Nome mais adequado que este não poderia ter. Abrigo de centenas de espécies da fauna e flora brasileiras, o Santuário Ecológico de Pipa fica a poucos minutos da agitada vila famosa por suas praias e estilo de vida. Porém ainda é um lugar pouco visitado pelos turistas e que deveria estar no roteiro obrigatório de quem visita a região.

São 16 trilhas, todas curtas e bem sinalizadas, que ficam dentro de uma área de preservação ambiental. O Santuário Ecológico de Pipa fica na estrada entre Pipa e Tibau do Sul (muito mais perto de Pipa) e próxima ao acesso a Praia do Madeiro. Após pagar os 5 reais do ingresso (super barato), recebi um mapa com as trilhas e escolhi algumas para fazer. As minhas escolhidas foram as que passam pelo Mirante dos Golfinhos e pelo Mirante das Tartarugas.

Praia do Madeiro ao fundo... e lindas Bromélias para completar a paisagem
Praia do Madeiro ao fundo… e lindas Bromélias para completar a paisagem
"Janelas" escondem paisagens incríveis durante as trilhas. Fiquem atentos!
“Janelas” escondem paisagens incríveis durante as trilhas. Fiquem atentos!
Ponta do Madeiro, visto do Santuário Ecológico de Pipa
Ponta do Madeiro, visto do Santuário Ecológico de Pipa

Grandes surpresas no Santuário Ecológico de Pipa

A variedade de paisagens e recursos naturais do Santuário Ecológico de Pipa incluem arrecifes, falésias, dunas e florestas. O local é apenas uma pequena amostra da paisagem original que existia quando as caravelas portuguesas atracaram no litoral na época do descobrimento do Brasil.

Os turistas que estiverem na região de janeiro a junho podem acompanhar a abertura dos ninhos das Tartarugas de Pente, coordenados pelo Projeto TAMAR (ligue antes para confirmar as datas e agendar sua participação). É de novembro a maio que elas chegam para por seus ovos.

Esqueleto completo de uma enorme tartaruga no Projeto Tamar do Exposição do TAMAR no Santuário Ecológico
Esqueleto completo de uma enorme tartaruga no Projeto Tamar do Exposição do TAMAR no Santuário Ecológico
Exposição do TAMAR no Santuário Ecológico de Pipa
Exposição do TAMAR no Santuário Ecológico de Pipa

Fiz todo o passeio com o guia que me explicou tudo sobre o funcionamento do Santuário, mas nem sempre isso é possível para todos. Apenas para grupos agendados com antecedência. Eu super indico esse passeio para todas as idades! As crianças vão adorar e os adultos idem. Basta ficar um pouquinho nos mirantes para ver as tartarugas e golfinhos que “moram” por ali.

Para chegar na Praia do Curral basta ir caminhando desde a Praia do Centro, pela Praia do Madeiro, ou pelas escadas do Santuário Ecológico de Pipa. Esta última foi a minha opção. São apenas 150 degraus falésia abaixo para chegar até a Praia do Madeiro, onde havia marcado de fazer minha primeira aula de Stand Up Paddle. Mas contarei isso em outro post.

Mapa do Santuário Ecológico de Pipa
Mapa do Santuário Ecológico de Pipa
Ponta do Madeiro, visto do Mirante da Prainha
Ponta do Madeiro, visto do Mirante da Prainha
Mirante dos Golfinhos - É só sentar e esperar que eles aparecem
Mirante dos Golfinhos – É só sentar e esperar que eles aparecem
O ponto escuro lá no mar é uma enorme tartaruga que apareceu pra gente
O ponto escuro lá no mar é uma enorme tartaruga que apareceu pra gente

Para saber mais sobre o que fazer em Pipa, onde ficar e onde comer, veja nosso post índice com todas essas informações: Atrações Imperdíveis de Pipa e litoral sul.  Em caso de dúvidas é só deixar em nossos comentários que teremos o prazer em responder.

Santuário Ecológico de Pipa
Estrada para Tibau do Sul, s/n. (a 2 km do centro de Pipa)
Telefone: (84) 3201-2007
Horário de funcionamento: 8h às 16h
Valor do Ingresso: 5 reais
Site: www.ecopipa.com.br

* Maurício Oliveira foi convidado pela Pipa Aventura para conhecer seus serviços em Pipa. As opiniões desta matéria são verdadeiras e baseadas na experiência que teve com a empresa.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. Oiii, os golfinhos ficam pela Baía dos Golfinhos e pela Praia do Madeiro na maré baixa tbm? (que, pelo que entendi é a unica maneira de chegar na Baía kk)

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here