No final da Praia da Barra, seguindo em direção ao Recreio, a natureza nos presentiou com duas das mais bonitas praias do Rio de Janeiro: Grumari e Prainha. Situadas na Reserva Ambiental de Grumari, longe da exploração imobiliária, as praias selvagens ficam em uma das principais áreas de preservação ambiental do município e são tombadas pelo Patrimônio Artístico e Cultural. Conheça as praias selvagens do Rio de Janeiro!

A Prainha é  a favorita dos surfistas, com ondas de até três metros de altura e de grande extensão. Com areia branquinha e água clara a Prainha atrai principalmente os praticantes deste esporte, sempre com gente bonita e corpos trabalhados. Já em Grumari as famílias são o principal público, que buscam águas mais calmas, tranquilidade e espaço para as crianças.

Contrate um Day Tour pelas Praias Selvagens do Rio: Prainha, Grumari e Abricó

Apesar de também possuir boas ondas para o surf, ela não é tão procurada. Já as crianças, se divertem nas pequenas piscinas naturais que se formam na beira do mar em algumas épocas do ano.

A Prainha é o cantinho predileto dos artistas e atrai muita gente bonita
A Prainha é o cantinho predileto dos artistas e atrai muita gente bonita
A Prainha é o point dos surfistas cariocas
A Prainha é o point dos surfistas cariocas

Entre as duas praias existe a opção de curtir o naturismo na Praia do Abricó. Protegida pela vegetação e grandes pedras, os praticantes do nudismo encontram-se seguros para integrar-se com a natureza de forma plena e sem constrangimentos. Diversas famílias e casais a frequentam, e até mesmo grupos de amigos solteiros e curiosos aparecem por lá para curtir em liberdade.

Os quiosques estão presentes em toda a extensão de areia das praias. Eles servem diversos tipos de bebidas e refeições. Aproveite para tomar uma água de côco e desgustar um delicioso peixe frito a beira-mar. Vale reforçar que toda sujeira feita deve ser jogada na lixeira. Vamos ajudar na preservação!

Como Chegar

No alto verão, a dica é acordar cedo, pois há limite do número de carros que podem entrar, devido ao pouco espaço para estacionamentos. Além disso não há transporte público. Montei um mapa que pode ser usado como referência para quem vai de carro a partir do Barra Shopping, na Barra.

Caso a subida para a Prainha esteja lotada, é possível estacionar os carros na orla da Praia do Pontal e seguir o caminho a pé. Porém já aviso logo, o sol é castigante, mas a paisagem e as vistas são um grande estímulo para seguir adiante.

Vejam também:

Day Tour nas Praias Selvagens do Rio

Abricó: Praia de Nudismo no RJ

Praia do Secreto, um paraíso escondido

Curiosidades

  • Na língua indígena, a palavra “grumari” faz referência a vegetação de terra firme que floresce de janeiro a março nas serras que rodeiam o mar, chamada “cássia”.
  • A praia de Grumari é um dos últimos remanescentes ainda virgens do paraíso natural que foi o Rio de Janeiro dos Tupinambás e dos primeiros portugueses.
  • O Parque Municipal Ecológico da Prainha, criado em 1999, abriga o Museu do Surf e possui trilhas ecológicas abertas a visitação que levam a mirantes com vistas privilegiadas.
  • Por questão de segurança, evite transitar a noite nestes locais, devido a falta de iluminação e patrulhamento.
  • Para quem curte, é possível acampar no Camping Clube do Brasil, na Praia do Pontal (Estr. do Pontal, 5900 – Recreio Bandeirantes), bem de frente para o mar.
Booking.com
Priority Pass

19 Comentário

  1. […] As praias selvagens do Rio: Prainha, Grumari e Abricó Todos que vem ao Rio de Janeiro só querem conhecer as praias tradicionais da zona sul (Copacabana, Ipanema e Leblon). Ok, eu entendo. Elas estão nos cartões postais da Cidade Maravilhosa, mas isso não significa que são as mais bonitas. Eu sempre recomendo aos amigos a visitarem a Prainha e Grumari. A praia de Abricó é uma praia de nudismo oficial para quem curte ficar em total contato com a natureza. Todas são acessíveis apenas de carro e são as favoritas dos surfistas e pessoas que desejam um pouco de exclusividade. Ficam depois da praia da Barra, Reserva e Recreio (também muito bonitas). […]

  2. Como assim não existe ônibus para Grumari? E o surfbus? E o executivo? O surfbus tem todo dia em vários horários, basta consultar o site

    • É verdade! Bem lembrado! O serviço funciona de 07:00 às 19:00 saindo do Largo do Machado e direção as praias secretas do Rio de Janeiro. Com capacidade para 30 pessoas acomoda pranchas e ainda oferece no serviço raspado e parafina para os surfistas que precisarem. A empresa também oferece serviços de fotos e vídeos.

      Anotem os horários para não perderem essa chance:
      – Os horários de saída do LARGO DO MACHADO são: 07:00, 10:00, 13:00 e 16:00
      – Os horários de saída da PRAINHA são: 08:30, 11:30, 14:30 e 17:30

      Para pegar o ônibus basta ligar para 21 99799-5039 e combinar com o atendente ou ficar em qualquer esquina do trajeto ou em frente a qualquer hotel da orla e fazer sinal quando o ônibus passar. Para maiores informações ligue para o escritório 21 3546-1860 ou entre no site http://www.surfbus.com.br

  3. Adorei o blog e vou usar o mapa, mas quando fui salvar aqui veio um monte de endereço particular seu (casa da Gabi, casa da Thais, etc). Só pra te dar um alô caso você não saiba. Abraços.

  4. Caros leitores, gostaria de saber quais dias da semana o parque que dá ligação a trilha da praia da Reserva está funcionando. Obrigado

Deixe seu Comentário