Que o Brasil é a bola da vez, isso não podemos negar. Com a chegada dos grandes eventos por aqui ainda sentimos falta da infraestrutura básica para receber o turista nacional e internacional. Os problemas nos aeroportos no Brasil são diversos, mas quais os principais? Eles têm solução? Vai dar tempo de melhorar para a Copa e Olimpíadas?

Nesta segunda (11/06/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 10 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes. Desta vez ocupamos o 1ª lugar nos Trend Topics Brasil.

Aeroporto de Guarulhos, uma das principais portas de entradas no Brasil
Aeroporto de Guarulhos, uma das principais portas de entradas no Brasil

Vejam as perguntas que fizemos:

Q1 – Em termos gerais, o que você sente mais falta nos aeroportos no Brasil?
Q2 – O Wi-Fi grátis e de qualidade nos aeroportos é importante para você?
Q3 – Você já teve problemas em algum aeroporto no Brasil? (bagagem, roubo, atrasos)
Q4 – Quais os piores aeroportos brasileiros? E os melhores?
Q5 – O que vocês acham dos preços abusivos praticados nos aeroportos? (comidas, duty free, taxi)
Q6 – Os acessos aos aeroportos também precisam ser melhorados, o que pode ser feito?
Q7 – A privatização vai resolver o problema dos aeroportos no Brasil?
Q8 – Os aeroportos brasileiros estão preparados para a Copa e as Olimpíadas? O que deve ser melhorado?
Q9 – Você já precisou dormir em um aeroporto? O que tem a dizer sobre essa experiência?
Q10 – Para finalizar, enviem links de posts relatando suas experiências (boas e ruins) em aeroportos.

O que foi falado no debate

O debate começou com respostas quentes para a primeira pergunta. A infraestrutura básica, melhor atendimento, respeito com o cliente, e gestão competente foram alguns dos pontos mais citados quando perguntamos sobre o que os participantes sentem falta nos aeroportos. O Jodrian enviou um link muito interessante:

O acesso a internet grátis através de pontos Wi-Fi nos aeroportos também foram bastante citados, porém perto de tantos outros problemas maiores, ele definitivamente não ganhou destaque como prioridade. Visto que diversos aeroportos no mundo já dão aos seus usuários o direito a usar conexões de boa qualidade enquanto esperam o voo, o Brasil está ficando pra trás.

Em relação aos problemas com bagagem – desvios, roubos de pertences, danos – praticamente todos relataram fatos pessoais ou de parentes e amigos próximos. Além disso os atrasos já viraram rotina. Isso é mais preocupante quando os passageiros precisam  chegar a um destino para fazer uma conexão para outro. Tivemos inclusive relatos de diversas pessoas que já tiveram que dormir no chão ou nas cadeiras enquanto aguardavam por seus voos.

Os aeroportos do sul/sudeste foram os mais elogiados, enquanto os do norte/nordeste deixaram a desejar entre os participantes do debate. As rotas de chegada e saída precisam ser melhoradas, e em unanimidade todos concordaram que precisamos de transportes de massa eficientes ligando os aeroportos ao centro das cidades. Em muitos países o metrô é a melhor opção, e porque não no Brasil?

E os preços abusivos praticados nos taxis, lojas, restaurantes e cafeterias nos aeroports? Nem o Duty Free se salvou. Está cada vez mais caro usar esses serviços e todos estão evitando ao máximo. Vejam a resposta do Marcelo Valente sobre essa questão:

Sobre a privatização dos aeroportos no Brasil, a maioria dos participantes do debate concordou que pode melhorar, mas vai depender de uma boa equipe administrativa para que a coisa funcione como esperado. O caderno de política do Estadão já fez uma enquete com essa pergunta e 59% dos votantes concordam que vai melhorar.

Já Gustavo Murad, colunista do Blog 1A (da Amadeus) afirmou em uma matéria sobre o mesmo assunto. “Com esta mudança, a expectativa é que o quadro crônico de estagnação dos aeroportos, que prejudica usuários e agentes da indústria, deverá ser ao menos melhorado num curto espaço de tempo e possivelmente solucionado em definitivo se houver continuidade e uma gestão firme, com visão de longo prazo”, disse Gustavo.

Infográfico prevê como serão os aeroportos no Brasil | Fonte: Blog da Amadeus
Infográfico prevê como serão os aeroportos no Brasil | Fonte: Blog da Amadeus

Mas a pergunta que todos estavam esperando era sobre a Copa e as Olimpíadas. Porém o grupo ficou bastante dividido nas respostas. Alguns acham que não vai dar tempo de deixar tudo pronto, enquanto outros acreditam que o “jeitinho brasileiro” vai superar todos os problemas e que faremos uma linda festa. Assim eu espero.

Por fim, gostaria de agradecer ao Jonathan, do blog Eu Vou de Mochila, e ao Luiz Jr., do blog Boa Viagem pela ajuda com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

Vida de Turista – Problemas dos Aeroportos no Brasil
Se Pluga no Mundo – Os problemas nos aeroportos do Brasil tem solução
Eu vou de Mochila – Transtornos nos Aeroportos Brasileiros
Andarilhos do Mundo – Problemas nos Aeroportos

Envie o seu link também!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here