Para comemorar o Dia Mundial do Turismo (27/09), o Ministério do Turismo convidou oito blogueiros para conhecer Brasília em um city tour preparado especialmente para conhecer as belezas da capital do país. Representando as regiões do Brasil, os blogueiros foram escolhidos e partiram para este passeio que faz parte da comemoração desta data especial.

Representando a RBBV no Brasil, fui recebido no aeroporto por uma equipe do MTur e por representantes da Secretaria de Turismo do DF. Foi só o tempo de fazer check-in e colocar as malas no quarto e já saímos para conhecer, nesta ordem, a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Itamaraty, o Palácio da Alvorada e o Quartel-General do Exército.

Jardim do Itamaraty
Jardim do Itamaraty

No dia seguinte visitamos a Torre de TV Digital, o mais novo monumento do Distrito Federal, que foi inaugurado no dia 21 de abril deste ano. A estrutura foi inspirada na flor Caliandra, típica do cerrado e possui duas cúpulas com vista 360 graus da região. Certamente esta é uma panorâmica privilegiada de Brasília. Neste trajeto, o espanhol Angel Díaz, consultor especialista no setor turístico, se juntou ao grupo para conhecer os locais.

Na parada para o almoço, tivemos a companhia do secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves, que em uma conversa descontraída reafirmou a importância da nossa participação para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Na volta, ainda passamos pela Barragem do Paranoá, a Ponte JK, a Torre de TV e a Catedral de Brasília.

Vista da Torre de TV Digital
Vista da Torre de TV Digital

Palestra no Dia Mundial do Turismo

Nossa participação da palestra “Como criar destinos sustentáveis e inteligentes” ministrada por Angel Díaz foi importantíssima. No Dia Mundial do Turismo vemos que é preciso inovar para garantir um futuro turisticamente sustentável no Brasil. Através de mensagens nas redes sociais compartilhamos com nossos seguidores os planos que o país tem para o desenvolvimento de práticas inovadoras ao longo dos próximos anos, contando ainda com a interação de diversos blogueiros online.

“Café com o Ministro”

O encerramento do encontro foi na sexta-feira, com um café-da-manhã com Gastão Vieira, o Ministro do Turismo. Diversos projetos foram apresentados e ficamos muito felizes em sermos os primeiros a saber das novidades que serão implementadas ao longo dos próximos meses. Uma delas é o cadastro único dos turistas na rede hoteleira, que irá simplificar bastante na hora dos check-ins, evitando demoras e agilizando a apuração das estatísticas após feriados, férias ou datas especiais.

Foto oficial do encontro de #BlogueirosMTur em Brasília
Foto oficial do encontro de #BlogueirosMTur em Brasília

Encerramento e Agradecimentos

Quem acompanhou a hashtag #BlogueirosMTur pôde conferir fotos e postagens em tempo real através das redes sociais dos blogueiros presentes e da simpática equipe que faz um belo trabalho digital nas redes do Ministério do Turismo.

Esse relacionamento teve início no FIT Cataratas, durante o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), que aconteceu de 13 a 15 de Junho em Foz do Iguaçu. No evento, os blogueiros foram citados e parabenizados pelo Ministro do Turismo, Gastão Vieira, por sua crescente relevância como meio de comunicação ao turista. Também no dia da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, algumas blogueiras de viagem que residem na cidade foram convidadas a participar de um bate-papo com o ministro para conversar sobre as ações em mídias sociais e discutir os planos do ministério para incentivar o turismo no Brasil.

Galeria de Fotos

Voltamos de Brasília após o Dia Mundial do Turismo e o encontro com o ministro com a certeza que somos peças fundamentais para a renovação do turismo no Brasil nos próximos anos. Os blogueiros de turismo agora tem o apoio do Ministério do Turismo para seguirem em frente.

* Maurício Oliveira viajou para Brasília a convite do Ministério do Turismo, representando a RBBV no Brasil. É blogueiro de turismo, diretor do portal Trilhas e Aventuras e membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    Um comentário

    Deixe seu Comentário