Que a Prainha é uma das minhas praias favoritas no Rio de Janeiro isso já não é mais novidade pra vocês né? Eu simplesmente amo este lugar exatamente por sua exclusividade e preservação, e estou sempre batendo ponto por lá apesar de nunca ter feito a trilha do Mirante do Caeté na Prainha.

O Parque Natural Municipal da Prainha foi criado a pedido dos surfistas e banhistas que frequentam a área com o objetivo de impedir a construção de condomínios no local. O que seria um verdadeiro absurdo, pois mais uma parte da Mata Atlântica iria ao chão para que as casas e prédios fossem construídos.

Inclusive, recentemente ganhou a Bandeira Azul, que é uma certificação internacional de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. Para obter o selo é necessário atender a vários critérios estabelecidos pela ONG que organiza, dentre eles, promover a educação e informação ambiental, a qualidade da água para banho, a gestão ambiental, a segurança e os serviços em torno da praia.

Mapa do Parque Natural Municipal da Prainha
Mapa do Parque Natural Municipal da Prainha
Vista da Prainha do meio da trilha
Vista da Prainha do meio da trilha

A incrível vista do Mirante do Caeté

A trilha no parque é toda sinalizada e possui aproximadamente 800 metros. Do Mirante do Caeté é possível avistar diversos pontos do Rio, tais como a Praia da Macumba, a Pedra do Pontal, a Reserva, todo o Recreio dos Bandeirantes, a Barra da Tijuca e em dias de boa visibilidade, a Pedra da Gávea. O percurso é bem tranquilo de fazer, com inclinação suave e em questão de 30 minutos já está lá no topo. Garanto que o visual compensa.

Se quiser dá pra passar o dia ali mesmo. Não no mirante, é claro. Mas na Prainha, jogado na areia e tomando um delicioso banho de mar. Ela possui quiosques e vendedores ambulantes com lanches e bebidas. Na saída, ainda pode tomar uma ducha de água doce que tem no banheiro do parque. Para almoçar, a dica é pegar o carro e continuar até Grumari ou Guaratiba. Os restaurantes são bons e possuem preços convidativos.

Para chegar à Prainha é fácil, mas no verão é preciso acordar cedo pois há limite do número de carros que podem entrar na estrada que dá acesso às praias selvagens do Rio de Janeiro. Existem poucas vagas no estacionamento que fica entre a praia e o parque, e a disputa é grande. Além disso, não há transporte público e nem vans.

Vista do Mirante do Caeté, na Prainha
Vista do Mirante do Caeté, na Prainha
Curtindo o visual do Mirante do Caeté, na Prainha
Curtindo o visual do Mirante do Caeté, na Prainha
Vista do Mirante do Caeté, na Prainha
Vista do Mirante do Caeté, na Prainha
Cento de visitantes do Parque da Prainha
Cento de visitantes do Parque da Prainha

Dicas do que levar pra trilha

  • O ideal é ir de tênis, mas vi muita gente fazendo a trilha de chinelo mesmo;
  • Garrafinha de água para se hidratar durante a trilha;
  • Uma fruta ou barrinha de cereal caso queira ficar mais tempo lá em cima;
  • Boné ou chapéu e filtro solar para se proteger do sol;
  • Não vi/senti mosquitos, mas se achar que deve, passe repelente antes de começar;
  • Coloque tudo numa mochila confortável e traga o lixo de volta.
A Prainha é o point dos surfistas cariocas
A Prainha é o point dos surfistas cariocas
Ondas perfeitas atraem os surfistas para este paraíso no Rio de Janeiro
Ondas perfeitas atraem os surfistas para este paraíso no Rio de Janeiro
A Prainha é o cantinho predileto dos artistas e atrai muita gente bonita
A Prainha é o cantinho predileto dos artistas e atrai muita gente bonita

Para finalizar, recomendo demais esse passeio. Para resumir: o ideal é chegar cedo, subir a Trilha do Mirante do Caeté e passar o dia pela Prainha, tomando um bom banho de mar e curtindo o visual belíssimo da enseada. Quando a fome bater, coma por ali mesmo e voltará para casa revigorado.

Veja mais fotos dessa trilha na Fanpage do Trilhas e Aventuras.

Trilha do Mirante do Caeté
Avenida Estado da Guanabara, s/nº – Estrada para Grumari
Horário de visitação do parque: 8 às 17hs (até às 18hs no verão)
Possui estacionamento no local, banheiros e duchas.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here