A cada inverno, o Chile prepara-se para receber turistas e fãs dos esportes de neve, nos seus mais de 3 mil quilômetros de cordilheira e o Valle Nevado é, sem dúvidas, um dos destinos mais procurados por brasileiros para viver experiências de neve, pela primeira vez ou não. Chegando em Santiago, são apenas 1:30h de carro até a maior estação de esqui da América do Sul que possui mais de 40 pistas em 900 hectares de terreno esquiável.

Passamos apenas duas noites logo no início desta temporada de inverno. As instalações do complexo Valle Nevado contam com 3 hotéis: Valle Nevado, Três Puntas e Puerta del Sol. Ficamos hospedados neste último, que está localizado a apenas 50 metros das pistas de esqui, e conta piscina aquecida, restaurantes, academia, lojas e muito mais, que podem ser frequentadas também pelos hóspedes dos outros hotéis.

valle-nevado-chile-34

O hotel Puerta del Sol possui 124 quartos amplos e confortáveis. Fiquei numa suíte fantástica com vista para as pistas de esqui e varanda. É um pouco mais cara, mas vale muito a pena! Acordar e ver a sua própria “previsão do tempo” para um dia de aventuras nas montanhas é mágico. Ou sentar na cadeira e ler um livro apreciando o incrível pôr-do-sol. Nada mal, não é mesmo?

Meu quarto era bastante amplo e tinham duas camas, TV a cabo, frigobar, máquina de café e chá, snacks, sofá, mesa e ainda sobrava espaço. O banheiro era bem completo e tinha até banheira. Outra coisa bacana, e que eu precisei usar, foi o umidificador de ar. Basta encher ele com água, colocar uma pitada de sal (não me pergunte porquê), ligar na tomada ao lado da cama, e a mágica acontece. Dormi muito melhor.

valle-nevado-chile-3

A gastronomia é bastante variada. No hotel que fiquei eram 2 restaurantes e 2 bares (um deles na piscina). No restaurante principal é servido todas as refeições diárias, mas você pode optar por comer também no Don Giovanni, especializado na cozinha italiana (é preciso fazer reserva). Os bares servem pratos rápidos e drinks, bons para relaxar com vista para as montanhas ouvindo uma música lounge. O happy hour acontece sempre das 17 às 18hs com bebidas quentes, drinks sem álcool, biscoitos, pães e outras delícias para recuperar as energias gastas nas pistas.

Tem também o Bajo Zero que é um bar restaurante no meio da montanha, acessível apenas através das gôndolas. Lá é possível almoçar, petiscar, beber, conversar com os amigos ou apenas apreciar a vista das Cordilheiras dos Andes. A área é bem bacana e é muito usada pelos esquiadores que não querem perder tempo voltando até o hotel para comer algo.

valle-nevado-chile-36

Como meu tempo no Valle Nevado foi curto, preferi ficar nas pistas treinando e não usei a piscina aquecida do hotel. A noite ela fica mais animada, com música lounge e uma lareira ao lado. De uma próxima vez não deixarei de curtir essa experiência tão legal.

Esquiando no Valle Nevado

Já no check-in recebi meu Valle Plus, que é o passe de esqui para acessar as pistas e poder subir nas montanhas usando os teleféricos e gôndolas. Basta colocar ele dentro da roupa (no bolso da calça ou do casaco) e o sistema de catraca libera automaticamente sua passagem. É fantástico, inteligente e super prático!

Eu já tinha esquiado outras vezes, mas não sou nenhum profissional. Ainda assim tive uma aula com um dos mais de 90 professores bilíngues que ensinam ski e snowboard no Valle Nevado. Se você nunca esquiou, recomendo muito contratar algumas aulas. Em 2 ou 3 dias você já estará descendo pistas verdes (as mais fáceis), assim como foi comigo.

Fiz uma aula incrível com o professor Ignácio que depois de duas descidas na “pista escola” me encorajou a fazer minha primeira pista verde. Eu fui e não caí nenhuma vez! O cara é muito fera (ele, é claro, hehehe). Depois disso fui me arriscando a descer sozinho, indo um pouco mais rápido, testando manobras, e aos poucos ganhando confiança. É muito legal!

valle-nevado-chile-23 valle-nevado-chile-32

No Valle Nevado você pode alugar toda a roupa e equipamentos tranquilamente. Ao reservar sua estadia, envie também seus números e medidas para que eles já deixem tudo separado. Os equipamentos são todos novos, modernos e das melhores marcas presentes no mercado, e podem ser retirados a poucos metros da pista. As roupas podem ser provadas e retiradas numa loja ao lado da recepção. Tudo muito perto e sem muitas burocracias.

Voltando ao Valle Plus, ele conta com um sistema de reconhecimento facial, que compara seu rosto no momento de acesso aos teleféricos com sua foto tirada na primeira subida do dia. Sempre se assegure de levar com você o seu próprio cartão Valle Plus e não o de outra pessoa, já que ao tentar usar outro cartão que não corresponda à sua categoria, ele será automaticamente bloqueado. Para evitar inconvenientes é melhor guardar seu cartão longe do seu celular, pois pode desmagnetizar. O cartão Valle Plus também permite carga e recarga online e pode ser comprado pela internet, evitando filas nas bilheterias.

Mas você não precisa estar hospedado para esquiar no Valle Nevado, ou apenas passar o dia na montanha. Caso queira, você pode comprar um tour saindo de Santiago. Na curva 17 existe toda uma infraestrutura para atender esse público, com banheiros, lojas de aluguel de roupas e equipamentos, escolas de esqui, estacionamento, vestiário, bares, etc. Basta comprar seu passe e aproveitar. Existem diversos combos de Ski Day que permitem o acesso e circulação pelas pistas durante todo o dia ou passeios na montanha, dependendo de qual tipo de ingresso o viajante escolher.

5 rápidos motivos para ir ao Valle Nevado

  1. Fica a apenas 35 km de Santiago.
  2. Recomendado para grupos de amigos e famílias.
  3. É o maior centro invernal do Chile, com 9 teleféricos e 40 pistas espalhadas por 900 hectares.
  4. Possui 3 hotéis (5, 4, 3 estrelas), 7 restaurantes de comida internacional, apartamentos, piscina aquecida, bares, pubs, academia, escola de esqui. Também há heliski, helisurfe e esqui randonée.
  5. Pistas amplas e amigáveis, ideais para praticar esqui de qualquer nível de experiência.

valle-nevado-chile-31

Concluindo

Eu gostei bastante da experiência de neve no Valle Nevado, mas deixei a melhor dica pro final de propósito. Não deixe de incluir na sua programação para assistir o pôr-do-sol. É simplesmente inacreditável. Fique a postos mesmo nos dias mais improváveis. No meu primeiro dia o tempo estava super fechado, e a surpresa foi essa que vocês veem agora nas fotos abaixo.

valle-nevado-chile-9valle-nevado-chile-12

O Valle Nevado é um programa para todos! Se você estiver apenas de passagem por Santiago, tente reservar uns dias para curtir a montanha, ou até mesmo passar pelo menos um dia por lá. Vale muito a pena. Espero voltar em breve para aproveitar as coisas que não tive tempo e explorar novas pistas esquiando com os amigos.

Assista nosso vídeo no Valle Nevado

Onde esquiar no Chile: Corralco, Portillo ou Valle Nevado?

Faça aqui sua reserva na Estação de esqui de Valle Nevado

* Viajei a convite do Turismo Chile e LATAM para vivenciar as melhores experiências de neve nas estações de esqui do Chile em Corralco, Portillo e Valle Nevado. As opiniões apresentadas aqui são totalmente pessoais.

Booking.com
Priority Pass

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

  1. Já tentei esquiar, mas só levei tombo kkk. Mesmo assim vale muito a pena conhecer o Valle Nevado, ainda mais para nós brasileiros.

Deixe seu Comentário