Definitivamente o Ceará não é só praia! O estado é enorme e repleto de atrações turísticas ainda não descobertas. Eu confesso que não gosto muito das praias de Fortaleza e por isso sempre passava direto para outros destinos como Canoa Quebrada e Jericoacoara. Porém numa viagem mais recente, acabei descobrindo o que fazer em Fortaleza e arredores. E foi bem legal!

Além da dupla Canoa e Jeri, Fortaleza tem City Tour, tem o Beach Park, Aquiraz, Morro Branco, Lagoinha, Cumbuco, Flecheiras, Guaramiranga, Ubajara e muito mais. E tem também fazendas de café na serra, praias lindas a poucos minutos de carro, paraísos do Kitesurf, barracas de praia que parecem clubes, excelentes restaurantes onde comer caranguejo e frutos do mar, ótimos hotéis e pousadas em Fortaleza, e muito mais.

Praias incríveis esperam por você a poucos minutos de Fortaleza
Praias incríveis esperam por você a poucos minutos de Fortaleza

No fim do post deixei várias dicas de hotéis onde ficar em Fortaleza e nas principais praias nos arredores, tais como Aquiraz, Canoa Quebrada, Cumbuco e Beberibe. Aproveite!

O que fazer em Fortaleza

Pra começar, separe uns 4 dias para explorar Fortaleza e um pouco dos arredores, e ainda assim sair com a sensação que ficou faltando muita coisa, principalmente o litoral note e Jeri. Com as dicas do que fazer em Fortaleza que darei abaixo vocês conseguirão conhecer a cidade, a serra e algumas praias do litoral sul. Ainda assim vale a pena! Confiram.

City Tour e Passeio de Escuna

Em um dia é possível combinar esses 2 passeios. O city tour em Fortaleza começa pela manhã e vai em diversos pontos de interesse, tais como o Mercado Central, Feirinha da Beira-mar, Centro de Turismo do Ceará (antiga Casa de Detenção), Praia de Iracema, Catedral, Centro Cultural Dragão do Mar, etc.

À tarde, os passeios de escuna saem por volta das 16hs, passando pela orla de Fortaleza, de onde é possível avistar os prédios, os espigões e finalmente o pôr-do-sol. Se der sorte, alguns golfinhos podem aparecer durante o passeio.

Opções noturnas

Parece que a cidade não dorme! Para compras de artesanato e lembranças do Ceará não deixe de ir na Feirinha da Beira-mar que funciona diariamente, sempre a noite. Como opção cultural, recomendo o espetáculo Ceará Show, o musical, que conta de forma divertida a história dos principais personagens cearenses, mostrando seus sonhos e força de forma emocionante.

Para quem quer agito tem o Pirata Bar, onde o forró “come solto”. Para assistir show de humor enquanto come caranguejo, uma das melhores opções é a barraca Crocobeach. E numa noite livre que tivemos acabamos descobrindo o Bar Teresa e Jorge, ao lado do nosso hotel. O bar é bem animado e fica aberto até tarde, point de azaração para todos os públicos, com gente bonita e super gay friendly.

O que fazer nos arredores de Fortaleza

Rota Verde do Café

Sim, isso mesmo. Você sabia que existe uma Rota do Café no Ceará? Ela fica na Serra de Baturité, distante aproximadamente a 100km de Fortaleza, na região de Guaramiranga, e produz cafés finos tipo exportação com produção artesanal usando o método do Sombreado em meio da mata nativa.

É um café puro, 100% arábica, produzido por pequenos agricultores de forma artesanal, em um sistema sustentável capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda, além de manter às tradições e o patrimônio cultural do Ceará.

A primeira parada é no Sítio Águas Finas onde é possível conhecer a produção, degustar e comprar o famoso Café Uchoa. Faça o tour com o Chiquinho, um cearense simples, porém um dos maiores estudiosos e entendedores de café, premiado no Brasil e exterior. Visitas diárias das 7 as 17hs, com agendamento no site.

A segunda parada é no Sítio São Luís, um casarão colonial imponente dos tempos áureos do café da Serra de Baturité. O casarão é onde a família mora e recebe os turistas para contar um pouco da história do café no Ceará. Após isso, uma bela degustação de cafés com pães e geleias caseiras completa a experiência. Visitas apenas aos fins de semana, das 10 às 17hs, com agendamento no site.

Para o almoço, recomendo ir conhecer Guaramiranga. A cidade é um charme e possui um evento famoso mundialmente em pleno Carnaval. É lá onde acontece o Festival Internacional de Jazz e Blues. Tire a tarde para passear pela região e conhecer as cachoeiras.

Beach Park

Um dia inteiro é o ideal para se divertir e relaxar em um dos principais parques aquáticos do Brasil, o Beach Park. Chegue cedinho para não enfrentar filas e aproveite. Se precisar guardar suas coisas, eles têm guarda-volumes a disposição (pago a parte).

Tem vários pontos de lanche no parque e um restaurante principal com buffet a quilo (também pago a parte). Áreas de bebidas e sorvetes para se refrescar também estão localizados de forma estratégica. Você vai passando tudo na sua pulseira inteligente e paga a conta no final.

Desafie seus amigos a enfrentar o Insano e viver a maior emoção da sua vida. São 14 andares de escadas para a subida, sem moleza ou descanso, para no topo apreciar uma vista sem igual da região. Você pode chegar até a 105km/h em 41 metros de queda livre em apenas 5 segundos.

O Beach Park é um complexo turístico do litoral do Nordeste do Brasil, na praia de Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 26 quilômetros de Fortaleza. Seu parque aquático é considerado o maior da América Latina. Os Resorts do Beach Park proporcionam experiências exclusivas aos seus hóspedes.

Canoa Quebrada

Sinceramente, eu acho um desperdício de tempo e dinheiro fazer um simples bate e volta de Fortaleza até Canoa Quebrada. Tem tanta coisa bonita pra conhecer no caminho e lá mesmo, que recomendo sempre aos meus amigos ficarem de 2 a 3 dias cheios por lá.

Em Canoa Quebrada, uma boa dica de infraestrutura é a Barraca Chega Mais, com serviço e preço bacana, piscina, chuveiro e mesas de frente para o mar. Faça um passeio de bugue com a Associação de Bugueiros para ter certeza de um passeio seguro e com muita emoção pelas dunas branquinhas. E se tiver coragem, faça a tirolesa ou esquibunda nas lagoas.

Tem muito mais coisas pra fazer se você ficar mais dias por lá. Por exemplo, tem vôo de parapente nas falésias, tem a Broadway para curtir a noite, tem a Passarela com vista pro mar, tem praias lindas e quase desertas pro litoral norte e sul, tem passeio de barco e jardineira, e muito mais.

Todas essas dicas você encontra aqui no blog, pois já ficamos alguns dias por lá e temos muitas dicas do que fazer em Canoa Quebrada.

Dicas de hotéis onde ficar em Fortaleza e arredores

A rede hoteleira é bem diversificada no Ceará e tem bastante opção para todos os gostos e bolsos. Desde pousadas mais em conta, até resorts all inclusive para famílias ou só adultos. Os hotéis onde ficar em Fortaleza e arredores que indico estão relacionados abaixo com minhas considerações.

Hotel Praia Centro (Fortaleza) – Já me hospedei e gostei muito. Apesar de não estar localizado de frente para o mar, tem uma vista incrível para o pôr-do-sol. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com ar, TV, Wi-Fi, e diversas comodidades. Adorei o restaurante na cobertura, com piscina e vista panorâmica. Fica a duas quadras da Praia de Iracema e próximo a bares e restaurantes.

Hotel Grand Marquise (Fortaleza) – Para quem busca um pouco mais de luxo, alguns amigos já ficaram nesse hotel e garantem que não decepciona e o café da manhã é um espetáculo a parte. Os quartos são incríveis. Está localizado bem de frente a Praia de Mucuripe, na Avenida Beira-Mar.

Hotel Don Pedro Laguna (Aquiraz) – Gostei muito ter me hospedado com eles. O hotel é grande, com ótimos serviços e infraestrutura perfeita para casais e famílias. Tem apartamentos e bangalôs de frente para a lagoa. A praia é uma delícia para curtir ou velejar.

Hotel Long Beach (Canoa Quebrada) – Faz bastante tempo que fiquei nele, mas pelo que tenho visto ficou muito melhor a estrutura. Os quartos já eram ótimos, a piscina linda e o restaurante excelente, tudo com vista para a praia, ao longe. É uma das melhores opções da vila.

Vila Galé Cumbuco Resort (Cumbuco) – Um dos grandes points do Kitesurf no Ceará. Já me hospedei nesse resort e recomendo. Bons quartos, piscina, estrutura para toda a família, restaurantes e praia bem na frente. Tem opção de all inclusive se desejar.

Hotel Parque das Fontes (Beberibe) – A criançada vai adorar! Perfeito para famílias, com um All Inclusive das 7 às 23hs. Tem parque aquático, piscinas, quartos espaçosos, Wi-Fi e, ainda por cima, é Pet Friendly. Nunca fiquei lá, mas fiz uma visita técnica e achei bacana.

Hotel Coliseum Beach Resort (Beberibe) – Perfeito para momentos a dois, com relax total de frente ao mar. Com sistema All Inclusive, o resort é pé na areia na Praia das Fontes e tem uma arquitetura romana, rústica e confortável. Nunca fiquei lá, mas fiz uma visita técnica e achei bacana.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

  1. Nossa! Quantos atrativos em Fortaleza! Sempre ouço falar nas praias, mas a quantidade de atrativos dessa matéria me impressionou!

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here