Jornada Mundial da Juventude, Copa da Confederação, Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas. Cinco grandes eventos no Brasil que terão repercussão mundial. Será que vamos conseguir nos preparar a tempo para receber tantos turistas ao mesmo tempo? As cidades que irão sediar estarão preparadas?

Nesta quinta (20/12/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 10 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.

Vejam as perguntas que fizemos:

P1 – Qual seu nome, de onde você é? E o que acha dos grandes eventos dos próximos anos no Brasil?
P2 – Estamos preparados para receber os próximos grandes eventos esportivos no Brasil? Vai dar tempo de nos prepararmos?
P3 – Qual a cidade mais preparada para receber eventos desse porte? E a menos preparada?
P4 – Segurança, transporte público e aeroportos. Qual será o pior dos problemas nos grandes eventos?
P5 – O Brasil está pronto para receber turistas em massa que precisam de acessibilidade?
P6 – Faltam políticas de saúde, educação e segurança! Será a Copa e as Olimpíadas a nossa prioridade no Brasil?
P7 – Após esses eventos, acham que a imagem do Brasil lá fora estará melhor ou pior?
P8 – As organizações desses eventos devem se preocupar com questões de sustentabilidade? Como?
P9 – Qual o legado que esses grandes eventos deixarão para a população do Brasil?
P10 – Qual a sua visão para a Copa e as Olimpíadas no Brasil? Positiva ou negativa?

Canteiro de obras do Estádio Grande Rio, em Porto Alegre
Canteiro de obras do Estádio Grande Rio, em Porto Alegre

O que foi falado no debate

A resposta foi unânime: “ainda não”. Acredito que ainda temos um longo caminho a percorrer para conseguirmos satisfazer os turistas mais exigentes que estarão chegando no Brasil. Mas acredito que ainda temos uma vantagem. Por natureza somos um povo bastante hospitaleiro. O que já é uma grande vantagem para uma melhor entrega dos serviços.

O Leandro Simoni lembrou-se de um belo exemplo que o Brasil já tem no currículo.

Com a chegada dos próximos grandes eventos, o Brasil irá receber uma quantidade gigantesca de turistas muito exigentes e acostumados a receberem serviços e atendimento de alto nível. Não será apenas a nossa infraestrutura que será testada, mas também a nossa prestação de serviço de qualidade.

Isso sem faltar da segurança, do transporte público e dos aeroportos. Como ainda não temos um serviço ferroviário todo o deslocamento entre as cidades-sede será feito pelo ar. Em poucos casos poderão ser de ônibus ou carro. Mas como estarão as estradas esburacadas do país?

Sabemos que os olhos estão voltados para os grandes eventos, mas serão eles nossa prioridade? Nossa saúde, educação e segurança estão sempre em pauta na grande mídia. Dinheiro público sendo desviado. E muito mais. Tudo isso foi lembrado no debate.

Perguntamos também qual será o legado que esses grandes eventos no Brasil deixarão para nós? Muitas pessoas citaram o medo de termos diversos “elefantes brancos” sem nenhuma função.

Mas uma coisa é certa: “Somos brasileiros e não desistimos nunca!”. Tenho certeza que faremos um grande espetáculo e os problemas ficarão minimizados diante da riqueza de maravilhas que iremos apresentar. Sim, eu sou muito positivo e assim será sempre!

Por fim, gostaria de agradecer ao Jonathan do Eu Vou de Mochila pela ajuda de sempre com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!

Esse ano de 2012 foi incrível. Movimentamos a internet com diversos temas importantes para o desenvolvimento do Brasil e tivemos a participação de milhares de pessoas. Em outro post farei uma retrospectiva de todo que foi conversado. Enquanto isso leia todos os posts do Turismo em Debate.

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 debatemos sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou este debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

– Eu Vou de Mochila: Imagina na Copa

Envie o seu link também!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here