Decore essas 3 expressões: “All Right, No Problem, Yaman”. É tudo o que você precisa saber pra ser feliz na terra do Reggae, a Jamaica. Eu sempre quis conhecer a ilha do Bob Marley e agora também do novo ídolo, Usein Bolt. As praias da Jamaica merecem um roteiro só pra elas.
Em novembro de 2016 tive a chance de fazer um roteiro de 5 dias na Jamaica, e sair um pouco do circuito caribenho tradicional que os brasileiros buscam nas férias. Fui surpreendido com tanta coisa linda na ilha.
+ Leia todos os posts da Jamaica
+ Encontre Hotéis na Jamaica até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Jamaica sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações na Jamaica
Antes de começar a leitura, assista esse vídeo com os nossos melhores momentos da viagem a Jamaica. Temos certeza que você vai adorar!
Infelizmente ainda não há voos diretos do Brasil para a Jamaica. A melhor conexão para chegar em Kingston é pelo Panamá, pela Copa Airlines, ou nos Estados Unidos, pela American Airlines. O processo de imigração no aeroporto é meio confuso e burocrático, mas taí um bom momento para começar a entender o uso do termo “No Problem”. Relaxe e deixe fluir. O país não exige visto para brasileiros, mas é preciso entrar numa fila para carimbar o passaporte (uma espécie de visto temporário).
O Inglês é a língua oficial na Jamaica, mas acredite, é difícil entender eles conversando entre si. Quando falam com os turistas, normalmente é mais devagar e ainda assim não é fácil. Mas depois de 2 dias o ouvido acostuma e fica “All Right”. O dólar americano é bem aceito na ilha inteira, porém o câmbio não é dos melhores na conversão para o dólar jamaicano. Usei meu cartão de crédito o tempo todo e dava as gorjetas em USD mesmo.
Eu queria ter explorado muito mais a Jamaica e áreas como Montego Bay e Negril, que são famosas por suas praias incríveis e sensualidade no ar, mas o tempo foi curto e acabei ficando entre Kingston (a capital) e Ocho Rios. Vejam abaixo o roteiro de 5 dias que fiz na Jamaica e veja quanta coisa descobri.
1º Dia – Kingston e Usain BOLT
Depois de um dia de voos e conexões, cheguei em Kingston no meio da tarde e encontrei o restante do grupo de amigos no aeroporto. A capital foi fundada em 1692, como local para os sobreviventes do terremoto que destruiu Port Royal, e é a maior cidade da Jamaica, localizada na costa sudeste da ilha.
Da arquitetura colonial original, passando por imperdíveis jardins, a cidade fervilha com ação, beleza e o espírito do “All Right”. Agitada e cosmopolita, Kingston é uma cidade singular: de um lado a selva exótica com sol escaldante, do outro um imponente centro de negócios. Com muitas coisas a visitar e fazer, Kingston é uma parada obrigatória na ilha.
Ficamos hospedados no Knutsford Court Hotel, em New Kingston, um bairro novo, tranquilo e seguro que tem se tornado a melhor opção de hospedagem na capital. O hotel é bem grande, com muitos quartos, café da manhã, sauna e piscina. Apesar da arquitetura simples, a calorosa recepção dos funcionários faz a diferença.
A noite fomos conhecer um ícone na Jamaica. O Restaurante Tracks and Records, do homem mais rápido do mundo, o Usain Bolt. O restaurante é o primeiro do seu estilo no Caribe, e quebrou a barreira social em um ambiente descontraído e animado, em uma mistura de sport bar e lounge. Toda a casa tem decoração que reflete o carisma do astro das pistas. Os recordes alcançados nas pistas é a inspiração, que brinca com o nome da casa e faz um mix com a boa música jamaicana.
Com deliciosas opções locais, foi o lugar perfeito para começar a conhecer a cultura gastronômica da Jamaica. Eu pedi uma carne grelhada com especiarias que estava deliciosa. Pra acompanhar, pedi a cerveja mais famosa da ilha: Red Stripe. O sabor limão é bem leve e caiu muito bem com a comida e para relaxar depois de um dia de viagem.
2º Dia – Blue Mountain e Devon House
Depois de uma merecida noite de descanso e um delicioso café da manhã no Knutsford Court Hotel, saímos para conhecer a Craighton Coffee Estate, uma fazenda de plantação de café localizada na majestosa Blue Mountain, Patrimônio Mundial da Humanidade. A estrada é bastante sinuosa até o topo da montanha, e oferece vistas maravilhosas para Kingston.
Fizemos um tour entre as plantações, conhecemos as espécies de cafés plantadas na região, aprendemos todo o processo de secagem, descaroçamento e máquinas de moer. Foi enriquecedor. Mas o melhor mesmo foi a degustação de cafés de diferentes torras e tipos. O Blue Mountain Coffee é mundialmente conhecido por seu paladar marcante e aroma suave.
Vale a pena dar uma volta pelo casarão da fazenda. É uma verdadeira volta ao tempo. Os ambientes clássicos ainda guardam com móveis de época, e vistas incríveis das janelas. Caminhe tranquilamente enquanto o rangido das tábuas velhas do piso te fazem voltar ao tempo.
Esse tour na Blue Mountain tomou toda a manhã. Então voltamos para Kingston e fomos conhecer outro ponto turístico obrigatório da cidade, a famosa Devon House, que é uma das principais mansões históricas da capital jamaicana.
Aproveitamos que estava na hora de comer, e almoçamos no restaurante localizado nos jardins da mansão. São poucas mesas no restaurante Grog Shoppe, em um ambiente gostoso, simples e requintado. As mesas são debaixo de grandes árvores, que mantém o clima bastante agradável. Tudo simplesmente delicioso.
É possível fazer um tour dentro da antiga mansão e vale a pena. No terreno da Devon House, você ainda pode saborear deliciosos sorvetes, produtos de confeitaria e culinária gourmet, além de comprar joias jamaicanas.
Ficamos um tempo aproveitando tudo que o local oferecia, mas antes de ir embora ainda fomos na famosa sorveteria iScream, considerada pela National Geographic Magazine um dos melhores sorvetes do mundo. O que eu achei? Muito bom, mas já tomei melhores.
No fim de tarde ainda fomos conhecer a vila de pescadores de Port Royal, outrora capital da Jamaica, antes de ter sido devastada por um terremoto. A vila já foi cenário de filmes famosos, como o Piratas do Caribe 2 e 3, e abrigou piratas, bares, casas de jogos e prostíbulos. Hoje, parte da sua história pode ser vista num museu ou fazendo mergulhos para visitar o sítio arqueológico submerso com ruínas da antiga cidade.
A noite fomos jantar no Gloria’s Upper Deck, um simples restaurante localizado na margem da baía de Port Royal, com a temática dos piratas sempre dando o clima ao local. Os pratos são super simples, mas extremamente saborosos (e baratos). Foi uma deliciosa experiência gastronômica.
3º Dia – Bob Marley e Ocho Rios
Não poderíamos deixar Kingston sem visitar o Bob Marley Museum. O museu é dedicado ao lendário ícone de reggae Bob Marley e está alojado em sua antiga casa. Inclui valiosas informações sobre a vida e obra dos Marley, além da oportunidade de ver objetos e exposições de sua vida. É uma comemoração a vida e a música do homem que colocou a Jamaica no mapa da música mundial.
Infelizmente não é possível fotografar o interior da casa e Museu de Bob Marley. Os guias são praticamente covers do Bob Marley e a cada canção parece que é o próprio que está ali do seu lado. O antigo estúdio onde foram gravados inúmeros discos é agora uma sala de exposições e teatro. A parte externa da casa também é bastante bacana e pode ser fotografada a vontade. Não deixe de fazer uma foto em frente a estátua dele.
Não muito distante do museu, fomos conhecer os estúdios da gravadora Tuff Gong International, operados pela Rita Marley Foundation. Hoje todo o terreno é tombado e foi transformado em museu. Os estúdios continuam em operação, mas foi lá que grandes álbuns do Bob Marley foram gravados. Na parte de trás da gravadora funcionava a prensa onde os discos eram feitos. Uma viagem no tempo.
No caminho para Ocho Rios paramos para almoçar no Restaurante Scothies, que é um tanto, digamos, peculiar. Tudo que você pede vem enrolado em papel laminado, em sacolas, acompanhado por pratos e talheres para você comer onde quiser.
O prato da casa é um frango assado em cima de troncos de madeira que liberam um aroma especial que dá gosto a carne. Confesso que a apresentação não é das melhores, mas estava tudo muito gostoso.
Finalmente chegamos no RIU Ocho Rios Resort, onde ficamos nossas últimas noites na Jamaica. O hotel possui sistema All Inclusive 24h, ou seja, sempre terá algo para comer e beber em algum dos seus muitos restaurantes. Fica bem de frente para a praia de Mammee Bay, em Ocho Rios, e é rodeado de muito verde e cachoeiras. O lugar perfeito para relaxar, com enormes piscinas, Jacuzzi, solarium, academia, sauna, SPA, festas, recreação para crianças, e muito mais.
4º Dia – Yaaman e o Blue Hole
Tiramos a manhã para conhecer o tour do YAAMAN Adventure Park com uma experiência gastronômica extra. O passeio é feito numa jardineira puxada por um trator, bem simples e seguro, através de um belo jardim ornamental, onde vemos uma grande variedade de ervas e plantas tropicais, todas com placas de identificação. Fizemos várias paradas com o guia para contar histórias e passar aprendizados sobre a floresta.
O objetivo era chegar a uma casa colonial a 1100 metros acima do nível do mar, com uma impressionante vista panorâmica do Mar do Caribe e um belíssimo jardim a nossa frente. Essa foi nossa “cozinha”, na varanda da histórica e majestosa Great House. Uma chef nos aguardava para termos uma aula de culinária jamaicana e colocarmos a mão na massa. Foi sensacional. Fizemos um prato bastante típico na Jamaica. Esse é o tipo de surpresa que eu amo!
A tarde, fomos conhecer a Island Gully Falls (Blue Hole). A cachoeira anteriormente era conhecida como The Blue Hole, e é um tesouro escondido localizado nas colinas de Ocho Rios. Sua beleza cênica e serenidade torna um dos locais mais procurados na Jamaica. Agora aberto ao público, com visitas guiadas ao longo do rio, é possível fazer uma escalada na cascata com lindas oportunidades para fotos, além de pulos de plataformas e tirolesas para os mais aventureiros. Eu fiz e foi muito legal.
Infelizmente minhas fotos não mostram a real beleza do lugar, pois no dia anterior caiu uma chuva muito forte durante todo o dia, trazendo muitos sedimentos (barro) das montanhas para os rios. A água marrom não representa o tom azulado e cristalino da linda Island Gully Falls. Foi uma pena.
5º Dia – Relax em Ocho Rios
Como tínhamos a manhã livre, aproveitamos para curtir melhor o RIU Ocho Rios Resort e a esplêndida praia privada de Mammee Bay. A água do mar é aquela que sempre vemos nas fotos, clarinha, em tons esverdeados, morna e calma. O paraíso!
A gastronomia da Jamaica é rica em sabores e diversidade de cores, razão pela qual encontrará os melhores menus e variedades servidas pelos chefs do resort nos restaurantes de buffet e temáticos. Enquanto desfruta da praia ou piscina, pode se refrescar com cocktails ou bebidas geladas nos vários bares do hotel.
É possível experimentar muitos esportes e atividades que poderá curtir em família, casal ou com os amigos. Windsurf, vela, caiaque, snorkel, tênis de mesa, mergulho e voleibol são apenas algumas das possibilidades que poderá escolher no resort.
Meu quarto do RIU Ocho Rios Resort era enorme, com varanda com vista pro mar e piscinas. O banheiro é bastante espaçoso, com duas pias independentes para os casais, e possui uma banheira para dois. O frigobar faz parte do sistema all inclusive e é bastante completo.
Conclusão
Gostei muito desse meu roteiro de 5 dias na Jamaica, porém como falei antes senti falta de ter explorado muito mais a ilha. De uma próxima vez vou querer focar mais nas áreas de Montego Bay e Negril. A ilha parece pequena, mas é preciso alguns dias para percorrê-la de ponta a ponta, parando e conhecendo tudo que cada lugar oferece.
LEIA MAIS SOBRE A JAMAICA
+ Leia todos os posts da Jamaica
+ Encontre Hotéis na Jamaica até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Jamaica sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações na Jamaica
*Maurício Oliveira viajou a convite da Secretaria de Turismo da Jamaica.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Boa tarde. O tour na blue mountain que fizeram foi pago ? Aonde contrataram ? Ou só pagaram algo para entrar em alguma fazenda ? E alugaram carro aonde por la ? Estou vendo preços e estão absurdos de caros.
Sim, foi pago. Peguei esse aqui: https://www.civitatis.com/pt/kingston/excursao-montanhas-azuis/?aid=12259