Passeio de 4×4 no Morro de São Paulo até Garapuá e seus manguezais

A Caitá Tur, que foi nossa parceira na #SUPTripBahia, nos levou para fazer um passeio bem diferente no Morro. Ninguém nem imagina que tenham ruas e carros. Pois tem, e muitos. Tem até ônibus e caminhões. O passeio vai do Morro de São Paulo até Garapuá de 4×4. No nosso caso, fomos de Land Rover. E foi maneiríssimo.

Esse também é um passeio de dia inteiro no Morro de São Paulo. Por volta das 9hs nos encontramos na agência Caitá Tur que fica no finalzinho da passarela da Terceira Praia para darmos início ao passeio. Para nossa felicidade a grande estrela da agência foi conosco, o guia “Alemão do Trompete”, que ficou famoso depois de ter ido ao programa “Se vira nos 30”, do Domingão do Faustão.

Só haviam gringos no passeio, éramos 8 no total. Ainda no início fizemos uma parada em uma parte de floresta nativa no interior da ilha para conhecer um pouco mais sobre a flora local. Foi interessante ver os gringos espantados ao descobrir dendezeiros, pés de piaçava e cacau. Ali estava a origem das vassouras, chocolates e azeites que eles já conheciam.

Passeio de 4x4 para a Praia de Garapuá, saindo do Morro de São Paulo
Passeio de 4×4 para a Praia de Garapuá, saindo do Morro de São Paulo
A Caitá Tur faz esse passeio e sai da Terceira Praia

Depois de atravessar rios, florestas e dunas, finalmente chegamos na vila de Garapuá que fica ao sul, entre o Morro de São Paulo e Boipeba. O vilarejo é bastante tranquilo e possui alguma infraestrutura para receber turistas, já com pequenas pousadas e restaurantes a beira mar.

Ficamos no Kiosk Capitão Pipoca, onde fizemos nossos pedidos para já irem adiantando e partimos direto para o passeio de canoa no mangue. Este passeio é opcional, mas eu diria que totalmente imperdível. Resumindo: todos foram!

As famosas lambretas dos manguezais de Garapuá

Passeio de canoa no mangue vermelho de Garapuá

A canoa sai quase na frente do kiosk. Com todos embarcados finalmente saímos para o passeio. Eu já fiz outros passeios em manguezais e confesso que não estava tão entusiasmado com esse, mas o Alemão me convenceu do contrário e resolvi conferir de perto.

Já no começo puder perceber que o manguezal de Garapuá é diferente. Mais vivo, mais intenso. Durante uns 10 primeiros minutos passamos apenas beirando por ele, até chegar num “braço” onde pudemos adentrar no mangue. Daí em diante, o motor da canoa foi desligado e fomos entrando apenas no embalo da maré.

Silêncio total para ouvir os pássaros e não espantar as aves e pequenos animais. Foram mais 10 minutos imerso naquele mundo incrível, em contato intenso com a natureza. Ahhh, e a água era completamente cristalina! Essa é uma das diferenças do mangue branco pro mangue vermelho. Neste, o fundo é de compostos de conchas, que funcionam como um filtro natural, deixando a água sempre clara.

Os gringos estavam boquiabertos com os manguezais de Garapuá
Os manguezais de Garapuá são um berçário para várias espécies
O passeio pelos manguezais de Garapuá é realmente impressionante

E pra melhorar ainda mais a experiência, a canoa parou e todos foram convidados a conhecer o mangue de outro ângulo: dentro da água! Eu nunca havia feito isso. Normalmente os outros passeios nesse ambiente possuem águas escuras. Mas no manguezal de Garapuá era como mergulhar em um aquário natural.

Foi incrível ver tanta vida de perto. As raízes das árvores repletas de vida. Milhares de filhotes de peixes, camarões, ostras, lambretas, caramujos, caranguejos… Era vida brotando por todos os lados.

Todos voltaram maravilhados com o passeio. Se eu que já conhecia esse tipo de ambiente fiquei encantado, os gringos então não pararam de falar sobre o mangue nem um minuto. Dava pra ver o brilho nos olhos deles.

Chegamos no restaurante do Capitão Pipoca famintos e foi só o tempo de tomar um banho de água doce, e a comida já estava sendo servida. Tudo quentinho e caprichado. Pedimos um peixe frito inteiro que estava maravilhoso. Os gringos comeram lagostas, e olha que o preço estava bem aceitável. Lamberam os beiços.

Depois do almoço ainda tivemos um tempo para descansar, tomar sol e mais banho de mar. A baía de Garapuá possui águas calmas, quentinhas e tranquilas. Deu até tempo de tirar uma soneca debaixo do guarda-sol. Retornamos ao Morro de São Paulo depois das 17hs, completamente realizados. Foi um dia perfeito.

Alguns prints dos vídeos com a GoPro

Praia-Garapua-Manguezal-18

Considerações finais

1. Este é um passeio de dia inteiro. Tenha isso em mente na hora de montar seu roteiro.
  2. Leve uma pequena bolsa ou mochila com água, protetor, boné e canga ou toalha.
  3. Permita-se conhecer o novo. Faça o passeio para conhecer o manguezal vermelho de Garapuá. É imperdível.
  4. Leve seu próprio equipamento de mergulho: óculos, snorkel e pé-de-pato.
  5. Divirta-se muito!

* A #SUPTripBahia é um projeto do Trilhas e Aventuras, e nesta viagem contou com o apoio da Hidden Pousadas, Brazzos, Kayland, Sony Xperia, Rota Tropical e Carro Aluguel.

5 comments

Tive o prazer de fazer o passeio junto com o Trilhas e é emocao pura. O carro atravessa poças d’ agua no meio do caminho, fizemos passeio ate as piscinas naturais, e a parte do mangue é surreal. Num determinado momento, e solicitado para que fiquemos em silencio, ouvindo o som da natureza. O barco deslizando vagarozamente sobre a agua, o barulho da agua, das folhas balancando, nao tem preco. Uma professora de Ioga, se encontou com o passeio e com o lugar e disse que ali, é um dos melhores lugares pra se fazer Ioga. Silencio absoluto.

Estou planejando minha viagem à Morro e queria muito ir à Garapuá, portanto estou pesquisando e entre as suas postagens de Morro achei essa aqui. 🙂 Mas como terei pouco tempo na Ilha não queria “perder” o dia inteiro, sabe me dizer que a Caitá fecha personalizado? Nem que eu fosse mais cedo pra poder voltar mais cedo, porque queria chegar a tempo de, pelo menos, ver o pôr-do-sol no Farol.
Você tem o contato deles?