Em minha passagem por Natal, aproveitei para ficar uns dias em Pipa e explorar um pouco mais do litoral sul do Rio Grande do Norte. Durante meu roteiro, tive vários encontros surpreendentes com golfinhos, principalmente em Tibau do Sul.

Para facilitar a vida de vocês, montei um miniguia com dicas de como e onde ver os golfinhos da região. Mas já adianto que não sei se foi pura sorte ou se eles estão sempre por lá. Sei que alguns grupos “moram” e costumam aparecer sempre para os turistas, mas lidar com natureza é isso mesmo, tem que ter um pouco de sorte.

Golfinhos durante o Stand Up Paddle na Praia do Madeiro, em Pipa
Golfinhos durante o Stand Up Paddle na Praia do Madeiro, em Pipa

Como e onde encontrar os Golfinhos?

1º Encontro – Mirante dos Golfinhos

Fica na Rota do Sol, na estrada de Natal para Tibau do Sul. Tem uma placa na estrada com uma estátua enorme de um golfinho indicando o local. São apenas 10 passos para chegar ao mirante. No dia que eu visitei os golfinhos já estavam por lá dando o seu show. Mas mesmo que eles não estivessem a vista é incrível e vale a pena ficar uns 10 minutinhos contemplando a paisagem. Leia também o post com a lista de Mirantes e Pontos Turísticos na Rota do Sol, de Natal a Pipa.

2º Encontro – Passeio de Barco em Pipa

Esse é um dos passeios mais procurados por quem visita Pipa e eu diria até que seja realmente imperdível. O passeio sai de Pipa e vai até a Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul. Os barqueiros garantem que é impossível sair desse passeio sem ver os golfinhos na frente da Praia do Madeiro. Vocês podem ver o resultado neste vídeo que eu fiz. Para mais informações sobre o passeio leia o post: Passeio de Barco na Lagoa de Guaraíras com Golfinhos e Pôr-do-sol.

3º Encontro – Santuário Ecológico de Pipa

Um lugar pouco divulgado e com uma enorme importância para a preservação da natureza. Realizam um trabalho de conscientização ambiental muito bonito e vale a visita. O Santuário Ecológico de Pipa fica pertinho do centro e tem dois mirantes que não podem deixar de ser visitados: o Mirante dos Golfinhos e o Mirante das Tartarugas. Basta uns minutinhos apreciando a paisagem para vê-los.

4º Encontro – Praia do Madeiro

Esse encontro me rendeu lembranças que nunca mais irei esquecer na vida. Eu estava tendo a minha primeira aula de Stand Up Paddle na Praia do Madeiro quando alguns golfinhos começaram a passar ao lado da prancha. A primeira reação foi de susto e eu caí da prancha, é óbvio. Se fossem tubarões eu não estaria aqui agora contando essa história para vocês, hehehe. Em seguida, eu relaxei e curti aquele momento mágico.

5º Encontro – Passeio de Caiaque na Lagoa de Guaraíras

Um dos últimos passeios que eu fiz em Tibau do Sul e que eu amei. O encontro com os golfinhos foi logo no começo do Passeio de Caiaque na Lagoa de Guaraíras e eles passaram bem perto do caiaque. Pena que não consegui registrar com a máquina, mas certamente ficará guardado eternamente na lembrança. Recomendo demais esse passeio. Fiz um vídeo mostrando um pouco como ele é, assistam.

 

E tem mais? Tem sim senhor!

Certamente existem outros pontos para ver os golfinhos de Pipa e Tibau do Sul. A região é moradia de diversos grupos que encontraram paz para se reproduzirem e criarem seus filhotes em segurança.

Você conhece outros locais para ver os golfinhos por lá? Já teve encontros com eles? Conta pra gente como foi aqui abaixo nos comentários! Vamos adorar saber suas experiências.

Para saber mais sobre o que fazer em Pipa, onde ficar e onde comer, veja nosso post índice com todas essas informações: Atrações Imperdíveis de Pipa e litoral sul.  Em caso de dúvidas é só deixar em nossos comentários que teremos o prazer em responder.

Salvar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

8 Comentário

  1. Excelente guia para quem deseja, mais que encontrar, nadar com golfinhos em Natal. Você sabe se existe algum mergulho com cilindro onde os turistas possam encontrar golfinhos? Muito sucesso a esse blog! Parabéns!

    • Oi Vinicius, não sei te dizer isso. Até mesmo porque não é permitido fazer mergulhos intencionais para o encontro dos golfinhos. As águas rasas tem muita suspensão tb e pouquissima visibilidade. Acredite em mim, é muito legal tomar banho na Praia do Madeiro ou na Baía dos Golfinhos e encontrá-los em liberdade. Faça Stand Up Paddle ou ande de caiaque ao lado deles. Você não irá se arrepender. 😉

  2. Olá Maurício,
    pelo que li é necessário maré baixa para chegar a pé até a baía dos golfinhos. Sabe se tem algum horário do dia em que a concentração de golfinhos é maior, pelos relatos do pessoal da região ?
    Obrigado.

  3. Maurício de todos esses lugares o único que não vi foi no mirante do santuário ecológico porque tem o horário que eles estão para observação e fui mais tarde.
    Geralmente eles costumam aparecer na hora que a maré está secando e quando a maré está subindo.
    Eu incluiria A praia do curral que também é chamada de praia dos golfinhos, com acesso por barco ou caminhada. Todos os dias víamos golfinhos e ,inclusive, eles passavam perto daqueles que estavam no mar mais ao fundo. Vi filhotes com adultos, saltos e eles jogando a tainha para o alto.
    Tibau do Sul, sem dúvida nenhuma é um ótimo local para observar golfinhos em seu habitat natural.
    Na lagoa dos Guaraíras também tem um passeio de lancha onde é possível avistar os golfinhos. Cada ponto é uma emoção diferente.
    Do mirante na estrada você os observa de longe.
    Na lagoa dos guaraíras você os vês de perto e é possível filmá-los e tirar fotos.
    Na praia do madeiro eles também passam ,mas não com tanta frequência e em menor número do que na praia do curral (golfinhos) que é onde eles vão se alimentar.
    No passeio de barco também é possível observá-los.
    Agora o melhor ponto para vê-los , de graça e com a melhor em experiência é na praia do curral. Eles ficam nadadando perto de você por muito tempo. Você vê adultos com filhotes. Saltos. Fiquei uma semana em Pipa e todos os dias os víamos nesse ponto.
    Vale mais a pena ir para Pipa do que ficar mesmo em Natal na minha opinião.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here