Ilha Grande é uma das joias preciosas da Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Ela pertence a cidade de Angra dos Reis e fica a apenas 150 km da capital, 100 km de Paraty e 400 km de São Paulo. Composta por mais de 300 ilhas, o arquipélago esbanja natureza para todos os lados, com trilhas, cachoeiras, rios, rica flora e fauna, além de praias paradisíacas com águas cristalinas.

Junto com sua vizinha Paraty, Ilha Grande agora faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco. O que me deixou muito orgulhoso por ser o primeiro sítio misto (natural e cultural) a receber esse título no Brasil. Um privilégio para nós por morar tão pertinho e um compromisso ainda maior em proteger e preservar esse paraíso para as futuras gerações.

Praia de Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ
Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande – RJ

+ Veja mais dicas sobre Ilha Grande – RJ
+ Saiba como chegar em Ilha Grande e valores das passagens
+ Dica de roteiro e o que fazer em Ilha Grande em 3 dias
+ Hospedagens com desconto de até 70% em Ilha Grande

Bom, vou relatar aqui como foram meus dias por lá, e passar algumas dicas para vocês de como chegar, o que fazer, onde comer e onde ficar em Ilha Grande. Sempre fui pra ilha, mas nunca tinha tido a oportunidade de dormir em Abraão. Depois de ter essa experiência fique me perguntado: por que eu nunca tinha feito isso antes? Eu amei o clima do lugar e a infraestrutura.

Antes de continuar a leitura desse guia básico de viagem para a Ilha Grande, assista esse vídeo com os melhores momentos dessa viagem de 3 dias que fiz em Julho de 2019.

Como chegar em Ilha Grande

Chegar em Ilha Grande é mais fácil do que você pode imaginar. Apesar de ser uma ilha, ela não fica muito afastada do continente. Dependendo de onde você pegar um barco ou lancha, rapidinho estará na Vila de Abraão.

Você pode embarcar diariamente em Angra dos Reis (Cais da Lapa, Cais de Santa Luzia ou Cais de Turismo), em Mangaratiba (cais do centro da cidade) ou em Conceição de Jacareí (cais no fim da praia principal). O destino sempre será a Vila de Abraão.

No site Trilhas e Aventuras tem uma matéria completa sobre como chegar em Ilha Grande, além dos horários e valores dos barcos e fastboats. Por ser mais rápido e prático, fomos e voltamos da Ilha Grande de fastboat. Na ida usamos os serviços da agência Doce Atitude Turismo e retornamos com a Objetiva Tour.

Hospedagens – Onde ficar em Ilha Grande

A Vila de Abraão é a principal base de Ilha Grande. É onde tem mais pousadas, restaurantes, agências de turismo e infraestrutura, como mercado, lojinhas, bares, posto de saúde, etc. É daqui onde saem os principais passeios de Ilha Grande, como por exemplo a volta a ilha.

As opções de hospedagem em Ilha Grande são as mais diversas. Existem hostels para a turma de mochileiros que procuram algo mais econômico, assim como pousadas confortáveis com excelente custo x benefício, e também pousadas de luxo, para uma experiência mais sofisticada na ilha.

Desta vez, fiquei hospedado na Pousada d’Pillel, na Vila de Abraão mesmo, que tem Nota 9 no Booking. Apesar de não ficar de frente para a praia, a grande vantagem é que o som dos bares não atrapalha na hora de dormir. São apenas duas quadras atrás, o que já faz bastante diferença na hora do sono tranquilo.

Pousada d'Pillel - Dica de onde ficar em Ilha Grande - RJ
Pousada d’Pillel – Dica de onde ficar em Ilha Grande – RJ

A Pousada d’Pillel é super charmosa e cheia de detalhes impressionantes. O Pillel tem uma enorme preocupação de implementar tudo que seja possível para tornar sua pousada o mais sustentável possível. Energia solar e reutilização de água são apenas algumas delas.

Os quartos são espaçosos e com roupa de cama nova e cheirosa. O Wi-Fi é grátis e funciona bem em toda a pousada. A área externa possui um lindo jardim, onde é servido o café da manhã. E possui até um espaço de convivência com TV, jogos de tabuleiro e mesa de pingue-pongue. Perfeito! Isso tudo sem falar na equipe que tem um atendimento nota 10.

Assista o vídeo que fiz da pousada e veja como foi minha experiência por lá.

Restaurante – Onde comer em Ilha Grande

A gastronomia caiçara é o carro chefe da ilha, porém a oferta de restaurantes onde comer em Ilha Grande é enorme e o que não faltam são opções para todos os gostos (e bolsos). Existem diversos restaurantes espalhados por diversas praias da ilha, inclusive alguns são até flutuantes e estão sempre mudando de local.

Na Vila de Abraão uma excelente opção é o Restaurante Lua e Mar (@restauranteluaemar), que fica de frente para a baía e uma vista privilegiada das estrelas durante um charmoso jantar a luz de velas e música ao vivo. Comemos a famosa Moqueca de Peixe com Camarão e Banana e uma fantástica Tábua de Frutos do Mar Grelhados. Tudo extremamente gostoso, fresco e bem temperado, regado a bons drinks. Você pode escolher comer no salão interno ou nas mesas na areia (esta foi nossa opção).

Durante o passeio de volta a ilha, paramos na Praia de Maguariquessaba para almoçar no Restaurante Peixe com Banana (@peixe_com_banana). Essa praia fica perto de Abraão e tem até uma trilha que dá acesso a pé em poucos minutos. A praia é bem exclusiva, sem ondas e o restaurante é fantástico.

Durante o dia e até mesmo a noite também existem opções de restaurantes mais simples com pratos feitos de até 25 reais. Lembrando que nem todos os lugares aceitam cartão, então é importante levar algum dinheiro em espécie para a ilha.

Praia do Aventureiro, em Ilha Grande - RJ
Praia do Aventureiro, em Ilha Grande – RJ

Vários blogs amigos também estavam conosco nesta aventura de um fim de semana na Ilha Grande. Veja o que eles acharam em seus respectivos blogs:

Apaixonados por Viagens
Cris Pelo Mundo
Seguindo Viagem
Te Vejo Pelo Mundo
Trilhas e Aventuras
Viagens e Outras Histórias
Viagens Imperdíveis

* Viajamos em Julho de 2019 para Ilha Grande a convite da empresa Navegue Angra. Todas as opiniões desta matéria foram baseadas exclusivamente em nossas experiências.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here