Em minha recente viagem a Recife e Porto de Galinhas tive o prazer de ver 2 dos mais belos exemplares dos Baobás de Pernambuco. São cerca de 150 baobás documentados pelo Instituto Maximiano Campos/EcoFliporto em Pernambuco.

Símbolo africano, o baobá foi trazido pelos escravos traficados ao Brasil, por conta da importância na sua terra natal. As tribos acreditavam que o espírito que habitava a árvore as ajudaria a tomar decisões importantes. Além disso, a árvore era considerada uma fonte de fertilidade e solução medicinal para muitos males.

Baobá na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas
Baobá na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas

Os Baobás de Pernambuco que eu vi

Em Pernambuco os baobás estão se perpetuando e fazendo parte da vida das pessoas tanto na cidade quanto nas áreas rurais. Eu queria ter feito o roteiro completo para ver todos, chamado de Rota dos Baobás, mas não deu tempo.

Em Recife, um dos maiores Baobás de Pernambuco está na Praça da República. Infelizmente não pude abraçá-lo para sentir sua energia secular pois está dentro dos jardins e portanto cercado com grades para ajudar a preservá-lo. Esse é o mais famoso dos baobás do Recife e de fácil acesso. Ele fica bem em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio.

Em Porto de Galinhas a visita aos Baobás tornou-se um dos principais atrativos turísticos, plenamente divulgado aos hóspedes dos empreendimentos que fazem parte da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG). Um deles está no Hotel Armação, o qual fiquei hospedado quando estive por lá.

Este baobá tinha apenas 50cm quando foi plantado em 1996
Este baobá tinha apenas 50cm quando foi plantado em 1996

Existem vários outros espalhados por diversas cidades, como Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Ribeirão, Serra Talhada, Gravatá, São José do Belmonte, Igarassu, Olinda, Itambé, e outras.

E-book: Pernambuco, Jardim de Baobás

Como essa história disseminou-se por Pernambuco durante quase três séculos, o Instituto Maximiano Campos publicou um E-Book com os Baobás de Pernambuco catalogados de forma belíssima. O site Pernambuco, Jardim de Baobás possui diversas fotos deles.

São 91 páginas em tom poético, revelando os mistérios da chamada “árvore da vida” ou “árvore de mil anos”, que foi imortalizada no clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Faça o download aqui.

Pesquisando na internet encontrei também outro E-book com os Baobás do Brasil, de Gilberto J.S. Vasconcelos. Que também está disponível para download.

Só falta eu visitar 148 baobás para eu completar a coleção, hehehe. Será um grande prazer!

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    11 Comentário

    1. O Projeto Baobá surgiu em dezembro de 2008 por iniciativa de Gilberto Vasconcelos com os principais objetivos:
      ​→ Mapeamento;
      Mapear os baobás de Pernambuco era um sonho que se tornou realidade. Após três anos de pesquisas surgiu a oportunidade de lançar um livro com o resultado desta pesquisa visto que nenhum registro da localização dos baobás teria sido feito até junho de 2011. No entanto o Projeto Baobá não poderia perder a oportunidade de mapear todos os baobás do Brasil e assim foi feito – no dia 27 de outubro de 2011 publicou o livro Mapa dos Baobás do Brasil. No quarto ano de pesquisa já somam mais de 20.000km percorridos.
      ​→ Monitoramento
      O monitoramento é feito nas quatro estações do ano com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos frutos e observar as condições de sobrevivência de alguns baobás centenários que vivem em total abandono.
      ​→ Coleta de frutos;
      A coleta de frutos se dá entre julho e outubro. Em três anos de pesquisas foram catalogados oito frutos de diferentes tamanhos e formas: em Pernambuco foram catalogados seis frutos, um em Assú – RN e um no Rio de Janeiro.
      ​→ Produção de mudas;
      A primeira muda foi produzida ainda em 2008. Até hoje foram doadas mais de 1.000 mudas. Bem mais que a quantidade vendida.
      ​→ Propagação da espécie.
      O Projeto Baobá não só vendeu, doou inúmeras mudas para diversos municípios do Brasil. Além de distribuir gratuitamente em eventos como: VII Bienal do Livro PE, Expoideia – Recife, AGRINORDESTE 2011, VIII Bienal do Livro – PE, VII Feira Internacional do Livro de Pernambuco entre outros.

    2. Há mais de um ano estou tentando conseguir trés mudas de Baobá Africano está muito difícil, já comprei as sementes várias vezes mas não tive resultados, quero muito conseguir as mudas para plantar no Parque dos Pássaros na cidade de Arapongas – Paraná.
      Como faço para conseguir estas mudas?
      Grato.

    3. Olá meninos. Tenho algumas sementes que posso disponibilizar gratuitamente. Moro no Recife e estou escrevendo um livro paradidático sobre um baobá esquecido nas catalogações…

      • Jany
        Boa tarde!
        Estou super interessada nessas sementes, como faço para consegui-las? Tenho um destino para elas q acredito dar certo pelo clima, ficarão no serrado onde é muito quente..
        obrigada
        Giovanna

    4. Olá Jany,
      Sou de Recife e também estou muito interessada em uma muda do Baobá.
      Como foço para conseguir.
      Obrigada

    5. Olá Mauricio ,

      Vc ñ visitou ainda o Baobá do Museu Casa Quissamã- R J .Ele tem aproximadamente 180 anos.O Museu Casa Quissamã é a antiga fazenda Quissamã que pertenceu ao primeiro visconde de araruama .A economia da época era cana de açúcar e a mão de obra era escrava.

    Deixe seu Comentário