Antes de partir para a grande aventura que nos esperava nos cânions, os amigos da Rota dos Canyons preparou um rápido roteiro de 1 dia para conhecermos um pouco mais de Gramado e Canela. Veja o que fizemos e caso você também não tenha tempo para conhecer melhor as duas cidades, basta seguir nossas dicas.

Sugestão de Roteiro de 1 dia em Gramado e Canela

1 – Saindo de Porto Alegre rumo a serra

Saímos cedo de Porto Alegre e às 9hs já estávamos na estrada. O caminho mais fácil é pela BR-116 e é percorrido em aproximadamente duas horas (120km). Minha dica pessoal é controlar a velocidade e aproveitar o visual, pois a estrada é cheia de radares.

Na altura de Novo Hamburgo, já é possível se sentir em Gramado. De ambos os lados, paredões de Hortênsias dão cor a uma das estradas mais bonitas do Brasil. Aconselho uma rápida parada para fotos.

Paradões de Hostênsias embelezam a estrada até Gramado
Paradões de Hostênsias embelezam a estrada até Gramado

2 – Em Gramado

Como não pegamos trânsito, por volta de 11hs chegamos ao pórtico de entrada de Gramado. São poucas as cidades brasileiras que investem em uma recepção tão calorosa quanto esta. As flores dão o ar da graça e não há quem resista sair dali sem fotos. Essa é uma parada obrigatória.

Dê uma volta pela cidade. Dizem que Gramado lembra a Europa, por conta da arquitetura das suas construções. Apesar de eu nunca ter visitado o velho mundo devo admitir que a semelhança é muito grande.

Decoração de Natal de Gramado fica presente entre Novembro a Janeiro
Decoração de Natal de Gramado fica presente entre Novembro a Janeiro

Pórtico de Gramado
Pórtico de Gramado

Hortênsias na estrada
Hortênsias na estrada

Arquitetura europeia
Arquitetura europeia

Parquímetro em Gramado
Parquímetro

Para comer, você tem duas opções. Os melhores restaurantes de Gramado estão nas avenidas principais. Com preços comparados aos grandes shoppings. Se quiser economizar opte pelas ruas fora do circuito oficial, com preços mais justos. Comemos no Restaurante 3 Passos (Rua Garibaldi, 126), que tem buffet com saladas, pratos quentes, churrasco e sobremesas por 16,90.

Após o almoço continuamos a caminhar pela avenida principal. De Novembro a Janeiro a cidade se “veste” para o Natal Luz e fica ainda mais bonita. Fomos de uma ponta a outra em poucos minutos. Começamos pelo belíssimo Hotel Casa da Montanha, passando pelo Largo da Borges, o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Igreja de São Pedro (que vale entrar para ver seus belíssimos vitrais).

O Reino do Chocolate é uma das deliciosas atrações em Gramado
O Reino do Chocolate é uma das deliciosas atrações em Gramado

Pegamos o carro e fomos em direção a Canela. No caminho é impossível não parar para conhecer O Reino do Chocolate, um espaço temático e loja da Caracol Chocolates. É hora das compras “engordativas”.

3 – Em Canela

É difícil perceber quando você já está lá. Canela cresceu em direção a Gramado e as duas cidades já estão praticamente unidas. Mas basta entrar um pouco mais para perceber que Canela é muito mais tranquila e sem o agito de sua vizinha mais famosa.

O Natal em Canela é na mesma época do de Gramado. De Novembro a Janeiro a cidade fica recheada de enfeites, presentes e com uma decoração de dar inveja a muita cidade grande. E o mais legal é saber que a iniciativa partiu dos próprios moradores e comerciantes.

Paramos o carro logo na entradinha e fomos andando até a Catedral de Pedra que pode ser vista desde o inicio da avenida principal. Como eu sou fã de chocolate e café, foi impossível deixar passar despercebido o Espaço Gourmet da Caracol Chocolates  bem na esquina da praça. Recomendo um café com chocolate enquanto aprecia a vista.

Natal em Canela
Natal em Canela

Catedral de Canela
Catedral de Canela

Café com Chocolate
Café com Chocolate

Voltando para o carro, paramos também na Praça de Canela, que estava linda e totalmente decorada para o Natal. Aliás, não só ela, mas toda a cidade. Porém na praça havia uma maior variedade de opções para as crianças se divertirem.

4 – Voltando para Porto Alegre

Passar por Gramado é inevitável. E como ainda tínhamos tempo, passamos rapidinho no Parque do Lago Negro. Adorei a feirinha e aposto que minha mãe adoraria também. Tem várias barracas vendendo artesanatos. Além do grande lago onde as pessoas andam de pedalinho, nos arredores também tem lojas, restaurantes e hotéis.

Parque do Lago Negro, em Gramado
Parque do Lago Negro, em Gramado

Como já estava escurecendo, não deu tempo de conhecer mais uma atração de Gramado, a Cascata do Caracol. Fica para uma próxima. Mas se você tiver tempo, não deixe de conferir, pois ví algumas fotos e achei lindíssima.

Outra atração importante é o próprio Natal Luz. Se você decidir voltar mais tarde para Porto Alegre, aproveite para assistir o acendimento das luzes da cidade ou algum show do Natal Luz.  Mas vale lembrar que os ingressos esgotam rapidamente. Compre pela internet com dias de antecedência.

Espero que vocês tenham gostado dessa sugestão de roteiro. Gramado e Canela não é para ser curtida em 1 dia, mas se essa for sua disponibilidade, esse roteirinho será bastante útil para você.

Dicas de onde se hospedar na região

[checklist]

[/checklist]

Dica de Guia

Aproveitando a deixa… antes de voltar pro Rio, fui ao lançamento do Guia Essencial Gramado e Canela, da blogueira Alexandra Aranovich, participante da segunda edição do BlogTur. O guia é recheado de dicas de Gramado e Canela, o que fazer, onde comer, onde dormir e muito mais. Recomendo! Já está disponível em diversas livrarias físicas e virtuais.

Alexandra Aranovich, do blog Café Viagem, lançando seu Guia Essencial de Gramado e Canela
Alexandra Aranovich, do blog Café Viagem, lançando seu Guia Essencial de Gramado e Canela

Gostaram? Deixem seus comentários com dicas pessoais também. Vejam mais fotos de Gramado e Canela em nossa galeria.

Adventure Bloggers


Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

5 Comentário

  1. Uau, parece ser uma viagem “engordativa”. rs. Fui uma vez há muito tempo, estilo excursão, preciso voltar pra conhecer melhor essa região. Muito legal o roteiro.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here