Estou sempre dando dicas para amigos que querem visitar a cidade maravilhosa e nunca tive tempo de fazer uma matéria sobre esse roteiro, afinal, é como o ditado diz: “casa de ferreiro, espeto de pau”. Resolvi tomar vergonha na cara e falar mais do Rio de Janeiro aqui no blog. Este é um dos destinos mais visitados do Brasil e do mundo, seja a turismo, lazer ou negócios.

É complicado montar um roteiro ideal para conhecer o Rio de Janeiro, pois a cidade atrai público de todos os tipos. Existem opções para todos na cidade. Então resolvi fazer apenas sugestões de roteiros básicos na capital para quem tem poucos dias, e roteiros mais abrangentes, pra quem tem tempo de conhecer os arredores.

Depois das dicas de roteiro e sugestões do que fazer vou dar algumas dicas também de onde ficar. São tantas opções de hospedagem no Rio de Janeiro, que é difícil indicar as melhores. A melhor hospedagem será relativa ao bairro que você quer ficar, a segurança para sair e chegar a qualquer hora, a proximidade das coisas que você quer fazer, a mobilidade, e é claro, ao preço que você quer pagar.

Ciclovia na Praia de Botafogo com vista para o Pão de Açúcar
Ciclovia na Praia de Botafogo com vista para o Pão de Açúcar

Então vamos ao que interessa porque eu acho que esse post será um pouco longo. Minha sugestão é você ler todo esse roteiro do Rio de Janeiro e adaptá-lo ao seu modo. O que posso dizer é que acordando cedo dá pra fazer tudo que eu sugeri no mesmo dia. Aproveitem.

3 dias no Rio de Janeiro, o básico pela primeira vez

O básico do que fazer em um fim de semana no Rio de Janeiro. Vamos supor que você tenha 3 dias cheios livres. Para isso você terá que chegar na quinta à noite e ir embora no domingo à noite também. Dá para adaptar esse roteiro para um fim de semana também (2 dias), mas será mais corrido e terá que tirar algumas coisas.

1º dia – Comece cedo o seu dia indo ao Pão de Açúcar logo pela manhã, almoce ali embaixo mesmo nos restaurantes da Urca e a tarde vá para o Cristo Redentor (tente ver o pôr-do-sol lá de cima, é incrível). Compre ingresso antecipado para evitar filas e poupar tempo. A noite, se você curtir um agito, vá para a Lapa que a diversão é garantida. Tem pra todos os públicos e gostos musicais. Não deixe de ver os shows do Circo Voador ou da Fundição Progresso. Tem sempre algo legal acontecendo por lá.

2º dia – Pela manhã vá ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e aproveite que vai estar perto para dar uma volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas. De carro é mais rápido, é claro, mas está cada vez mais difícil estacionar na Zona Sul. Quer uma dica? Você pode pegar uma das bicicletas da Bike Rio para fazer esse trajeto. Almoce com vista pra Lagoa em algum quiosque/restaurante que te agrade, tem vários. De lá vá para as Praias da Zona Sul. Comece pelo Leme e visite o Forte do Leme para umas fotos, passe por Copacabana, tire foto do famoso Copacabana Palace e dê uma paradinha também no Forte de Copacabana. Vale a pena entrar e ver o visual de toda a praia e dos canhões da fortaleza. Tem uma Confeitaria Colombo por lá para uma parada estratégica de fazer um lanche. Se ainda der tempo, continue seu passeio até o Leblon, mas volte para Ipanema e termine seu dia assistindo ao pôr-do-sol no Arpoador. Se a noite ainda tiver pique, aproveite para assistir aos ensaios das escolas de samba. O preço médio do ingresso é entre R$20 – R$40. Veja no site das escolas o calendário com a programação: Salgueiro, Mangueira, Mocidade, Portela, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Vila Isabel.

3º dia – Acredito que você vai acordar tarde neste dia, mas ainda assim vale a pena tentar ir tomar um café da manhã no Parque das Ruinas (Rua Murtinho Nobre 169 – Santa Teresa) que tem uma vista incrível para o Cristo Redentor, além da Catedral Metropolitana, dos Arcos da Lapa, da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar, de Niterói, e muito mais. Depois disso aproveite para dar uma volta a pé por Santa Teresa, e descer até a Lapa pela famosa Escadaria Selarón e dar uma volta pelo Centro Histórico do Rio. Esse roteiro é uma verdadeira viagem no tempo bem no coração do Rio de Janeiro, passando por diversos casarões, monastérios, praças, etc. As opções de restaurantes em Santa Teresa são maravilhosas. Aproveite!

Orquidário do Jardim Botânico no Rio de Janeiro
Orquidário do Jardim Botânico no Rio de Janeiro

Roteiro de 4 a 7 dias no Rio de Janeiro

Resolvendo ficar mais dias no Rio de Janeiro, além de fazer o roteiro dos 3 dias já sugeridos acima, recomendo que faça as próximas sugestões.

4º dia – Que tal dar uma relaxada e curtir um dia de praias no Rio de Janeiro? O litoral do Rio é privilegiado e o que não falta são belas praias para te deixar na dúvida de onde ir. Você tem as opções de ficar pela Zona Sul mesmo, como eu já sugeri no 2º dia deste roteiro ou ir até a Barra curtir a Praia do Pepê, o Quebra-Mar e a Joatinga. Aconselho que alugue um carro no Rio neste dia e vá até as Praias Selvagens de Grumari (ou contrate um tour particular), passando pela linda Prainha, pela exótica praia de nudismo de Abricó e quem sabe até esticar até Barra de Guaratiba para conhecer o antigo sítio do paisagista Roberto Burle Marx que hoje abriga uma casa-museu e belíssimos jardins. A região possui um delicioso centro gastronômico com diversos restaurantes de frutos do mar.

Contrate um Day Tour pelas Praias Selvagens do Rio: Prainha, Grumari e Abricó

5º dia – E se você curte fazer trilhas, tire um dia para conhecer a Floresta da Tijuca, que fica no Parque Nacional da Tijuca, e tem o título de maior floresta urbana do mundo. Exatamente por isso é impossível conhecê-la em um dia, mas já dá para curtir algumas trilhas curtas e tomar uns banhos de cachoeiras. A Vista Chinesa é bem perto e também vale uma passada rápida para umas fotos. Tire a noite para curtir um agito no Baixo Gávea. É bem divertido e tem ótimos bares com uma galera bem bonita e jovem.

6º dia – Comece seu dia com um café da manhã no Parque Lage. De lá dá para ir de ônibus até Botafogo e fazer um Favela Tour no Santa Marta. É lá que está a laje do Michael Jackson e o famoso Mirante do Dona Marta que vai te deixar de cara para o Pão de Açúcar mais uma vez. Você pode fazer esse tour a pé por dentro da favela (mais imersivo e interessante) ou de teleférico (mais rápido e menos cansativo). A tarde sugiro o Favela Tour do Vidigal que vai te levar até o topo do Morro Dois Irmãos (aquele que figura o pôr-do-sol visto do Leblon, Ipanema e Arpoador). Lá de cima você terá uma vista incrível para a famosa Favela da Rocinha, além do Cristo Redentor, praias da Zona Sul e Lagoa Rodrigo de Freitas.

7º dia – Tire um dia inteiro para visitar Niterói, que fica do outro lado do Rio de Janeiro. Um dia vai ser pouco, mas já dá para fazer bastante coisa interessante. Se você for de barca isso pode te limitar um pouco quanto as distâncias dos atrativos, mas em compensação fará um passeio maravilhoso pela Baía de Guanabara. Recomendo mesmo alugar um carro no Rio e ir. Tem o Parque da Cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e as praias oceânicas de Itacoatiara, Piratininga, Itaipú e Camboinhas. Será um dia espetacular!

Pôr-do-sol visto da Pedra do Arpoador no Rio de Janeiro
Pôr-do-sol visto da Pedra do Arpoador no Rio de Janeiro

EXTRA! Dia de Aventuras – Quer um dia com mais aventura? Vá fazer um voo de asa-delta ou parapente. Você pode contratar o passeio na Praia de São Conrado. Mas se quiser apenas curtir o visual, também vale a pena subir até a Pedra Bonita. Mas também tem que ser de carro e você vai precisar reservar pelo menos uma manhã inteira para isso. Quer uma tarde tranquila? Opte por fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara, que vai te levar até as ilhas que tem em frente a Copacabana e Ipanema. Ou se você é realmente radical, tire 1 dia inteiro para fazer a Trilha da Pedra da Gávea. Além de longa é bastante cansativa.

Ou ir fazer um rafting no Rio Paraibuna, em Três Rios. Ou ainda realizar uma das travessias mais lindas do mundo, a Travessia Petrópolis x Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (você precisará de 2 ou 3 dias para isso).

Zona Sul vista do alto do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro
Zona Sul vista do alto do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

Indo além de 7 dias ou mais nos arredores do Rio de Janeiro

Bom, pra quem tiver mais do que 7 dias para ficar no Rio de Janeiro, eu realmente recomendo alugar um carro no Rio e partir para as explorar um pouco mais das cidades vizinhas. São tantas opções bacanas que vou listar, que você vai ter que voltar várias vezes ao Rio para poder fazer tudo.

Pra quem curte serraVisconde de Mauá, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Pra quem curte trilhasItatiaia, Visconde de Mauá, Petrópolis e Teresópolis.

Pra quem curte badalaçãoBúzios, Cabo Frio, Angra dos Reis e Juiz de Fora.

Pra quem curte praiaIlha Grande, Arraial do Cabo, Búzios, Trindade, Paraty e Niterói.

Pra quem curte históriaParaty, Petrópolis, Valença.

Com tantas opções assim, tenho certeza que você vai querer voltar e planejar ficar mais dias por aqui. Não é mesmo? E se você gosta de futebol, tente ir assistir a um jogo no Maracanã ou fazer um tour por lá e visitar o Museu do Futebol que fica lá também. Para quem é fã de Carnaval também vale a pena conhecer o Sambódromo e a nova Cidade do Samba.

Prainha, o reduto do surf e uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro
Prainha, o reduto do surf e uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro

Dicas de bairros onde ficar hospedado no Rio de Janeiro

Se é a sua primeira vez no Rio de Janeiro, eu recomendo ficar hospedado em algum hotel/pousada/albergue pela Zona Sul mesmo: Copacabana, Botafogo, Ipanema, Leblon, etc. Fica mais próximo dos principais pontos turísticos e a facilidade de locomoção é maior (tanto com ônibus, taxi ou metrô).

Pra quem quer agito a noite, há várias hospedagens no Centro da Cidade, em Santa Teresa e Lapa (porém eu não acho seguro de andar à noite). Se você quer estar no meio onde tudo acontece, as melhores opções são na Zona Sul mesmo. Eu sempre recomendo as hospedagens de Ipanema e Leblon para meus amigos, pois não gosto muito dos hotéis baratos em Copacabana e os hotéis da orla costumam ser bem caros. As opções de hospedagem no Leme também são legais, e a praia por lá é uma delícia. Se hospedar em Botafogo também é uma ótima opção. O bairro é tranquilo e de fácil mobilidade.

Se você gosta de mais tranquilidade ou tem a intenção de fazer uma viagem mais calma e conhecer as praias selvagens de Grumari, recomendo ficar pela zona oeste, nas hospedagens da Barra ou Recreio. Apesar de ser mais longe dos principais pontos turísticos, nada que um carro alugado não resolva. Aliás, recomendo muito se você resolver ficar em uma hospedagem na Barra da Tijuca ou Recreio.

Caso resolva passar uma noite em Niterói, a cidade também possui excelentes hotéis a bons preços até mesmo na orla das praias oceânicas. Vale a pena pesquisar os preços de hotéis em Niterói.

Pôr-do-sol com os Kitesurfs na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca
Pôr-do-sol com os Kitesurfs na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca

Concluindo

Bom, espero que tenham gostado das minhas dicas. O post ficou enooooooorme, mas acredito que eu tenha explicado direitinho. Vale notar que as dicas são baseadas no meu gosto e estilo de vida também. Caso tenham dúvidas, sugestões ou dicas, por favor, podem deixar aqui nos comentários do blog. Terei o maior prazer em responder. E se gostou do post, compartilhe com seus amigos também.

Booking.com
Priority Pass

36 Comentário

  1. Nunca comento rm blog nenhum.Mas.tenho que dar os Parabéns pela postagem enorme e super válida. Eu que mora no Rio não conheço tudo e aqui você descreveu bem os melhores lugares pra visitação. Um dia trabalharei com o que amo também. Parabéns pela matéria e seu trabalho.

    • Oi Patricia, que legar ler esse seu comentário. Fico muito feliz em saber que estamos ajudando até mesmo os moradores do Rio. Corra atrás dos seus sonhos. Muito obrigado pelo seu comentário e volte sempre. 😉

  2. Olha eu aqui Mauricio… ano passado seguimos seus passos em Alagoas.. esse ano Rio!!! então… primeira pergunta… pode sugerir um bar de legal de música boa?(pop,rock,reggae..)

    • Oi Jeanine, acredito que você vai encontrar essa boa música no Circo Voador (indicado no post), mas ele não é bem um bar, e sim uma casa de shows. Não sou muito de frequentar barzinhos, então convidei uns amigos para virem aqui me ajudar na resposta também. Vamos aguardar, blz? 😉

    • Olá Jeanine, tudo bom? A convite do Maurício, vim aqui colocar um pouquinho do que conheço da night carioca rsrs… Eu adoro uma baladinha, mas já logo lhe adianto que o Rio de Janeiro carece – e muito – de bares com músicas ao vivo. Você até encontra com certa facilidade lugares com música ambiente, mas ao vivo é difícil.
      Então, antes de mais nada, vou te indicar a leitura do meu post no meu blog sobre um Guia Gastronômico do Rio, com restaurantes e bares, inclusive algumas festas, que recomendo na cidade: http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/05/rio-de-janeiro-guia-gastronomico.html

      Agora, o que eu posso logo te sugerir na Zona Sul que tem boa música e são bares bacanas e descolados:
      1) Mud Bug de Copacabana (Rua Rodolfo Dantas) – esse está até no guia Eat in Rio
      2) Palaphita Kitch do Jockey Club (fica dentro do Jockey e sempre tem um DJ e música animada aos finais de semana)
      3) Bar Bukowski (em Botafogo, é mais voltado para o pop rock e às vezes tem banda, mas sempre tem música com DJ).

      Espero ter ajudado!
      Maurício, bora sair mais de casa à noite! Tem muita coisa bacana pela cidade!!! =P =P

      Abraços a todos,
      Lily Pestana

  3. Oi Maurício tudo bom?
    Encontrei este post onde tem dicas fantásticas. Parabéns, para quem adora viajar tem lugares lindos para ir sonhando com uma visita :). Cheguei ao seu post porque andava procurando ideias e estou tentando organizar um roteiro pelos arredores do Rio de Janeiro.
    Vou de Portugal no mês de Setembro e tenho 2 semanas para conhecer parte do Brasil, mais precisamente a região entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Tenho uma amiga em Resende (RJ) e outra em São Paulo. E em duas semanas gostava de aproveitar o máximo e gastar o mínimo :).

    O que é que você me sugere para fazer durante essas semanas?

    Fico à espera de dicas 🙂
    Diana

    • Oi Diana, as opções são muitas! Nós citamos várias no texto, mas vai depender do que você gosta de fazer. Você pode explorar um pouco mais das cidades vizinhas do Rio. São várias opções bacanas.

      Se você curte serra – Visconde de Mauá, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
      Se você curte trilhas – Itatiaia, Visconde de Mauá, Petrópolis e Teresópolis.
      Se você curte badalação – Búzios, Cabo Frio, Angra dos Reis e Juiz de Fora.
      Se você curte praia – Ilha Grande, Arraial do Cabo, Búzios, Trindade, Paraty e Niterói.
      Se você curte história – Paraty, Petrópolis, Valença.

      Bjs.

  4. Olaa!! Bom dia…Obrigada pelo post, me ajudou a tomar algumas decisões, vou passar 4 dias sozinha no Rio e estava sem saber o que fazer, vou seguir o roteiro de 3 dias e no quarto dia Rock in Rio!!! … Eu ficando hospedada em Ipanema, vou gastar muito com taxi até o rock in rio? … Pensei em dividir os dias e me hospedar em dois lugares. Mas acho que vou gastar mais né? Bom….vou na sorte hehehe….abraços 🙂

  5. Estive no Rio de Janeiro em Junho com minha esposa e filha, sou de Santa Catarina. Compramos um voo panoramico pela internet.

  6. Caraca, estarei indo para o rio nas olimpiadas e quero visitar alguns locais..
    Parabens pelo post incrivelmente importante e válido.

  7. Olá Maurício. Ótimas dicas no blog.
    Estarei no Rio com esposa é uma filha de 2 anos e meio durante 7 dias a partir do dia 15 fevereiro, já nos hospedamos por 3 vezes na zona sul, dessa vez queremos nos hospedar na zona oeste. Mas esta difícil entre ficar próximo ao mar tendo menos opções ou alugar um carro e ficar nas regiões ao redor do lago. No caso de alugar um carro é fácil acesso para estacionar nas praias do Pepe e recreio? Não vamos passear muito, queremos mais descanso por já conhecer bem os pontos turísticos mais famosos. Queríamos mudar. Na zona sul existem os carros particulares que fazem translados aeroporto hotel/ hotel aero… Mas na barra não consegui nenhum.
    O passeio que você faz para as praias selvagens acomoda uma criança nesse idade da minha?
    Se puder ajudar agradeço.

    • Oi Stevan, já deu uma olhada no IBIS da Barra? Ele sempre tem bons preços e fica de frente pro mar. Ele só não tem café da manhã, mas tem uma mini-cozinha. O Mercure Barra tb fica de frente ao mar. Recomendo vocês verem tb o KS Residence Barra. Que são aptos completos com cozinha e café inclusos. Nos 2 primeiros tem estacionamento pago (por diária) ou pode estacionar na praia mesmo. E o segundo tem estacionamento na rua tb, bem tranquilo e próximo a ótimos restaurantes.

      Do aeroporto pra Barra você pode pegar um taxi. O custo é aprox. 100 reais. E tem também o Uber que funciona muito bem por aqui.

      Serei sincero, nunca fiz esse tour com crianças. Mas acredito que seja tranquilo sim. O tour é para 2 a 4 pessoas. Posso fechar esse dia só para vocês 3. Tenho barraca e cadeiras de praia. E nas praias tb tem pra alugar mais se precisar. Se desejar marcar, faça contato por email ou o telefone que está na matéria.

      Agradeço seu comentário desde já. Abs.

  8. Estarei indo ao Rio no Carnaval de 2017, preciso de algumas dicas e se posso ficar hospedado no Ibis Centro, pois acho que seria mais perto dos blocos e do sambódromo, será que é recomendável? Vou usar táxi, bikerio e metrô. Vou com minha esposa.
    Obrigado pela atenção.

    • Oi Rodrigo, acho que é uma ótima opção! É perto de tudo que vocês estão buscando no Rio. Vai ser ótimo!
      Por favor, se puder, faça a reserva do hotel pelos nossos links do Booking (nosso parceiro) na matéria. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a poder viajar mais para trazer dicas sempre legais pra vocês. 😉
      Abs

  9. Ola Mauricio, tudo bem? Meu nome e Cristina sou do Amazonas e estou viajando pro Rio dia 03 Maio com um grupo de amigos da Colombia 9 pessoas em total e amei suas dicas. Tou precisando so organizar direitinho nosso roteiro. Temos 9 dias disponiveis e queremos visitar, o Rio, a Regiao dos Lagos, Buzios e Ilha Grande. Voce recomenda comercarmos por onde? Estarei anciosa aguardando sua resposta… Tem como vc me passar teu whatsapp? Um abraço e grata pela atençao.!!

    • Oi Cristina, esse roteiro que você quer é muito apertado para 9 dias. Vai ser bem corrido, mas talvez seja possível sim. Comece pelo Rio, depois Região dos Lagos (Búzios, Arraial e Cabo Frio são praticamente grudadas) e depois vá pra Ilha Grande, q é mais distante. Bjs

  10. Olá mauricio
    vou para o Rio dia 8/ de julho ficarei uma semana e queria conhecer o MARACANA TBM, o que vc indicaria para conhecer no msm dia tbm? vamos ficar hospedado no Recreio!

    • Oi Mayara, do Maracanã você pode tentar conhecer a Floresta da Tijuca, ou ir direto pra Zona Sul e fazer os passeios básicos (Cristo e Pão de Açúcar). São muitas as opções! Dê uma olhada direitinho em nossa sugestão de roteiro que tem váaaaaarias! Bjão

  11. oi maurício parabéns ,suas informações me ajudarão bastante vamos dia 14 a 21 e vou aproveitar suas dicas mas queria conhecer uma gafieira, e uma escola de samba tem alguma pra me indicar

    • Oi Tânia, a gafieira vou ficar te devendo indicações, mas sei que na região da Lapa e Santa Tereza você vai encontrar facilmente várias opções (mas não sei as melhores). Quanto às escolas de Samba, já fomos na Unidos da Tijuca, Mocidade, Grande Rio e Salgueiro, e são todas muito animadas! Você vai adorar.

  12. Parabéns pelo site, você conseguiu direcionar a todos para os melhores pontos, nos melhores horários.
    Espero poder também ajudar você indicando uma empresa de confiança para aluguel de van e carros executivos.
    Será que não podemos fazer uma parceria?
    Abraços.

  13. Maurício, meu querido conterrâneo (Sou de Porto Seguro/BA),
    gostaria de parabeniza-lo pelo excelente post… é bem explicativo e interessante.
    Vou pro Rio pela 2º vez no início de novembro/16… pretendo dessa vez ir a Petrópolis, mas me organizei para passar apenas 1 dia lá. O que me indica de locais e gastronomia para aproveitar esse tempinho tão curto?

    • Oi Laiza, caramba… 1 dia só? Bom, faça o tour básico do centro histórico, visite os museus (principalmente o Museu Imperial) que estão próximos e aproveite os muitos restaurantes que estão na área tb. É tudo fácil e da pra fazer a pé mesmo. Bjs do baiano carioca! Hehehe

  14. Olá Maurício!!! Amamos seu site!! Jâ fomos uma vez ao Rio e amamos!!! Somos do interior SP e iremos ao Rio daqui 3 semanas, com nossos 2 filhos, de 10 e 4 anos. Nos dê uma dica para uma semana por favor!! Abraços!!!!

  15. Mauricio, boa tarde!
    Muito bom o seu blog. Iremos pro Rio no carnaval de 2017, com direito ao sambódromo no domingo.
    Poderia nos dar algumas dicas….chegaremos no sábado de manhã, e vamos embora na terça a noite.
    Vamos ficar hospedados no centro, somos 4 adultos e minha filha de 16 anos.
    Somos paulistanos, da Moóca, belo
    Desde já agradeço. Bjss

Deixe seu Comentário