No coração da Península de Maraú, logo abaixo de Barra Grande, encontra-se a região dos Taipus, que na língua dos índios quer dizer “morros arredondados”, formações típicas no local. Porém a grande atração são mesmo as piscinas naturais de Taipu de Fora, que mais parece uma enorme concha vista do alto.

Suas águas cristalinas, calmas e repletas de peixes são ideais para o mergulho e flutuação. Basta levar seu equipamento e ser feliz. É fácil perder a hora observando a rica vida submarina. Mas não se esqueça do protetor solar ou uma camisa para não sair com as costas igual um camarão.

São diversas espécies que encontram refúgio para se procriar e crescer em segurança. Como falei antes, vista do alto, a barreira de corais tem um formato de concha e em seu miolo estão as pérolas. Centenas de cardumes são facilmente vistos, além de peixes exóticos, lesmas do mar, e se der sorte até tartarugas.

Concha com molusco nas Piscinas Naturais de Taipu de Fora
Concha com molusco nas Piscinas Naturais de Taipu de Fora
Enorme cardume com pequenos filhotes
Enorme cardume com pequenos filhotes
Peixes exóticos são facilmente avistados em Taipu de Fora
Peixes exóticos são facilmente avistados em Taipu de Fora

A melhor época para curtir plenamente as piscinas naturais de Taipu de Fora é na lua cheia e lua nova, quando a maré está ainda mais baixa, deixando os corais a mostra. Não estou dizendo que em outros momentos não seja bom, mas este é o ápice da experiência nas piscinas.

Dá pra passar o dia todo por lá. Bem em frente as piscinas naturais de Taipu de Fora se encontram bares e restaurantes excelentes. Todos aceitam cartões de crédito, mas é bom levar algum dinheiro para o picolé na praia. Bem na areia, algumas pequenas agências alugam bicicletas, pranchas de Stand Up Paddle e equipamentos de mergulho.

A área das piscinas naturais é o lugar ideal para as crianças e idosos curtirem. Não tem ondas e a água é sempre morninha (típica do litoral baiano).

Vimos o sol se pôr de dentro d'água nas piscinas naturais de Taipu de Fora
Vimos o sol se pôr de dentro d’água nas piscinas naturais de Taipu de Fora

Onde ficar em Taipu de Fora

Não há como negar. A grande atração de Taipu de Fora são as piscinas naturais. Mas para melhor curtir no seu tempo, sem a correria das excursões, o ideal é ficar hospedado por lá. Nós fomos convidados pela Pousada Dreamland Bungalows que fica entre duas piscinas naturais. Aliás, você sabia que existe outra? Sim, e fica quase em frente da Dreamland. É praticamente VIP, pois quase ninguém vai lá, só os hóspedes das pousadas mais próximas.

A tranquila Taipu de Fora possui ótimas opções de hospedagem, algumas a poucos minutos de caminhada até as piscinas. Tem pousadas mais afastadas para quem procura privacidade, e outras mais próximas ao “centrinho” (se é que Taipu tem um). Mas se você busca um pouco mais de agito, procure as pousadas em Barra Grande, é lá onde a noite acontece.

O temo fechou e choveu muito durante nosso passeio nas piscinas naturais
O temo fechou e choveu muito durante nosso passeio nas piscinas naturais

Vocês devem ter reparado que as fotos desta matéria não estão lá grandes coisas. Mas é porque pegamos tempo ruim e chuva durante o mergulho nas piscinas naturais de Taipu de Fora. Mas fica a dúvida no ar: se com chuva é assim, imagina com sol.

Um pouco mais sobre Taipu de Fora

São mais de 7km de praias desertas cobertas por coqueirais, recifes de coral, areia branca, bromélias gigantes e sol o ano todo. A praia de Taipu de Fora é a mais procurada da Península de Maraú, e fica a pouco mais de 20 minutos de Barra Grande. A estrada não está nada boa, mas conseguimos chegar de carro. Veja aqui como fazer para chegar em Taipu de Fora.

Nos últimos anos a infraestrutura de Taipu de Fora só melhorou. São diversas pousadas, resorts, casas de veraneio, bares, restaurantes e diversos outros serviços que se planejaram para receber os turistas vindos de todos os cantos do mundo.

Vista do nosso quarto na Pousada Dreamland Bungalows
Vista do nosso quarto na Pousada Dreamland Bungalows

Dentre as atrações das redondezas, posso destacar a vila de Barra Grande, 7 km ao norte. Ao oeste, as vilas de Taipu de Dentro e Campinho, com praias de rio pouco procuradas pela massa turística, voltada para a Baía de Camamu. Já ao sul, as praias ficam ainda mais desertas e possui lugares lindos que valem a visita, tais como: a Lagoa Azul, a floresta das Bromélias Gigantes, a Lagoa de Cassange e o Morro do Farol (o ponto mais alto da Península de Maraú).

Veja nossos outros posts de Barra Grande e tome nota de tudo para a sua próxima viagem a uma das regiões mais incríveis da Costa do Dendê, na Bahia.

* A #SUPTripBahia é um projeto do Trilhas e Aventuras, e nesta viagem contou com o apoio da Hidden Pousadas, Brazzos, Kayland, Sony Xperia, Rota Tropical e Carro Aluguel.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

  1. Realmente o lugar é muito lindo! Acabei de ler essa matéria voltando da Península. Uma bela viagem que deixou inesquecíveis recordações.
    Seu texto e fotos estão perfeitos, condizentes com a beleza do lugar!
    Abraços

  2. Acrescento que há uma operação de mergulho autônomo da Carpe Diem, que nos leva até uns 7 metros, ali mesmo da areia (sem sair de embarcação ). Ideal para quem quer fazer um batismo e já ver muitos peixes em águas calmas. Levei meus filhos de 13 e 11 anos e eles amaram. Havia uma ossada de baleia jubarte bem interessante.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here