, a árvore centenária, os recifes de corais e as centenas de cardumes justificam os prêmios ganhos por diversos anos como “praia mais bonita do mundo”, hoje figurando sempre no Top10. O tempo de permanência na ilha também é controlado, portanto aproveite bem o seu.

Arraial do Cabo - Praia do Farol é o caribe brasileiro
Arraial do Cabo – Praia do Farol é o caribe brasileiro
Arraial do Cabo - Praia do Farol
Arraial do Cabo – Praia do Farol

Prainha do Atalalia – Essa praia pode ser acessada de duas formas: de barco (durante um passeio) ou de carro. O acesso de carro é bastante complicado devido às péssimas condições da estrada cheia de buracos e lama. Além disso, é bem ruim para estacionar. Pulando essa etapa mais chata, ainda é preciso enfrentar uma escadaria para acessar a praia, mas acreditem, vale cada degrau e gota de suor.

A Prainha do Atalaia é um lugar único, mas infelizmente já levaram também as mesas, cadeiras e barracas, poluindo visualmente o local. Mas tudo bem, como o acesso até ela é complicado, as barraquinhas ajudam bastante na hora de beber ou comer algo. A água por lá é sempre muito cristalina, tipo a Praia do Farol. No canto esquerdo é possível praticar snorkeling e descobrir uma prainha oculta dentro da Gruta do Amor.

Arraial do Cabo - Prainha do Atalaia vista do alto
Arraial do Cabo – Prainha do Atalaia vista do alto
Arraial do Cabo - Prainha do Atalaia
Arraial do Cabo – Prainha do Atalaia

Onde ficar em Arraial do Cabo

Como disse antes, já fiquei hospedado em casas de aluguel em Arraial das outras vezes que visitei a cidade. Sempre foi na Praia dos Anjos e gostei muito. Já fiquei também em uma pousada no centro da cidade e foi bem interessante pois era perto das coisas, e fazíamos quase tudo a pé.

Se você preferir ficar mais perto das praias em Arraial do Cabo (ou bem de frente a elas), as opções são: Prainha, Praia Grande ou Praia dos Anjos. Porém, no centro as opções são mais baratas. Sugiro fazer uma busca no Booking (nosso parceiro) por pousadas em Arraial do Cabo para ver os melhores preços.

Praia do Forno, uma das principais praias em Arraial do Cabo
Praia do Forno, uma das principais praias em Arraial do Cabo

Além de pousadas, eles também têm várias casas de temporada para alugar em praticamente todas as principais praias em Arraial do Cabo. O que eu gosto muito e recomendo! E o melhor é que você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda com uma pequena comissão que eles nos pagam para que possamos viajar mais e trazer ainda mais dicas para vocês.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

34 Comentário

  1. Gostei muito do que li.
    Arraial do Cabo é uma das minhas paixões, foi amor a primeira vista! Fui lá a primeira e única vez em maio de 2014, fiquei hospedado na pousada Lymar, que fica em um beco que dá acesso a Prainha.
    Na época eu não tinha carro, então pesquisei um lugar pra ir sem carro e com criança, acertei na mosca, não precisa de carro pra andar em arraial, dá pra ir a todos os melhores lugares a pé!
    Costumo dizer que não gosto de repetir as mesmas praias, mas Arraial é exceção sem dúvidas, estou planejando voltar lá mês que vem!

  2. Ola mauricio, Vou para cabo frio/arraial do cabo no dia 02/01/2017 vou encarar 07 horas de viagem de carro de SP até cabo frio, tem alguma dica para me dar referente ao percurso (condições das estradas, risco de roubos, postos, restaurantes etc) além disso vou ficar em cabo frio mas quero conhecer arraial do cabo, tem alguma dica de quais praias defvo priorizar para conhecer tendo em vista que vou ficar sete dias e gostaria de conhecer as praias mais TOPs….

    Obrigado!

    • Oi Rafael, faça poucas paradas (tente apenas 2). As estradas não estão ruins e há muita sinalização. Se for parar para descansar, opte por postos de marcas famosas e que tenham movimento. Eu nunca paro em lugares vazios. Quanto a Arraial do Cabo, você vai ter tempo para conhecer todas as praias e mais algumas extras de Cabo Frio e Búzios. Em 7 dias dá pra fazer muita coisa! 🙂

  3. Oi… Amando sua página !
    Bom, pretendo passar lua de mel em Arraial no fim de março. Alguma dica especial de praia, pousada ou hotel pra ficar? Serão apenas cinco dias e por ser uma data especial gostaria de um lugar inesquecível. …. Me indicaram ficar em Cabo Frio.
    O que acha???

  4. Olá gostaria de saber para confirmar se a prainha é sem ondas e com águas não geladas…OU a seria melhor a praia dos Anjos?Amo praia mansa, daquela que vc pode usufruir uma cadeirinha na beirada do mar….E estas ficam perto do centro?Pois não ficar usando muito o carro, quero mesmo descansar…E preciso de lugares de bom acesso…Não posso subir escadarias e nem trilhas…Só poderei visitar de barco mesmo..Suas dicas são ótimas..as melhores encontradas!!!

    • Oi Eliane, ambas as praias (Anjos e Prainha) são bem tranquilas e sem ondas. As vezes vem uma marolinha, mas apenas quando a maré está subindo. Dependendo de onde vc escolher ficar, só precisará andar alguns metros para estar na água do mar. Siga nossas dicas do post pra escolher melhor a sua pousada. Você vai amar Arraial do Cabo! Obrigado pelos elogios a matéria. Bjs 🙂

  5. OLA!
    BOM DIA!
    POR FAVOR, À RESPEITO DE ARRAIAL DO CABO, QUAL É A PRAIA QUE TEM MAIS ONDAS, QUE NÃO SEJA TÃO VIOLENTA QUE NÃO DÊ PRA NADAR, MAS QUE TAMBÉM. NÃO SEJA PARADONA?

  6. Olá. Estou indo com meu esposo e filha. Ficaremos em cabo frio com a intenção de visitar as praias de arraial. Quais as possíveis chegar de carro?

  7. Olá, boa tarde!

    Vou para Arraial pela primeira vez neste sábado (25/03/2017) e pretendo retornar nas minhas férias em maio, gostaria de saber se você tem alguma indicação para hospedagem com preço legal.

    Ps: Gostei muito de tudo que vi por aqui “rs”.
    Obrigada!

    • Oi Amanda, eu estou indo dia 31/3. A oferta de pousadas em Arraial é grande. Eu gosto muito de conforto e não dispenso alguns mimos que algumas pousadas oferecem. Vale sempre a pena dar uma olhada nas pousadas que indicamos nas matérias, pois são nossas favoritas. Na baixa temporada eles tem preços INCRÍVEIS! Vai por mim! 😉

  8. Olá, seus comentários são muito valiosos…
    Vou p Arraial em Maio,gostaria de me hospedar em casa de aluguel,próximo da praia do anjos.
    Vc tem alguma p indicar?
    Obrigada

  9. Bom dia, sigo vc no instagram. E estou querendo ir o mês que vem para Cabo frio passar pelo menos 5 dias. Verão não é. Mas é muito frio essa época em cabo frio? Abraço; Eder Schimidt, instagram @schimidteder

    • Oi Eder, o tempo anda meio maluco né? Essa semana bateu 33 graus no Rio de Janeiro, em pleno inverno. Mas a noite costuma esfriar sim. Se fizer sol de dia vai dar pra aproveitar bastante as praias e passeios. Não deixe de ir, e aproveite!

  10. Bom dia ! Gostaria de saber se é seguro deixar o carro estacionado na praia do Pontal do Atalaia e se tem estacionamento. Obrigado.

    • Sim, pra subir até o Pontal do Atalaia é preciso pagar uma taxa de entrada no condomínio (acho que são 20 reais). Lá tem segurança e tudo é bem certinho. De qualquer forma, é sempre bom deixar o carro fechado e sem pertences dentro a mostra. A regra básica, né? 😉

  11. Olá boa tarde Mauricio, Eu vou Para Cabo Rio agora dia 21/04/2018 e gostaria de algumas dicas de passeios para conhecer as praias de Arraial do Cabo, pois quero um que possamos aproveitar mais e conhecer bem as praias.

    • Oi Jack, as praias de Arraial do Cabo são lindas mesmo! Pra conhecer todas em 1 dia é bem corrido. Recomendo fazer um passeio de barco, daí você vai conhecer pelo menos as principais. Mas não deixe de ir principalmente na Prainha, Praia Grande, Praia do Forno e Praia do Farol (acessível apenas de barco). Você vai amar!

  12. Olá. Estou adorando tudo!!!
    Vou eu e o esposo no dia 18/08 e ficamos até o dia 24/08/2018, vamos de carro saindo de SP.
    Ficaremos em uma Pousada no Pontal do Atalaia.
    Gostaríamos de dicas de restaurantes e passeios.
    E diferente das praias doo Nordeste, dizem que as águas são muito frias, são mesmo?
    Já conhecemos…Lençóis Maranhenses/MA. Fortaleza, Jericoacoara/CE. Calhetas, Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas, Maracaípe/PE. Maragogi/AL, Bombinhas e Porto Belo/SC e agora queremos conhecer Arraial do Cabo/RJ.
    Grande abraço,
    Adriana.

  13. boa noite mauricio , tudo bem?
    estou querendo passar uns dias no litoral carioca,
    estou em duvida entre paraty e arraial do cabo , eu ouvi boatos q paraty ta meio perigoso q a criminalidade esta tomando conta la e em arraial do cabo ta tranquilo?
    vou de Sao Paulo as estradas sao tranquilas , qual o caminho melhor?
    e quais pousadas vc recomenda?

  14. Boa noite! Meus pais estão com problemas de locomoção. Você indica alguma praia legal em Arraial, que tenha fácil acesso (sem trilhas ou escadarias)?

    • Tem a praia dos Anjos e a Prainha que tem faixa de areia curta e são de fáceis acesso.
      A praia Grande é tranquila também e tem ótimos kiosks na orla, porém pra chegar na água tem q caminhar na areia por uns 100m mais ou menos.
      Você teria que avaliar pra ver se eles conseguem. Mas acredito q sim.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here