A Ilha Grande é um paraíso escondido no litoral sul do Rio de Janeiro, localizada em frente a cidade de Angra dos Reis. Atual Patrimônio Natural e Cultural da UNESCO, a ilha atrai turistas de todos os cantos do mundo que estão em busca de tranquilidade, praias e ilhas paradisíacas, e água verde esmeralda. Um roteiro de 3 dias é bem básico, mas já dá pra ter uma ideia de o que fazer em Ilha Grande.

COMO CHEGAR – Antes de saber o que fazer em Ilha Grande em 3 dias, você precisa saber como chegar lá. São 3 cidades base de onde saem barcas, lanchas e outras embarcações para a ilha. As opções são Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí. Todas têm rodoviária que recebem ônibus de várias cidades e estacionamentos pagos caso você opte por ir de carro.

+ Veja mais dicas sobre Ilha Grande – RJ
+ Saiba como chegar em Ilha Grande e valores das passagens
+ Dicas de como chegar, onde ficar e onde comer em Ilha Grande
+ Hospedagens com desconto de até 70% em Ilha Grande

Na ida para Ilha Grande (quinta-feira no meio da tarde) pegamos a lancha rápida da agência Doce Atitude Turismo e a volta (no domingo a tarde) pegamos outra lancha com a agência Objetiva Tour. Tem uma matéria completa no site com todas as dicas, opções de barco/lancha, preços e horários de como chegar em Ilha Grande.

Assista esse vídeo com os melhores momentos dessa viagem de 3 dias que fiz em Julho de 2019 e veja imagens lindas de o que fazer em Ilha Grande.

ONDE FICAR – Recomendo que seu destino inicial em Ilha Grande seja a Vila de Abraão, que é onde tem mais infraestrutura na ilha. São diversas pousadas em Ilha Grande, restaurantes, bares, agências de turismo, mercado, lojas, posto de saúde, etc. É daqui onde se iniciam os principais passeios em Ilha Grande, como por exemplo a volta a ilha.

Existem opções de hospedagem em Ilha Grande para todos! Se sua opção é economizar, os hostels e pousadas simples são uma boa escolha. Caso procure pousadas confortáveis com aquele custo x benefício que cabe no bolso, a ilha também oferece boas opções. E se você for do time que adora casas e pousadas de luxo, tenha certeza que não irá se decepcionar.

O que fazer em Ilha Grande - RJ
O que fazer em Ilha Grande – RJ

O que fazer em Ilha Grande em 3 dias

Confesso que 3 dias é pouco para aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer, mas é possível conhecer algumas das suas principais atrações. Veja esse roteiro de 3 dias que fizemos em Ilha Grande e, se quiser, pode adaptar com outras opções do que fazer na ilha, tal como trilhas e mergulhos de cilindro.

Dia 1: Lopes Mendes

No primeiro dia fomos passar o dia em Lopes Mendes, que já esteve na lista das 10 praias mais bonitas do Brasil. Quem nos levou até lá foi uma escuna da agência Equipe Athos (IG: @equipeathos) que sai de Abraão e vai até a Praia do Pouso. De lá até Lopes Mendes é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos a pé.

Em Lopes Mendes a dica é relaxar. Você pode ficar simplesmente deitado na areia tomando um sol e se refrescando no mar de vez em quando, ou ainda ir caminhando até a famosa boia gigante do navio que está na outra extremidade da praia para fazer umas fotos. Pra quem surfa, Lopes Mendes é uma excelente praia com ondas perfeitas.

Esse passeio custa 60 reais (ida e volta) e não tem almoço. Aliás, antes de sair de Abraão compre alguns lanches e água nos mercadinhos. Na praia de Lopes Mendes tem algumas barraquinhas, porém os preços das coisas são bem salgados (só vi água, refrigerante, cerveja e salgadinhos vendendo por lá. Não tem comida!). E por favor, leve o seu lixo de volta! A natureza agradece.

Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande - RJ
Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande – RJ

Dia 2: Passeio às Lagoas Verde e Azul + Gruta do Acaiá

O segundo dia reservamos para conhecer a Lagoa Verde e a Lagoa Azul. Esse passeio da agência Objetiva Tour (IG: @objetivatour) é o único que faz uma parada na Gruta do Acaiá. O valor da entrada é 20 reais. A gruta ficou famosa por causa da luz que entra pelo mar e deixa com um tom fluorescente difícil de mostrar com fotos. Se você tiver agonia com lugares apertados e escuros, não vá.

Depois da gruta, seguimos para a Lagoa Verde. A cor da água é um tom de verde esmeralda inacreditável. Como não tem faixa de areia a dica é se jogar na água e aproveitar para apreciar a vida marinha. Tente se afastar um pouco das lanchas e grupos para conseguir ver mais espécies. Eu achei até um cavalo-marinho em um simples mergulho de snorkel.

Em seguida fomos para a Lagoa Azul. Peguei meu snorkel e pé de pato (que trouxe de casa, mas você pode alugar em Abraão) e me joguei no mar. Vi duas lindas tartarugas e tive o privilégio de nadar tranquilamente bem a seu lado. Vi também diversas outras espécies marinhas, além de lindos corais que ainda resistem neste local.

Como tudo que é bom dura pouco, começamos a retornar, mas antes demos uma passada no Saco do Céu, apenas para contemplação e fotos rápidas. A próxima parada foi no restaurante na Praia do Crena onde almoçamos e ainda tivemos tempo para dar um mergulho e tomar sol.

Esse tour da Objetiva é feito em um flexboat, rápido e com cobertura, perfeito para se proteger do sol forte durante o dia. Esse passeio custa de 120 a 150 reais, a depender da baixa/alta temporada e feriados, sempre com almoço incluído.

Mata Atlântica presente na Ilha Grande e no continente
Mata Atlântica presente na Ilha Grande e no continente

Dia 3: Volta à Ilha Grande

Esse é um passeio OBRIGATÓRIO para quem visita Ilha Grande. O Tour da Volta a Ilha é um dos mais procurados e deve ser agendado com uma certa antecedência. Ele só tem saída confirmada alguns dias antes devido a condição do mar. Nós fizemos com a agência Mariana Tour (IG: @ilhagrandemarianatour) e pegamos um lindo dia de sol e mar praticamente sem ondas.

Fizemos o passeio de volta à Ilha Grande em uma lancha privada da agência, que organizou todo o roteiro com paradas estratégicas para curtirmos o melhor de Ilha Grande. Eles oferecem um cooler para colocarmos bebidas e gelo. É legal levar algumas garrafas de água e petiscos também. Lembrando de guardar bem o lixo para não voar com o vento.

Praia dos Meros em Ilha Grande - RJ
Praia dos Meros em Ilha Grande – RJ

Esse passeio de volta a ilha faz paradas principalmente nas praias do mar de fora, por isso é importante conferir as condições climáticas para realizar o roteiro em segurança. As principais paradas com tempo para curtir os locais são: Caxadaço, Parnaióca, Aventureiro e Meros.

Veja um rápido resumo das praias e algumas fotos lindas que fizemos por lá.

– Caxadaço é uma pequena enseada e tem parada exclusiva da agência! Perfeita para a prática do snorkel. Tem pouca faixa de areia e o ideal é se jogar no mar para aproveitar.

– Parnaióca tem uma grande faixa de areia dourada e um rio de água doce do lado esquerdo. Não deixe de ir lá se refrescar em suas águas geladas e cor de Coca-Cola. É revigorante.

– Aventureiro estava com a cor de água mais surreal que já vi em Ilha Grande! Parecia uma piscina de água azul e cristalina. Não deixe de fazer a foto clássica no famoso e exótico coqueiro que cresceu torto.

– Meros é considerada uma das praias mais bonitas de Ilha Grande, mas eu teria que visitar as mais de 100 praias da ilha para conferir, hehehe. Só sei que ela realmente é impressionante. Tem uma pequena faixa de areia e águas incríveis. Vi tartarugas e enormes cardumes em um simples mergulho.

A Flávia do blog Viagens e Outras Histórias também estava conosco e fez um post super completo sobre esse passeio de volta à Ilha Grande, em Angra dos Reis. Recomendo a leitura.

Na volta do passeio, paramos na Praia de Maguariquessaba para almoçar no Restaurante Peixe com Banana (@peixe_com_banana). A praia é bem exclusiva, sem ondas e o restaurante é fantástico. Comemos muito bem nesse dia… meu Deus! Hahaha. Ahhh, o almoço não está incluso no valor do passeio.

A chegada na Vila de Abraão foi pontualmente as 17hs, o que foi perfeito, pois ainda tivemos tempo de tomar banho, fazer check-out nas pousadas e pegar o transfer das 18:30 para o continente. Foi um fim de semana perfeito com os amigos em pleno Julho, que dizem que é inverno no Rio de Janeiro, hehehe.

Como vocês puderam ver, esse é um roteirinho bem bacana que dá pra curtir 3 dias em Ilha Grande de forma intensa em um fim de semana mais prolongado (de quinta a domingo, por exemplo). Tem muito mais o que fazer em Ilha Grande e certamente você encontrará também outras opções de passeios que sejam do seu gosto, como por exemplo mergulhos de cilindro, trilhas e cachoeiras.

Vários blogs amigos também estavam conosco nesta aventura de um fim de semana na Ilha Grande. Veja o que eles acharam em seus respectivos blogs:

Apaixonados por Viagens
Cris Pelo Mundo
Seguindo Viagem
Te Vejo Pelo Mundo
Trilhas e Aventuras
Viagens e Outras Histórias
Viagens Imperdíveis

* Viajamos em Julho de 2019 para Ilha Grande a convite da empresa Navegue Angra. Todas as opiniões desta matéria foram baseadas exclusivamente em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here