Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1995, Colonia del Sacramento convida a viajar no tempo e a chegar a um povoado lusitano. Fundada pelos portugueses e disputada durante anos pelas coroas de Espanha e Portugal, mantém intacta a magia da sua história. Esse talvez seja o grande charme da cidade a 180km (apenas duas horas) de Montevidéu.

Eis aí suas encantadoras ruelas de paralelepípedos iluminadas por suas tradicionais lanternas de luz amarelada, oferecendo inumeráveis atrativos históricos e culturais para descobrir e curtir em uma deliciosa caminhada pelo Centro histórico de Colonia del Sacramento.

LEIA MAIS SOBRE O URUGUAI

Como planejar uma viagem ao Uruguai
Dicas do que fazer em Montevidéu
Dicas do que fazer em Punta del Este
Dicas do que fazer em Colonia del Sacramento
Alugue um Carro no Uruguai
Tenha um seguro viagem válido no Uruguai

Centro histórico de Colonia del Sacramento-10

A “Calle de los Suspiros”, a Casa do Vice-Rei, a Igreja Matriz e a Porta da Cidadela, são apenas algumas das belezas arquitetônicas que possui esta particular região da cidade.

Centro histórico de Colonia del Sacramento

Aqui a regra é se perder caminhando pelas ruas do Centro Histórico. Existe um roteiro básico a percorrer, mas recomendo não ficar preso a ele. Vou contar um pouco sobre o roteiro que nós fizemos mas fiquem a vontade para alterá-lo como desejarem

Ao caminhar pelas ruas de Colonia del Sacramento é possível notar a marcante presença da influência portuguesa mesclada com traços espanhóis. As ruas são todas de pedra, portanto vá com um calçado confortável. As paredes de pedra ganham um colorido especial com flores de todos os tipos e decorações antigas.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-2

Centro histórico de Colonia del Sacramento-4

É nessa região que estão os melhores hotéis e pousadas de Colonia del Sacramento. Vale a pena pernoitar ou até mesmo passar uns 2 ou 3 dias aproveitando o clima gostoso da cidade. Pense nisso quando planejar a sua viagem.

Paramos o carro próximo a Rua 18 de Julio (veja no mapa abaixo) e começamos ali o nosso roteiro que será circular. Acompanhe pelo mapa abaixo o tour que fizemos. Vamos numerar e comentar os pontos de principais interesses nesse roteiro pelo centro histórico.

Mapa do Centro Histórico de Colonia del Sacramento (clique para ampliar)
Mapa do Centro Histórico de Colonia del Sacramento (clique para ampliar)

Plaza de Armas Manuel Lobo (11 no mapa) – Como já era próximo ao almoço, escolhemos o Restaurante Mesón de la Plaza que é uma excelente opção de restaurante para almoçar em Colonia del Sacramento, e fica em frente a Praça Manuel Lobo (o fundador da cidade). A Praça de Armas Manuel Lobo abrigou a antiga casa do governador português, que foi totalmente destruída pelos espanhóis em 1777. As ruínas são bastante preservadas e dá pra ver muitos detalhes da época.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-8

Centro histórico de Colonia del Sacramento-7

Basílica do Santíssimo Sacramento (12 no mapa) – Aproveitamos que estávamos ao lado da Praça de Armas para visitar esta basílica que ainda conserva os traços originais na nave, com muros de pedra e azulejos portugueses ainda preservados na cúpula. A porta em madeira é original e impressiona pela espessura.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-5

Puerta del Campo (1 no mapa) – Essa é uma parada obrigatória onde se pode obter belas fotos. Esse antigo marco nos leva a entender como era a cidade na época da ocupação de Portugal na cidade. Inaugurada em 1745 no período do Governador Português Vasconcellos, foi uma obra de grande importância na construção da cidade e suas atividades. A porta, a ponte, o fosso, seus pilares e muralhas abrigam um notável centro de interesse histórico. Vale a pena caminhar pela muralha da fortaleza até o Bastión de San Miguel para apreciar a vista panorâmica do Rio da Prata.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-35

Calle de los Suspiros (2 no mapa) – Esta é a rua mais antiga de Colonia del Sacramento, ou seja, você tem que passar por ela. O estilo de construção é tipicamente portuguesa e sua rua ainda conserva as pedras de seu pavimento original.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-30

Plaza Mayor del 25 de Mayo (4 no mapa) – Uma grande área verde com bancos para sentar-se e descansar. Antigamente era usada para manobras militares. Ao seu redor estão diversos pontos de interesse, tais como: o Museu Português (3 no mapa), o Museu Naval (17 no mapa), as Ruínas do Convento de San Francisco y Faro (5 no mapa), o Farol de San Francisco (custa 15 pesos uruguaios para subir), a Casa de Nacarello (6 no mapa), o Museu Municipal (7 no mapa), a Casa del Virrey (8 no mapa), a sede do Arquivo Regional (10 no mapa) e o Museu do Azulejo (9 no mapa). Fique atento para encontrar a casa do jornalista Hipólito da Costa (não está no mapa), o patrono da imprensa brasileira.

Centro histórico de Colonia del Sacramento-25

Caminhada pela Orla – Vá até o Bastión de San Pedro e depois vá caminhando pelo Paseo de San Gabriel até o Bastión de Santa Rita. Perto da Praça San Martin está o Museu Indígena (13 no mapa). Passe pelo Yatch Club para chegar no Museu Espanhol (14 no mapa), desça até o Muelle 1866 (16 no mapa) e finalize o tour no Centro Histórico de Colonia del Sacramento no Centro Cultural Bastión del Carmen (15 no mapa).

Aí é só retornar ao ponto inicial, pegar o carro e voltar para Montevidéu (ou procurar um hotel e continuar por lá, hehehe).

Centro histórico de Colonia del Sacramento-18

Concluindo

Eu sou apaixonado por lugares como este, e essa caminhada pelo Centro histórico de Colonia del Sacramento serviu para me deixar ainda com mais vontade de retornar e ficar uns dias nessa cidade maravilhosa. Um dia é muito pouco para conhecer tudo que ela tem a oferecer. Tente ficar pelo menos 2 ou 3 dias.

É importante dizer que é possível visitar Buenos Aires a partir de Colonia del Sacramento. Todos os dias tem balsas que vão e voltam levando carros e passageiros. Esse é mais um bom motivo para conhecer dois países ao mesmo tempo. Que tal?

*Viajamos para Montevidéu e Colonia del Sacramento a convite da CVC Viagens. Nossa opinião em nenhum momento foi influenciada por eles, e mantemos total controle editorial de todo conteúdo publicado em nosso blog.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Um comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here