Localizada na Serra da Mantiqueira a exatos 980 metros acima do nível do mar, a pequena Aiuruoca é regada de rios fartos, montanhas, vales, bosques e cachoeiras que compõem um leque de atrações para todos os gostos. Depois de algumas viagens que fizemos pra lá, montamos esse guia de dicas com o que fazer em Aiuruoca, onde se hospedar e bons restaurantes onde comer.

Aiuruoca é considerada uma das cidades mais sagradas do Brasil, possuindo um alto grau de vibração energética. Dizem que Aiuruoca é uma cidade mágica, dona de um universo próprio encantador, de belezas naturais e simplicidade que podemos descobrir facilmente ao visitá-la. Parece que tudo é integrado a natureza e flui em perfeita harmonia.

+ Guia de Destinos: Aiuruoca (o que fazer, onde ficar, como chegar)
+ Dica de Roteiro de 4 dias em Aiuruoca
+ Procure pousadas em Aiuruoca até 80% OFF
+ Alugue um carro para ir a Aiuruoca
+ Não esqueça do seu Seguro Viagem!

O que fazer em Aiuruoca

Praticamente todas as principais atrações de Aiuruoca ficam divididas em duas regiões: o Vale dos Garcias e o Vale do Matutu. Existe uma outra região do outro lado do asfalto que ainda não exploramos, mas breve iremos para descobrir tudo o que fazer o Aiuruoca e contar pra vocês.

Uma das grandes vantagens é que para conhecer as principais atrações não é preciso muito esforço. Basicamente é parar o carro na estrada e fazer uma leve caminhada para ter acesso às lindas cachoeiras. Até os mais preguiçosos vão gostar de conhecê-las. As desvantagens? As águas são geladas! Inclusive no verão. Mas dizem que fazem super bem pra ativar a circulação. Então, prepare-se para se jogar e dar uns gritos.

Entre os dois principais vales está o imponente Pico do Papagaio. Símbolo da fundação da cidade, o Pico do Papagaio, com 2.293m de altitude é um dos mais majestosos da região. Existem diversas trilhas pra chegar ao topo, inclusive a cavalo. É uma trilha bem pesada e só pode ser feita com guias locais.

Conhecemos todas as cachoeiras e atrações com a agência Bicudo Adventure, especializada em Tours de Quadriciclo e 4×4 pelos principais atrativos de Aiuruoca. As estradas esburacadas judiam muito os carros comuns. Eles possuem tours diferenciados em Aiuruoca e cidades vizinhas. O fim do passeio do Vale dos Garcias termina com um lindo pôr do sol com vista 360 graus de todo o vale. É incrível. Visite o site www.bicudoadventure.com.br, solicite um orçamento e siga também no Instagram @bicudoadventure.

ATRAÇÕES NO VALE DOS GARCIAS

Cachoeira dos Garcias – A Cachoeira dos Garcias é um passeio imperdível e o cartão-postal da cidade. Se você só tem 1 dia para passear e está procurando o que fazer em Aiuruoca, essa cachoeira é parada obrigatória. Uma estrada de terra precária leva até bem próximo do local. Em apenas 10 minutos de caminhada, uma grande piscina natural que se forma embaixo da queda já pode ser desfrutada pelos turistas. É possível visitar também a parte de cima da cachoeira. A estrutura é simples, mas é possível encontrar um restaurante e banheiros (Restaurante dos Garcias).

Prainha – A entrada para a trilha fica no lado direito do Restaurante dos Garcias. Após uma trilha rápida e fácil chega-se na Prainha. Ela tem esse nome por ser uma praia de rio, com área para deitar-se na areia e tomar um sol. Águas calmas, rasas e cristalinas tornam o local ainda mais especial com uma pequena cascatinha que ajuda na hidromassagem natural.

Lajeado – Seguindo adiante pela Prainha, é possível chegar ao complexo de piscinas naturais do Lajeado. Ao longo dos anos o rio foi esculpindo as pedras e formando verdadeiras piscinas, com pouca pedra e fundo de areia. Um local ainda pouco conhecido, mas de grande beleza.

Poço Joaquim Bernardo – Mais uma excelente opção para passar o dia ou um turno curtindo as águas calmas e claras do poço. Um enorme gramado é um convite perfeito para um piquenique ou apenas se jogar para pegar um sol curtindo a vista das corredeiras. Existem várias piscinas escondidas nas pedras, vale a pena explorar (com cuidado). O local também funciona como restaurante e serve truta frita, feijoada e pratos mineiros.

ATRAÇÕES NO VALE DO MATUTU

Cachoeira Deus Me Livre – A 5km do centro de Aiuruoca fica a Cachoeira Deus Me Livre, que, como o nome sugere, apesar de ser muito bonita deve-se andar com cuidado. São 3 quedas d’água sequenciais que ficam dentro de uma fazenda, portanto peça permissão para entrar. Fica perto do Pocinho.

Cachoeira dos Macacos – Conhecida por poucos, sua entrada é bem na estrada e não tem placas indicativas. O início da trilha é próximo ao Camping O Panorâmico e bem fácil de fazer. A cachoeira é linda e vale a pena conhecer. Tem áreas para banhos e piscinas naturais com hidromassagem. É uma delícia, apesar da água gelada.

Cachoeira das Fadas – Chegando no Casarão do Matutu é só estacionar o carro e se informar com os guias como chegar na Cachoeira das Fadas. Tem uma pequena taxa a ser paga para a visitação. A trilha é bem tranquila e curta para chegar ao paraíso. O melhor horário para visitá-la é pela manhã e próxima ao meio-dia, quando o sol ilumina suas águas cristalinas e verdes.

Pocinho – Uma grande piscina de água corrente faz do Pocinho um pequeno paraíso “artificialmente natural”. A infraestrutura do local é perfeita para famílias com crianças. Além dos lanches, eles possuem redário para descansar depois de comer. Logo da estrada é possível ver uma cascatinha. Possuem estacionamento no local e a entrada é baratinha.

Onde ficar em Aiuruoca

Existem boas opções de hotéis e pousadas onde ficar em Aiuruoca, a maioria simples, mas ao mesmo tempo confortáveis. Algumas pousadas de luxo começam a se destacar na região atraindo um público mais selecionado.

Os preços das pousadas em Aiuruoca variam de acordo com a temporada, mas não costuma ser um local caro, salvo uma ou outra hospedagem de luxo em Aiuruoca. Veja abaixo a nossa dica de onde ficar em Aiuruoca.

Pousada Canto das Bromélias

A Pousada Canto das Bromélias possui apenas 4 chalés de montanha e é uma das melhores opções de exclusividade em Aiuruoca. Um verdadeiro oásis na Serra da Mantiqueira, com charme e sofisticação totalmente integrada a natureza. O café da manhã montado no deck de madeira com vista para o Pico do Papagaio é um luxo para poucos. Fica localizada no alto do Vale dos Garcias. Reservas apenas via Facebook e Whatsapp – (35) 99969-8351, falar com o Dadá.

Dica de onde ficar em Aiuruoca: Pousada Canto das Bromélias
Dica de onde ficar em Aiuruoca: Pousada Canto das Bromélias

+ Veja mais opções de pousadas em Aiuruoca com descontos!

Onde comer em Aiuruoca

Como já fomos algumas vezes, tivemos a chance de comer em diversos lugares diferentes. Abaixo estão alguns dos melhores lugares onde comer em Aiuruoca, que já fomos e aprovamos. São restaurantes, lanchonetes, pizzarias, trutarias, bares e cafés. É possível comer bem em Aiuruoca, com bons preços e pratos bem servidos.

Pizzaria Aroma da Serra

Um dos melhores lugares que comemos em Aiuruoca. Fica na praça da igreja e é um dos lugares mais badalados da cidade. Funciona como bar e restaurante, mas o forte mesmo são as pizzas e cervejas. Localização: R. Felipe Sen., 16, Centro

Pizzaria e Restaurante Dona Azeitona

Também ao lado da igreja, esse restaurante em Aiuruoca é bastante completo. As pizzas e caldos são o forte da casa, porém existem diversas outras opções no cardápio. Vale a pena dar uma olhada na carta de vinhos para aproveitar as noites frias na cidade. Localização: R. Felipe Sen., 35, Centro

Restaurante Dois Irmãos

Foi um achado em Aiuruoca! No melhor esquema buffet de comida mineira. É possível comer bem, pagando um preço justo. Minha dica é guardar um espaço para as sobremesas. Localização: Rua Cel. Oswaldo, 204, Centro (atrás de igreja).

Armazém Macieira (lanches rápidos)

Não é bem um restaurante, mas eles servem lanches rápidos, saudáveis e gostosos. O armazém vende um pouco de tudo que os produtores locais produzem. Embutidos, queijos, doces, geleias, cervejas, cafés em grãos e moídos, kombuchá, especiarias, granola, etc. Localização: R. Felipe Sen., 1214A, Aiuruoca.

Armazém da Terra

Fica na estrada, caminho para o Matutu, em frente ao camping O Panorâmico. É quase um bistrô, com delícias preparadas com muito carinho. Servem deliciosas refeições e lanches sempre se preocupando com a qualidade dos produtos, de forma orgânica e sustentável. Eles também vendem queijos, geleias, pães, leites vegetais, cogumelos, azeites, sucos verdes, bolos e muito mais.

Como chegar em Aiuruoca

Saindo do Rio de Janeiro, colocamos o nome da cidade no Google Maps e vimos duas opções de rotas. Uma por Juiz de Fora e outra por Volta Redonda. A segunda opção tem bem menos pedágios e é mais rápida. A subida por Petrópolis tem muito caminhão lento atrapalhando o fluxo. Portanto, faça esse teste antes de iniciar sua viagem. É só seguir as indicações do mapa e ver como chegar em Aiuruoca facilmente.

MAIS DICAS DE AIURUOCA

Aiuruoca é um lugar para ir muitas vezes! Para quem curte o clima gostoso e tranquilo das pequenas cidades mineiras, é um prato cheio. A cidade já tem em seu calendário diversos eventos fixos, como Festival de Jazz, Festival de Queijos e Azeites, Encontro de Motoqueiros, Festa Junina, Shows de Rock, Festa do Peão, dentre outros.

Se você curte acampar, o Camping O Panorâmico é uma das melhores opções da região. Já acampamos por lá também e foi bem divertido. Preparamos até uma lista de equipamentos de camping para quem curte viajar de carro, e ficou bem legal. Os equipamentos foram da Quechua, que podem ser encontrados nas lojas física e online da Decathlon.

Curiosidade: Sabia que a Isis Valverde (atriz da Globo) nasceu eu Aiuruoca? Nos falaram que ela está sempre por lá passeando pela cidade, fazendo as trilhas e se banhando nas cachoeiras de Aiuruoca. Nós não a encontramos ainda, e vocês?

Se você já conhece Aiuruoca e sentiu falta de alguma dica de lugar que não fomos, deixe aqui nos comentários para que a gente possa ir conferir em nossa próxima viagem pra lá. Vamos adorar descobrir tudo o que fazer em Aiuruoca e compartilhar com vocês.

E TEM MAIS… AIURUOCA EM VÍDEO!!!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here