Sim, eu vi, e foram muitas! Cores vibrantes, gente bonita e muita alegria. Vi gente guerreira trabalhando em pleno sábado, para vencer e crescer na vida. Essa é a realidade de muitas favelas no Rio de Janeiro que sempre venderam a ideia contrária e que agora estão mudando a forma de pensar.

O turista de fora quando vem ao Brasil quer ter contato com a cultura e com gente local, e as favelas estão se preparando a cada dia para recebê-los da melhor forma possível. No Rio, oSanta Marta, em Botafogo, foi a primeira favela a ser pacificada e receber o apoio da polícia do estado. Com a criação das UPPs o turismo só teve a ganhar.

Estátua do rei do pop na laje do Michael Jackson
Estátua do rei do pop na laje do Michael Jackson

Favela Tour no Santa Marta

Um dos grandes motivos que me levaram a fazer o Favela Tour no Santa Marta foi ter a oportunidade de conhecer e adentrar pela primeira vez uma dessas comunidades do Rio de Janeiro. Em especial esta, por ter a mundialmente conhecida Laje do Michael Jackson, o qual sou fã incondicional, Hehehe… Sem falar que outras personalidades internacionais também já passaram por lá, tais como: Madonna, Beyonce, Alicia Keys, Hugh Jackman, Spike Lee, e muitos outros.

Mas esta minha visita a favela não era apenas um tour e sim um Raid Fotográfico organizado pelo grande blogueiro Pedro Serra, do Blog Sem Destino. Este foi o 2º #RaidSemDestino e teve a participação de mais de 40 pessoas, entre curiosos, fotógrafos e aspirantes. Dê uma olhada no vídeo que ele fez para ver como foi o tour na favela.

[vimeo id=”41745614″ width=”600″ height=”350″]

Vale lembrar que a CORAL é a responsável pelo projeto de levar mais cor para o Brasil, chamado “Tudo de cor para você”. Ficamos sabendo que agora ela vai pintar outras casas e a comunidade ficou muito feliz com a notícia. Parabéns pelo projeto que também já levou mais cores para São Paulo, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, João Pessoa e Mauá. Os projetos que já vi os resultados pessoalmente foram nas cidades de Salvador, Paraty, Olinda, Recife e Ouro Preto.

O Mirante do Pedrão tem essa vista
O Mirante do Pedrão tem essa vista

ATRAÇÕES

A localização privilegiada do Santa Marta revela grandes surpresas ao visitante. Depois do sobe e desce das ladeiras, das ruas estreitas, nos deparamos com uma maravilhosa vista do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, sem falar nas paisagens da Lagoa Rodrigo de Freitas e dos bairros vizinhos.

O Mirante do Pedrão possui uma vista privilegiada do Pão de Açúcar. É algo como você nunca viu e certamente não irá esquecer jamais. Mas para mim, a Laje do Michael Jackson foi o ponto alto do passeio. Precisava dar um abraço nele e registrar uma foto com a mesma pose, Hehehe.

GALERIA DE FOTOS

Publiquei mais fotos em nossa Fanpage no Facebook. Dê uma olhada por lá, curta, comente e compartilhe. Vou adorar ler os comentários de vocês.

COMO CHEGAR

De Carro – Chega-se à entrada da favela pela Rua São Clemente, na altura do número 307, onde se localiza o Posto Shell. Depois subir a direita pela Rua Marechal Francisco de Moura até a estação do Plano Inclinado, ou estacionar pelas redondezas.

De Metrô – Saltar na Estação Botafogo e seguir pela Rua São Clemente por aprox. 10 minutos até o local.

De Ônibus – Pegar qualquer ônibus que passe na Rua São Clemente e saltar no ponto em frente à favela.

Chegando lá, procure o Centro de Informações ao Turista, que fica na Praça Corumbá.


Exibir mapa ampliado

MAIS INFORMAÇÕES

O valor do Favela Tour no Santa Marta pode variar entre 30 e 50 reais (os valores podem mudar na alta temporada). Existem passeios de Jeep que levam até o topo pela estrada de Laranjeiras, porém você não aproveita nada do tour na favela e a comunidade não ganha nada com isso. Além disso o passeio costuma ser muito mais caro. A pé é muito mais legal!

O ideal é agendar o passeio por telefone ou email: (21) 7739-2266 / 8158-6531 ou gilson.toursantamarta@gmail.com

O pessoal tem até perfil no Facebook. Sigam para saber mais novidades sobre o projeto: http://www.facebook.com/favelatour.santamarta

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

8 Comentário

  1. Bacana o Post Mauricio! Também curti participar e fazer vídeos e fotos desse lugar fantástico e conhecer pessoas e histórias incriveis, assim como apreciar um belo visual da cidade!

  2. Valeu, Maurício… fico feliz de ter realizado o seu sonho de infância de dançar com o Michael Jackson,… hehehe.

    E as fotos estão ótimas!!! Parabéns…

  3. Parabens pela visita do grupo. Interessados podem fazer o tour com a gente no blogger acima.
    Venha conhecer o Santa Marta, saber o que rola aqui dentro, eventos, cultura e tudo mais no nosso blogger que já é referencia em varias matérias e jornais totalizando mais de 48 enttrevistas pros melgores jornais nacionais e mundiais. Chegamos recentemente a 25 mil acessos.

    Precisar conte com a gente, conte com os guias locais.

    Thiago Firmino 9177-9459.

    Espie e espalhe o blogger…Valeuuuuu

  4. […] Favela Tour no Santa Marta Esse é um dos posts mais visitados do blog. Também pudera, hoje em dia os turistas não querem apenas visitar pontos turísticos, eles buscam experiências e contato com a cultura local. E na Favela Santa Marta além de encontrar tudo isso, eles descobrem vistas exclusivas e paisagens belíssimas do Rio. É de cima do morro pacificado que temos a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Vale o clichê para expressar o sentimento que é de tirar o fôlego. Mas para mim, a Laje do Michael Jackson foi o ponto alto do passeio. Precisava dar um abraço nele e registrar uma foto com a mesma pose do cara que sou muito fã. O Favela Tour tem início na Praça Corumbá. Chegando lá procure o Centro de Informações ao Turista. Você pode subir pelo teleférico ou a pé (a experiência é muito melhor, recomendo). […]

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here