Em Agosto deste ano passei alguns dias descobrindo as melhores atrações no movimentado roteiro Natal x Pipa, no Rio Grande do Norte. Fiz essa viagem sozinho e alguns aspectos me preocupavam um pouco, principalmente sobre a segurança.

Dados Gerais

Pude perceber que Natal é uma cidade bastante acolhedora e tranquila. As pessoas foram sempre muito solícitas comigo e com outros turistas que estavam nos grupos que fiz parte. Conheci as atrações sozinho e também com agências. Em ambos os casos gostei muito do tratamento dado.

Achei Ponta Negra mal cuidada. Principalmente a orla. Nas minhas pesquisas antes da viagem não encontrei nenhum site ou blog falando sobre isso, o que me deixou um pouco desapontado com o que vi por lá. Conversando com os moradores descobri que uma parcela da culpa está nas mãos da prefeitura. Vamos ver se isso vai melhorar com a mudança de governo.

Gostaria de ver Ponta Negra como imaginei… com uma orla que complemente toda a beleza natural do lugar, com boa iluminação, segurança e quiosques limpos para poder curtir uma praia sem preocupação, afinal de contas é lá que está um dos cartões-postais de Natal, o Morro do Careca.

Cadeiras ocupando o lugar de vagas de carros
Cadeiras ocupando o lugar de vagas de carros
A "orla" da Praia de Ponta Negra está destruída
A “orla” da Praia de Ponta Negra está destruída

Hotelaria

Fiquei em dois hotéis em Natal, o SERHS na avenida litorânea e o D Beach Resort na agitada Ponta Negra. São dois lugares completamente diferentes. Os hotéis da avenida litorânea são maiores, com mais infraestrutura e mais afastados, exigindo um carro para melhor locomoção na cidade. Ficar em Ponta Negra tem muitas vantagens, uma delas é a facilidade de fazer tudo a pé se desejar (ou percorrer pequenos trechos de taxi).

Gastronomia

Comi muito bem e em ótimos restaurantes em Natal. Provei diversos pratos da gastronomia regional e internacional durante minha passada por lá. Os hotéis e pousadas possuem diversas opções no café da manhã, tais como: banana da terra frita com açúcar e canela, aipim, queijo coalho, tapioca e cuscuz.

Os restaurantes mais famosos estão em Ponta Negra, como o Casa de Taipa, famoso por suas tapiocas, o Piazalle, com suas massas artesanais, e o Camarões Potiguar, que oferece o melhor dos frutos do mar. Não consegui ir no Mangai, mas fui em Brasília quando estive lá.

Peguei todas essas dicas com um amigo especialista na alta gastronomia e grande apreciador de vinhos, o Benício Siqueira, que mora em Natal, é editor da Revista Deguste e possui um site de compras coletivas, o Deguste Aqui. Minha sugestão: selecione as melhores dicas no site da revista e procure as ofertas no site de compras coletivas.

Casquinha de Carangueijo com "patas" de tapioca
Casquinha de Carangueijo com “patas” de tapioca
Camarões com legumes grelhados
Camarões com legumes grelhados

Locomoção

Para ter mais mobilidade e poder cumprir minha agenda de passeios, visitas a restaurantes e hotéis, optei por alugar um carro no próprio aeroporto de Natal para usar durante toda a viagem. Escolhi a Mobility e não me arrependi. A entrega do carro foi rápida e os procedimentos de balcão sem grandes burocracias. O carro estava praticamente novo, com pouquíssimos quilômetros rodados e foi um ótimo companheiro de viagem. Recomendo!

Achei fácil dirigir em Natal e Ponta Negra. Com um mapa ou apenas o GPS do celular ligado foi tranquilo chegar até os lugares que queria. As estradas estavam boas e as placas bem localizadas e com boa visibilidade.

Pra finalizar

Achei o aeroporto bem organizado, limpo e bonito. Porém pequeno para os grandes eventos que se aproximam. Acredito que os turistas já sofram nas altas temporadas. Mesmo sem Wi-Fi o 3G do telefone funcionou tranquilamente. Ele é afastado da cidade, mas em menos de 20 minutos é possível chegar no centro ou em Ponta Negra. O sinal da TIM pegou bem em toda a viagem e consegui enviar fotos para as redes sociais em tempo real.

Estrutura interna do Aeroporto de Natal
Estrutura interna do Aeroporto de Natal

Não vi assaltos, não me senti em perigo em nenhum momento, não vi prostituição nas ruas, nem tão pouco fui abordado para tal, não vi muitas crianças pedintes… Acredito até que isso tudo exista como toda grande capital, mas eu também não dei mole na rua e fiquei atento a tudo isso.

Enfim, acho que tive uma boa experiência no final de tudo. A viagem foi super gostosa e tranquila, e certamente eu voltarei para conhecer outros lugares que não tive tempo de ir.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

10 Comentário

  1. Ficou ótimo o post! Bem fiel a realidade. Infelizmente Ponta Negra está abondonada e já não é mais a mesma. A nossa prefeita tem simplesmente 95% de desaprovação, segundo IBOPE um recorde nacional e histórico e conseguiu deixar a cidade numa situação nada agradável para não dizer caótica. Mas sonhamos que em breve a nossa cidade volte a ser linda como sempre e possa recebê-lo melhor em sua volta!

  2. Seu post foi preciso. A orla de Ponta Negra é nossa decepção. Para quem foi do tempo em que subir o Morro do Careca era permitido e comíamos peixe assado com tapioca nas barracas de praia, é lamentável ver como ser encontra. Aliás, ver apenas por notícias, porque não me animo a ir lá. Uma pena. Nossa gastronomia, por outro lado, tem melhorado a cada dia e me sinto privilegiado com as opções que temos. A segurança na cidade tem piorado muito, assim como a saúde. Espero que dias melhores estejam pela frente. E esperamos sua volta !

  3. Maurício, morro de vontade de voltar a Natal! Fui há muito tempo…
    Confesso que não gostei muito da Praia de Ponta Negra, mas tenho ótimas recordações de praias mais afastadas, tanto ao sul, quanto ao norte de Natal, porém, é como disse, ficam longe e é preciso carro para chegar até elas, se não quiser contratar as empresas disponíveis nos hotéis.
    Abraço

  4. Oi, Maurício! Vim aqui matar um pouquinho a saudade do tempo que morei em Natal. Na verdade queria ler porque você tinha receio sobre a segurança. Natal é uma cidade tranquila, só ali pela orla de Ponta Negra é que é bom redobrar a atenção.
    Pra falar a verdade eu até já fui assaltada lá, mas quando fui a passeio e estava no lugar errado e na hora errada (Farol de Mãe Luiza).
    Que bom que gostou! O RN é um lugar maravilhoso e seu povo muito hospitaleiro.
    O problema da orla de Ponta Negra parece que não se resolve nunca, uma pena. Pra ser sincera eu nem ia muito por ali… acho muito tumultuado. Em relação ao aeroporto, já sofri muito ali com a falta de elevador e eu com carrinho de bebê. Precisam terminar as reformas com urgência. Eles fizeram outro aeroporto em São Gonçalo do Amarante, mas fica bem mais distante e o trânsito pra lá é complicado. Se precisar de dicas quando voltar lá, conte comigo!

    Bjs,
    Karla

    • Oi Karla, achei importante falar sobre esses aspectos de Ponta Negra uma vez que nunca li nada sobre essa situação que o local está passando ultimamente. Um desperdício, pois tem um potencial muito maior.
      Não sei se as obras do aeroporto já acabaram, mas sei que os elevadores já estão funcionando.
      Obrigado por seu comentário.

  5. Estive em Natal em Janeiro deste ano, e concordo com artigo. Porém, em janeiro a prostituição foi bem evidente em todas as noites na ponta negra, principalmente mais próximo ao morro do careca. Outra coisa é que tive problemas com bugueiros de agencias, um simplesmente não apareceu, pois não me encaixaram em um grupo e o outro chegou uma hora atrasado. Fora isso, usei o transporte publico para me locomover dentro da cidade e foi super tranquilo. Mas a região é linda, principalmente a praia da pipa, lugar incrível.

  6. Olá Mauricio, vou para Natal na semana que vem e tenho muito dúvida em relação a empresa que contrato para os passeios, você poderia me dar alguma dica? Obrigada

    • Oi Thais, essa escolha é muito pessoal mesmo. Utilizei algumas empresas por lá e fui muito bem tratado em todas. O serviço impecável, equipe competente e preços justos. Acredito que qualquer uma que você escolher te atenderá 😉

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here