Pelo que percebi nessa viagem ao Uruguai daria pra ficar pelo menos 2 ou 3 dias em Colonia del Sacramento, mas como não tivemos esse tempo, vimos que um simples bate e volta saindo de Montevidéu da para ver bastante coisa.

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, ficamos completamente apaixonados por este destino que lembra muito a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, dentre outras com influência portuguesa.

LEIA MAIS SOBRE O URUGUAI

Como planejar uma viagem ao Uruguai
Dicas do que fazer em Montevidéu
Dicas do que fazer em Punta del Este
Dicas do que fazer em Colonia del Sacramento
Alugue um Carro no Uruguai
Tenha um seguro viagem válido no Uruguai

Centro histórico de Colonia del Sacramento-6

Veja o roteiro que fizemos logo abaixo com os principais pontos turísticos que visitamos em Colonia del Sacramento a apaixone-se também ao visitá-la.

Atrações entre Montevidéu e Colonia del Sacramento

San José – Uma pequena cidade no meio do caminho que surpreende. O centro histórico de San José abriga um dos principais teatros coloniais do Uruguai, o Teatro Bartolome Macció. Logo em frente está a Igreja de San José de Mayo com uma rica arquitetura em seu interior. Vale a pena dar uma caminhada até a pequena Choo, uma loja de chocolates belga de verdade. E ainda tem o Parque José Enrique Rodo com o Monumento ao Chimarrão, e perto dali, o Kartódromo Parque Rodó, onde Ayrton Senna ganhou seu primeiro prêmio de kart fora do Brasil.

Centro histórico de San Jose-2

Palmeiras Coloniais – A pequena Colonia del Sacramento é de 1680, e logo na estrada já surpreende os visitantes que estão vindo de Montevidéu. São mais de 20 km de palmeiras plantadas em fila trazidas direto das Ilhas Canárias.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-1

Restaurante Mesón de la Plaza – Uma excelente opção de restaurante para almoçar em Colonia del Sacramento, em frente a Praça Manuel Lobo (o fundador da cidade). Com música ao vivo, uma praça interna, móveis de época e salões bem decorados. A comida bem servida e preços justos.

Restaurante Mesón de la Plaza-5

Centro Histórico de Colonia del Sacramento – Aqui a regra é se perder caminhando pelas ruas. Existe um roteiro básico a percorrer, mas recomendo não ficar preso a ele. Ao caminhar pelas ruas é fácil notar a presença portuguesa mesclada com os traços espanhóis.

As principais atrações são as Fortificações de Colônia, o Farol e as Ruínas do convento de São Francisco de Xavier, a Basílica do Santíssimo Sacramento, a Praça 25 de Maio, a Rua dos Suspiros (“Calle de los Suspiros”), a Praça Manuel Lobo, a casa de Hipólito da Costa (o patrono da imprensa brasileira), dentre outras atrações.

DICA: Saiba mais sobre roteiro a pé que fizemos no Centro histórico de Colonia del Sacramento neste link. Montamos um roteiro passo-a-passo com mapa ilustrado e tudo que você vai encontrar por lá. As fotos também estão lindas!

Centro histórico de Colonia del Sacramento-16

É nessa região que estão os melhores hotéis e pousadas de Colonia del Sacramento. Vale a pena pernoitar ou até mesmo passar uns 2 ou 3 dias aproveitando o clima gostoso da cidade.

Farol – O farol da cidade está na área das ruínas do Convento de San Francisco, próximo da Plaza Mayor. Por 15 pesos uruguaios (R$1,50) é possível subir e observar todo o centro histórico e os barcos no Rio da Prata.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-25

Museus Históricos – Nessa caminhada pelo centro histórico dá para ver e visitar diversos museus, tais como o Museu Português, o Museu do Azulejo, o Museu General Cézar Díaz, o Museu Espanhol, o Museu de Naufrágios e Tesouros do Rio da Prata, e muito mais. O que não falta é museu em Colonia del Sacramento.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-20

Porta do Campo (Puerta del Campo) – Essa é uma parada obrigatória onde se pode obter belas fotos. Esse antigo marco nos leva a entender como era a cidade na época da ocupação de Portugal na cidade. Inaugurada em 1745 no período do Governador Português Vasconcellos, foi uma obra de grande importância na construção da cidade e suas atividades. A porta, a ponte, o fosso, seus pilares e muralhas abrigam um notável centro de interesse histórico.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-36

Museu Ferroviário e BIT – A região onde funcionava a estação ferroviária foi toda reformada e abriga hoje o BIT, Centro de Bienvenida Interpretacion y Turismo del Uruguai, com diversas atividades interessantes e lojas com produtos locais. Chegamos a tempo de ter uma incrível experiência audiovisual na nova sala de projeções, com telas enormes e sensações de áudio e vídeo mostrando as belezas naturais do Uruguai.

Museu Ferroviário e BIT-10

Plaza del Toros – Saindo da região central, tem a Plaza del Toros no bairro Real San Carlos. Ela foi inaugurada em 1910 e funcionou durante dois anos, devido a proibição das touradas no Uruguai. Ali foram realizadas 8 touradas. Localizada próxima ao Centro Histórico de Colonia del Sacramento, essa construção não permite a entrada de visitantes, pois atualmente corre o risco de desabamento. Nem fiz fotos de tão feio que é.

Capela de San Benedito (Iglesia San Benito) – Foi nesta pequena capela onde os padres franciscanos deixaram a cabeça de Santo Benedito que foi encontrada no Rio da Prata. Além disso, guarda também uma coleção de medalhas daquela época.

Capela de San Benedito-5

Granja Arenas Colônia – Parada obrigatória na volta para Montevidéu. Eles possuem a maior coleção de chaveiros e lápis do mundo, que está presente até no Livro dos Recordes. Além disso tem uma deliciosa degustação de geleias, salames e queijos produzidos lá mesmo. Mas lembre-se que não é permitido embarcar com produtos derivados de animais. Mas vale a pena comprar uns pequenos pedaços para comer no caminho do hotel.

Granja Arenas Colônia-4

Jantar no Mercado Agrícola – Ainda deu tempo de chegar cedo no hotel, tomar um banho e sair para conhecer e jantar no Mercado Agrícola de Montevidéu. Leia mais sobre ele clicando no link.

Concluindo

Eu sou apaixonado por lugares como Colonia del Sacramento. Cidade pequena com clima de interior, mas cheia de atrações históricas. Um dia é muito pouco para conhecer tudo que ela tem a oferecer. Tente ficar pelo menos 2 ou 3 dias e volte para nos contar o que achou.

*Viajamos para Montevidéu e Colonia del Sacramento a convite da CVC Viagens. Nossa opinião em nenhum momento foi influenciada por eles, e mantemos total controle editorial de todo conteúdo publicado em nosso blog.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here