Para os amantes do bom café como eu, conhecer a Craighton Coffee Estate é quase um tour obrigatório na Jamaica. Ela é uma fazenda de plantação de café localizada na majestosa Blue Mountain, atual Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O passeio inclui uma deliciosa degustação na varanda da casa grande e experiências inesquecíveis em uma região montanhosa belíssima.

Pra chegar lá é recomendado contratar um tour em Kingston. A estrada é bastante sinuosa até o topo da montanha e passa por áreas “estranhas” (não achei tão seguro), porém alguns mirantes oferecem vistas maravilhosas para Kingston, e vale a pena sempre dar uma paradinha para conferir.

Chegando lá, iniciamos o tour entre as plantações de café conhecendo as espécies plantadas nas terras da região. Durante o caminho com o guia, aprendemos todo o processo de colheita (totalmente manual), secagem, descaroçamento e máquinas de moer. Foi extremamente enriquecedor. As trilhas nos levaram até um mirante que permitia uma vista panorâmica de toda a Blue Mountain e plantações ao redor.

Na volta, aproveitamos a brisa gostosa na varanda da casa grande para continuar o aprendizado e fazer uma deliciosa degustação de cafés de diferentes torras e tipos. Vale citar que o Blue Mountain Coffee é mundialmente conhecido por seu paladar marcante e aroma suave. Provei desde o mais fraco até o mais forte, e garanto que são todos maravilhosos. O sabor e aroma são incríveis.

Conhecido como “café caviar”, o café da Blue Mountain é a mais apreciada pela sua qualidade no mundo. Esse tipo de grão e processo nasceu na famosa Blue Mountain, na parte oriental da ilha da Jamaica, onde os picos mais altos chegam a 2.200 metros, e onde as plantações de café são encharcadas por constantes ventos úmidos e amenos, longe do calor e secura das terras baixas.

Vale a pena dar uma volta pelo casarão da fazenda, a casa grande. É uma verdadeira volta ao tempo. Os ambientes clássicos ainda mostram como tudo funcionava séculos atrás e guardam lindos móveis de época, além de vistas incríveis das janelas. Caminhe tranquilamente enquanto o rangido das tábuas velhas do piso te fazem voltar ao tempo.

É possível comprar o Blue Mountain Coffee lá na fazenda mesmo. Eles possuem alguns sacos de café, em grão ou pó. É só escolher e comprar quantos quiser. E eu recomendo muito, pois deixei pra comprar depois e só achei no aeroporto, muito mais caro.

Vale a pena conhecer a Craighton Coffee Estate. Além do passeio belíssimo pela fabulosa Blue Mountain, garanto que irá aprender bastante sobre cafés e ficar ainda mais apaixonado. Esse passeio foi uma grande descoberta na Jamaica e eu adorei.

Veja nossa sugestão de Roteiro de 5 dias na Jamaica

*Maurício Oliveira viajou a convite da Secretaria de Turismo da Jamaica.

Booking.com
Priority Pass

Deixe seu Comentário