Situada no litoral Sul da Bahia, entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu, a Península de Maraú reúne uma grande variedade de paisagens de rara beleza. São imensos coqueirais, praias desertas, rios, lagoas, piscinas naturais de águas claras, mangues, mata atlântica e muita vida selvagem. A vila de Barra Grande é o ponto de partida para descobrir este paraíso.

Poucos lugares do litoral brasileiro souberam manter seu charme e sua natureza preservada. Barra Grande é um deles. Bem diferente do agito de centros turísticos mais famosos, o vilarejo possui um clima de tranqüilidade e um cenário natural belíssimo que deixa qualquer visitante encantado.

A região oferece vários tipos de praias, para todos os gostos. As praias voltadas para o oceano são extensas, com ondas boas para o surfe, areia clara e recifes que formam piscinas naturais. Do lado da Baía de Camamu, as praias têm águas mais calmas, geralmente com pouco fundo.

[youtube id=”jZPG57z9uf0″ width=”600″ height=”350″]

Como chegar em Barra Grande

A PENÍNSULA DE MARAÚ está localizada na Costa do Dendê, no Estado da Bahia, 200 km ao sul de Salvador, a 150 km ao norte de Ilhéus.

CHEGAR POR VIA AÉREA

O aeroporto mais perto de Maraú fica em Ilhéus (IOS). O aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador (SSA). O aeroporto de Ilhéus atualmente é servido por voos diários da TAM e da GOL originários de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Voos diretos para Barra Grande – Uma pista de pouso localizada perto da vila de Barra Grande permite receber aviões de pequeno porte. Um voo regular liga Salvador, Morro de São Paulo e Barra Grande três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas. O tempo de voo entre Salvador e Barra Grande é de aproximadamente 25 minutos.

CHEGAR DE BARCO VIA CAMAMU

Camamu fica a 2 horas de estrada a partir de Salvador pelo ferryboat e a BA-001. No porto de Camamu existem duas opções de transporte para Barra Grande e Taipus: barcos comuns e lanchas rápidas. Barcos comuns são mais baratos mas levam uma hora e meia para chegar a Barra Grande. O horário de funcionamento é das seis da manhã até as cinco da tarde. O local de embarque em Camamu fica na Ponte Grande, próximo ao Mercado de Artesanto.

Lanchas rápidas – Agências de turismo de Camamu e Barra Grande oferecem serviços de lancha rápida e traslados com os aeroportos. A travessia de lancha dura aproximadamente 20 minutos. O local de embarque das lanchas em Camamu fica na Ponte Menor, próximo ao ponto de ônibus.

Mapa de Barra Grande - BA
Mapa de Barra Grande – BA

CHEGAR POR VIA TERRESTRE

Para quem vem de Salvador, a melhor opção é pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e seguir pela BA-001 até Camamu. Daí duas escolhas são possíveis: contornar a Baía de Camamu continuando pela BA-001 e a BR-030 (estrada de terra) ou deixar o carro num estacionamento vigiado em Camamu e pegar um barco para Barra Grande (mais rápido).

Para quem vem de Ilhéus, o melhor caminho é pelo novo trecho da BA-001 que acabou de ser construído entre Itacaré e Camamu. O cruzamento com a BR-030 (estrada de terra) fica a 15 km depois de Itacaré.

Transporte de ônibus – Várias empresas de ônibus operam entre Bom Despacho e Camamu de hora em hora. O tempo de viagem é de aproximadamente 5 horas. A empresa Cidade Sol é a mais indicada por ser mais rápida e fazer o trajeto direto. Há também linhas de ônibus para Camamu saindo de Ilhéus, Itabuna e das principais cidades da região.

CHEGAR DE CARRO PELA BR-030

A BR-030 é uma estrada de terra de mais de 50 km que leva até a vila de Campinho, ao norte da Península de Maraú. Para ir a Taipus de Fora e Barra Grande é preciso deixar a BR-030 e virar a direita 1 km depois do farol, 6 km antes de Campinho. Atenção! Não há nenhuma placa sinalizando Taipus de Fora ou Barra Grande, apenas placas indicando pousadas.

A estrada de terra pode se tornar impraticável para carros comuns se houver longos períodos de chuvas, portanto é recomendável se informar sobre o estado da BR-030 antes de se aventurar por ela.

Distâncias de carro até a cidade de Maraú

Salvador via BR-101: 345km, via ferry-boat e Itaparica: 190km.
Itacaré: 31km, Ubaitaba: 63km, Camamu: 102km, Barra Grande: 40km.

Dicas de Hospedagem na Região

[checklist]

[/checklist]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

9 Comentário

  1. Olá conheçam também a ilha de Boipeba,lá tem praias e pousdas maravilhosas!vou deixar um site com todas as informações sobre o lugar!www.boipebatur.com.br

  2. Adoro Barra Grande, mas conheci uma ilha na Bahia chamada Boipeba, vale a pena visitar a Boipeba. Boipeba está ao sul de Salvador, Boipeba tem 20 km de prais semi-desertas, o lema em Boipeba é andar descalço…

    • Oi amigos, com certeza. Já conheço Boipeba e é realmente um lugar que deixa saudades. Proximo verão estarei ai novamente e gostaria do apoio de vcs para podermos passar alguns dias no local fazendo matérias pro site.

  3. Boipeba é realmente muito bonito, gosto bastante de ir lá nos finais de semana; mas para quem não gosta muito de andar de lancha o caminho não é lá muito agradável. O caminho para Barra Grande é tão emocionante quanto, só que mais seguro.

  4. […] ituberá, ba | LINK 29. @aventureiros | fim de semana em barra grande (com vídeo) – ba | LINK 30. @aventureiros | conheça o circuito das águas de valença (com vídeo) – ba | LINK 31. […]

  5. Olááá,,

    gostei do post, gostaria de dicas de onde hospedar em Barra Grande, irei com meu namorado na primeira semana de janeiro.

    Obrigada

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here