E-mails sem resposta, ligações que caem misteriosamente, informações escondidas nos sites, preços camuflados, fotos que não mostram a realidade do hotel, serviços precários, dificuldade na hora de efetuar uma compra, falta de informações claras… Quem nunca enfrentou pelo menos um desses problemas? Pois é, o mais comum nos dias de hoje é ter passado por pelo menos 3 ou 4 deles. Fora todos os outros que deixei de citar.

Nesta terça (16/10/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 10 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.

Vejam as perguntas que fizemos:

P1 – Quem é você? De onde está teclando? Tem blog ou empresa ligada ao turismo?
P2 – Já tiveram dificuldades de comunicação na reserva de hospedagem, passeio ou aéreo?
P3 – As regras para o resgate de milhas são claras o bastante nos sites das companhias?
P4 – O que acham dos sites de hotelaria e agências que não colocam seus preços online?
P5 – A presença das empresas de turismo nas redes sociais ajuda ou atrapalha?
P6 – O que acham da presença de órgãos governamentais de turismo na web?
P7 – Reservas e entradas para atrações são fáceis de fazer on-line? Qual sua experiência com isso?
P8 – O acesso às informações on-line é melhor para viagens internacionais?
P9 – Relatos sobre o despreparo (ou bom-preparo) de empresas ao lidar com o cliente online.
P10 – Divulgue seus links com conteúdos que ilustrem o assunto discutido hoje.

A falta de informações claras nos sites do trade turístico é preocupante
A falta de informações claras nos sites do trade turístico é preocupante

O que foi falado no debate

Esse tema é sempre conversado nas rodas de bar entre blogueiros e viajantes. Muitas empresas deixam de colocar dados importantes nos sites com medo de afastar clientes, e esquecem que omitir esses dados pode ser ainda pior nos dias de hoje.

Como disse meu amigo Gleiber Rodrigues, do blog Andarilhos do Mundo: “Quem quer dar uma de espertinho, vai acabar levando um turista insatisfeito. E um turista insatisfeito com acesso a redes sociais pode fazer um estrago”.

O simples ato de responder um e-mail é muitas vezes um dos maiores problemas. A demora na resposta é o mais comum (quando não deveria ser). Mas muitas vezes a resposta simplesmente não chega.

O resgate de milhas é outro problema recorrente com regras difíceis e um operacional extremamente burocrático para o uso. Isso sem citar o caso de você querer transferir as milhas para outra pessoa, ou receber de algum amigo ou familiar.

Alguém saberia dizer por que algumas empresas não colocam preços nos sites? Elas acham que os viajantes vão cair nas “historinhas” dos vendedores do telemarketing? Uma prática já muito comum atualmente é a empresa disponibilizar um campo para você preencher seu nome e telefone, e em poucos minutos estão ligando para tirar todas as suas dúvidas.

Porém a presença de muitas empresas nas redes sociais ainda não é levada a sério. Não basta divulgar os seus serviços, promoções e dicas. Tem que interagir com seu público, ou melhor, seus clientes!

É incrível como lá fora já é possível comprar todos os ingressos e tickets pela internet. Não só pelos sites, mas também pelo celular.

Por fim, gostaria de agradecer aos brothers Jonathan do Eu Vou de Mochila, e Gleiber do Andarilhos do Mundo, pela ajuda com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo (clique para ampliar em uma nova página).

Imagem do debate no twitter - Clique para ampliar
Imagem do debate no twitter – Clique para ampliar

Dica: Navegue de baixo para cima para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

– Andarilhos do Mundo: Como agradar seus clientes usando a web
– Mala de Rodinha: Como (bem) usar a web para ser encontrado pelo seu cliente?

Envie o seu link também!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here