Muitas são as atrações do Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa. Dentre elas estão a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund, a Casa Fernão Dias, o Circuito Lapinha, a Trilha do Sumidouro e uma travessia Sumidouro x Gruta da Lapinha. Tudo isso pertinho de Belo Horizonte. Uma ótima opção de passeio bate e volta da capital ou para iniciar a viagem pela Rota das Grutas Peter Lund, a qual faz parte.

Conhecemos a Gruta da Lapinha voltando da viagem que fizemos até o Parque Nacional do Peruaçu. Também passamos por diversas outras grutas, como a Lapa Grande em Montes Claros, a Gruta do Maquiné em Cordisburgo e a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas. Um super Circuito de Cavernas de Minas Gerais.

O Parque Estadual do Sumidouro é uma unidade de conservação situada ao norte de Belo Horizonte. Distante apenas 50km da capital mineira é fácil de chegar de carro. Devido sua proximidade com Confins, chegando de avião o ideal é alugar um carro no aeroporto e começar a sua viagem. Tem vários hotéis e pousadas em Lagoa Santa muito bons, caso queira dormir por lá.

Veja também:

Conheça o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Conheça o Parque Estadual da Lapa Grande

Em 1 dia é possível explorar todas as atrações do Parque Estadual do Sumidouro. A principal delas é a Gruta da Lapinha. Vou falar um pouco mais sobre os principais atrativos do complexo logo abaixo.

Gruta da Lapinha

Localizada no distrito da Lapinha, em Lagoa Santa, o circuito turístico da Gruta da Lapinha tem cerca de 300 metros de extensão, distribuídos em galerias e salões. A maioria deles é iluminada por lâmpadas de LED, que valorizam as formações espeleológicas existentes.

Dentre os diversos salões que compõem a gruta, 12 são abertos à visitação e recebem nomes relacionados às características dos espeleotemas que se formam em diferentes partes da caverna. São cerca de 1 hora para percorrer com calma toda a gruta, que não apresenta nenhuma dificuldade técnica.

A título de curiosidade, a Gruta da Lapinha foi eleita como uma das “Sete Maravilhas da Estrada Real” em 2011 por meio de votação popular. Então pode esperar por um passeio belíssimo.

Museu Peter Lund

O Museu Peter Lund é um museu que integra a Rota das Grutas Peter Lund, com o objetivo de divulgar as descobertas e a trajetória do importante naturalista dinamarquês apaixonado pelo Brasil e que dá nome ao espaço.

Foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2012. Com 1.850 metros quadrados e três andares, o prédio possui uma sala expositora com 80 fósseis descobertos por Lund, vindos do Museu Natural de Copenhague, além de um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural de Lagoa Santa e dois espaços com explicações sobre os Planos de Manejo do Parque e Espeleológico.

No momento da nossa visita, ainda estavam sem lanchonete e ecoloja, pois aguardavam um novo processo licitatório para o fornecimento desses serviços ao público.

Casa Fernão Dias

A Casa Fernão Dias funciona como receptivo do Parque Estadual do Sumidouro na cidade de Pedro Leopoldo, na Quinta do Sumidouro, que foi fundada no século XVII, nos anos de 1674 e 1675, sendo o seu nome original São João do Sumidouro. A entrada para visitação é gratuita.

Sumidouro é a região do Anhanhonhacanhuva, terminologia indígena que quer dizer ”água parada que some no buraco da terra”. Quem conhece a região sabe que a lagoa do Sumidouro “some” em lindo e imenso paredão calcário, adornado por curiosas pinturas rupestres, e atinge o sistema subterrâneo de águas.

A casa foi tombada pelo IEPHA / MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em 1975, como marco da passagem do famoso bandeirante pela região. Funcionou como uma típica venda de apoio ao tropeirismo da Estrada Real do Sumidouro, que permitia o abastecimento de alimentos da região, se estendendo até Salvador pelo vale do rio das Velhas e rio São Francisco.

No espaço também se encontra a carcaça de uma canoa histórica. Encontrada em agosto de 1997 nas margens do rio das Velhas, a canoa conhecida como “piroga”, foi esculpida em uma única peça de madeira de vinhático, com uso de técnicas sofisticadas, sendo a provável autoria conferida aos colonizadores portugueses.

É a partir deste ponto que se inicia ainda a Trilha do Sumidouro, percurso de aproximadamente 2,3 Km, que tem como ponto final a lapa do Sumidouro, com pinturas rupestres em um enorme paredão de calcário.

Trilha do Sumidouro

A Trilha do Sumidouro é um verdadeiro “mergulho” na História e na Pré-História brasileiras. Ela começa na Casa Fernão Dias, passando pelo marco histórico “Cruz do Pai Mané”. Em seguida, segue-se um percurso que conduz a um mirante, onde é possível visualizar toda a extensão da lagoa do Sumidouro e região de entorno.

A trilha é linda! Tranquila de caminhar, quase na totalidade sob as sombras das árvores. Do mirante é possível ver o local exato do sumidouro (o “ralo” da lagoa).

Visitamos também o paredão com pinturas rupestres, um local de extrema importância arqueológica. O retorno é feito pela orla da lagoa do Sumidouro. O percurso completo dura cerca de 1 hora e 30 minutos, tem grau de dificuldade médio e necessita de agendamento.

Assista o vídeo da Gruta da Lapinha e Sumidouro

* Viajamos a convite do SETUR-MG para conhecer o Circuito das Grutas e Cavernas de Minas de Gerais.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here