Em uma das áreas mais preservadas, com Mata Atlântica nativa e natureza exuberante, a Praia do Abricó está no circuito das praias selvagens do Rio de Janeiro, das quais eu falo sempre aqui no blog e amo tanto. Porém esta tem um diferencial. Nela é permitida a prática do naturismo.

Situada na Área de Proteção Ambiental de Grumari, a Praia do Abricó possui aproximadamente 1 km de extensão e entre seus frequentadores estão famílias, casais, jovens, idosos e crianças. Ela é uma das duas praias naturistas oficiais do estado do Rio de Janeiro. A outra é a Praia Olho de Boi, e fica em Búzios. Breve irei lá para mostrá-la também aqui no blog.

Aproveite e procure pousadas, albergues, apartamentos e hotéis onde ficar no Rio de Janeiro

A entrada fica "escondida" no canto esquerdo da praia
A entrada fica “escondida” no canto esquerdo da praia
Essa é a visão assim que você entra na Praia do Abricó
Essa é a visão assim que você entra na Praia do Abricó

Muitos se perguntam qual o objetivo do banho de sol pelado. Eu diria que é a integração total com a natureza. E o principal, aprender a respeitar o próximo por sua essência e não pelos seus bens materiais ou atributos físicos. Esse foi um trabalho árduo de muitos anos dos praticantes e que vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.

Também pudera. A natureza foi generosa com o litoral do Rio de Janeiro. A geografia da Praia do Abricó ajudou para que os naturistas a escolhessem pelo bom nível de privacidade e tranquilidade que sua localização oferece. Longe do olhar dos curiosos. Essa é a praia de nudismo no Rio de Janeiro que todos que conhecem se apaixonam.

Um pedaço do paraíso em pleno Rio de Janeiro. É ou não é?
Um pedaço do paraíso em pleno Rio de Janeiro. É ou não é?
Apesar das pedras, existem muitas áreas para banho e é muito bom nadar sem roupa
Apesar das pedras, existem muitas áreas para banho e é muito bom nadar sem roupa
São aproximadamente 1 km de praia reservada ao nudismo
São aproximadamente 1 km de praia reservada ao nudismo

As Praias Naturistas Oficiais e a Praia do Abricó

Com a oficialização da Praia do Pinho (SC) em 1983 como a primeira área naturista oficial do Brasil, foi inevitável que a regulamentação partisse para outros estados também. Mas era preciso organizar para não virar bagunça. Foi então que em 1988 nasceu a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) com um papel fundamental. Após um longo tempo de batalha, eis que em 1996 foram aprovadas as Normas Éticas do Naturismo Brasileiro, que devem ser respeitadas e difundidas pelos usuários das praias e clubes naturistas do país.

As 8 Praias Oficiais de Nudismo no Brasil

No Brasil, todas as praias oficiais para a prática do naturismo são reconhecidas por decretos municipais, uma vez que a Lei do Naturismo do Brasil ainda não foi aprovada. Para ser considerada oficialmente naturista, a praia deve receber certificação da federação. São elas:

  • Massarandupió (Bahia)
  • Barra Seca (Espírito Santo)
  • Tambaba (Paraíba)
  • Abricó (Rio de Janeiro)
  • Olho de Boi (Búzios – Rio de Janeiro)
  • Galheta (Santa Catarina)
  • Pinho (Santa Catarina)
  • Pedras Altas (Santa Catarina)

Veja nossa matéria completa falando um pouco mais sobre as praias de nudismo oficiais do Brasil. Temos também uma lista com todas as praias onde a prática do nudismo ainda não foi oficializada. Conheça todas as praias de nudismo do Brasil.

Abricó fica ainda mais bonita no cair da noite
Abricó fica ainda mais bonita no cair da noite
O céu muda a cada minuto e as tonalidades o deixam ainda mais lindo
O céu muda a cada minuto e as tonalidades o deixam ainda mais lindo
Mas é o pôr-do-sol da Praia do Abricó que eu mais amo!
Mas é o pôr-do-sol da Praia do Abricó que eu mais amo!

Como chegar na Praia do Abricó

A praia de Abricó fica na Avenida Estado da Guanabara. É só seguir pela estrada que leva à Praia de Grumari. Saindo da Barra e passando pelo Recreio dos Bandeirantes, a Praia do Abricó fica logo após a Prainha. Após estacionar, desça na praia normalmente e siga pelo canto esquerdo até umas pedras grandes. A partir deste ponto é obrigatório tirar a roupa.

Caso tenha vergonha no início, as regras permitem entrar de roupa por um tempinho para adaptação. Após isso, é obrigatório ficar pelado.  Nos finais de semana os integrantes da Associação Naturista da Praia do Abricó estão sempre por lá dando orientações os banhistas e explicando um pouco mais sobre a prática do naturismo.

Vejam também:

Day Tour nas Praias Selvagens do Rio

As Praias + lindas do Rio: Prainha e Grumari

Praia do Secreto, um paraíso escondido

Confesso que no começo eu tive um pouco de vergonha, mas ela foi embora nos primeiros minutos e garanto pra vocês que não tem nada mais gostoso do que tomar um banho de mar sem roupa. E com o tempo… praticar esportes, jogar frescobol, beber e conversar com os amigos.

Se quiser, dá pra passar o dia todo por lá. Na Praia de Abricó tem uma barraquinha com bebidas e petiscos simples. Você também pode levar seu lanche, mas por favor, nada de farofada na praia, ok? Tem um restaurante próximo que você pode ir também se a fome bater. Mas com roupa, pois ele fica fora da área naturista.

Poucas praias do Rio de Janeiro são próprias para banho. Em Abricó sempre é!
Poucas praias do Rio de Janeiro são próprias para banho. Em Abricó sempre é!
E pra provar que eu fui e vivi essa experiência, aqui está a foto, com tarja é claro! ;)
E pra provar que eu fui e vivi essa experiência, aqui está a foto, com tarja é claro! 😉

Vale lembrar que o “preconceito” só existe sem o conhecimento. Se você ter vontade, mas nunca foi a uma praia nudista, só saberá a verdadeira sensação quando for lá para sentir a experiência pessoalmente. Eu garanto: irá se tornar um naturista de carteirinha!

Pesquise bons preços de pousadas, albergues, apartamentos e hotéis onde ficar no Rio de Janeiro

Veja mais fotos na Fanpage do Trilhas e Aventuras! Tem muito mais fotos que tiramos e evitamos publicar por aqui.

Quem já foi? Quem tem vontade de ir? Contem pra gente suas experiências. Aguardamos seus comentários e interação nos posts. 😉

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

13 Comentário

  1. Freqüento essa praia a alguns anos e realmente a impressão é que você esta no paraíso.Tomar banho de mar nu é bom demais, nao tem coisa melhor.Depois de experimentar muitos só vão preferir praias naturistas.E com certeza,essa praia sempre está própria para o banho, é limpissima e naturalmente linda.Quem for vai querer voltar.

  2. […] O roteiro preparado por ele começa cedo, onde a proposta é conhecer diversas praias desde a Barra da Tijuca até Grumari, passando por uma orla encantadora, cortando estradas nas encostas das montanhas com mirantes belíssimos e diversas paradas para fotos, finalizando o passeio em uma das praias de nudismo mais famosas do Brasil, a Praia de Abricó. […]

  3. Amei a matéria, fiquei doida pra conhecer. Tive o privilégio de visitar a Olho de Boi, em Búzios, e adorei! É sensacional a integração com a natureza! Virei naturista de carteirinha rsrsrs.

  4. Boa tarde, eu gostaria muito de saber como é e conhecer uma praia de nudismo, tenho muita vontade mesmo. Porém gostaria de companhia para me apresentar como é lá, Sou do Rio de Janeiro. Quem quiser me ajudar nisso me envie um email ou responde aqui.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here