Uma coisa é certa, Itajaí nunca mais será a mesma depois da passagem da maior regata de volta ao mundo em barcos a vela: a Volvo Ocean Race.

Fui convidado pela Volvo para acompanhar uma das 10 etapas do evento que no Brasil foi realizada em Itajaí – SC. A Volvo Ocean Race é uma regata de volta ao mundo conhecida como a “Fórmula 1 dos Mares” ou também o “Monte Evereste da Vela”. A regata é composta por 6 equipes que atravessam o globo em barcos a vela enfrentando condições climáticas que poucos teriam coragem de chegar perto. É uma corrida de feras do mar com total integração a natureza.

O tão desejado troféu da regata ao mundo da Volvo Ocean Race
O tão desejado troféu da regata ao mundo da Volvo Ocean Race

Mas tudo que eu falar aqui não vai fazer muito sentido se você não assistir a esse vídeo abaixo. Veja antes de continuar a ler a matéria.

[youtube id=”B2a8ZKeXRrA” width=”600″ height=”350″]

O evento e a competição

Todos os seus capitães são conhecidos mundialmente e tem na bagagem títulos, medalhas e troféus olímpicos. Tem até um brasileiro no grupo, o João Signorini, que faz parte do time Telefónica. Mas um time não se faz apenas de um capitão. Sem toda a tripulação eles não são ninguém. Cada um tem uma função e todas as tarefas são divididas durante as 24hs diárias. Sim, o barco não pode parar, né?

Nos 9 meses de competição, as seis equipes com 11 tripulantes cada, irão velejar mais de 39.000 milhas náuticas, passando pelos 5 continentes em 10 “stopages” diferentes. Itajaí foi a 6ª parada da regata e para chegar lá tiveram que atravessar o temível Cabo Horn. Nesta travessia a equipe de Abu Dhabi teve o mastro quebrado pelos fortes ventos e o Sanya teve avarias no casco, e teve que partir direto para Miami, que é onde a próxima etapa será disputada.

Volvo C30 Elétrico - Foto: Henrique Rodriguez
Volvo C30 Elétrico – Foto: Henrique Rodriguez

Durante o evento, a Volvo aproveitou para mostrar as novidades ao público, como foi o caso do Volvo C30 Electric. Rolou até um test drive, mas como minha conexão do voo atrasou, fiquei chupando dedo. Alguns amigos de blogs automotivos estavam lá, fizeram o test drive e contaram tudo em seus blogs (aqui, aqui e aqui).

Um dos momentos mais emocionantes foi acompanhar a regata bem de perto. A equipe de jornalistas e fotógrafos tiveram barcos disponíveis e eu tive o prazer de estar em um deles. No primeiro dia choveu bastante e o vento ajudou a deixar o mar com as condições perfeitas para uma bela regata. O vencedor foi o Groupama que se aproveitou de um erro bobo do time da Telefónica para acrescentar mais 6 pontos no seu placar.

Detalhe do barco da Camper na Volvo Ocean Race em Itajaí
Detalhe do barco da Camper na Volvo Ocean Race em Itajaí

Também tive a oportunidade de fazer um tour guiado pela embarcação da equipe Puma. E quem explicou tudo nos mínimos detalhes foi o capitão Ken Read. Acreditem, são poucos que puderam ter a chance de colocar os pés em seu barco. E eu amei essa experiência!

Durante a visita técnica no barco da Puma
Durante a visita técnica no barco da Puma

Galeria de Fotos

Vejam algumas fotos que selecionei para vocês sentirem um pouquinho do que foi esse grande evento mundial. Em nossa Fanpage publicamos também várias outras fotos. Clique aqui para vê-las.

Saiba mais sobre o Volvo Ocean Race

Esta é a 11ª edição do evento (2011-12) e teve início em 29 de outubro em Alicante (Espanha) e de lá passou por Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), chegando até Itajaí (Brasil), seguindo para Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), e finalizando no dia 8 de julho em Galway (Irlanda).

As 6 equipes participantes são: Groupama Sailing Team (da França), PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (dos EUA), Camper with Emirates Team New Zealand (da Nova Zelândia), Team Telefónica (Espanha), Team Sanya (China) e Abu Dhabi Ocean Racing Team (dos Emirados Árabes Unidos).

Fiz um vídeo mostrando um pouco mais sobre o evento e como foi a regata em Itajaí. Não chega nem perto das produções cinematográficas da equipe do evento, mas espero que vocês gostem.

[youtube id=”rKAcDwndyxU” width=”600″ height=”350″]

Você pode conferir a colocação de cada um em tempo real no site do evento. Existe também um game que pode ser jogado online e é bastante divertido. Vejam: http://www.volvooceanracegame.com/

Para finalizar, gostaria de agradecer a Volvo pela oportunidade dessa incrível experiência. Sou apaixonado por carros, esportes náuticos e velocidade, e certamente esse evento ficará marcado para sempre em minha memória.

Acompanhe na internet

Site oficial – http://www.volvooceanrace.com
Site do evento em Itajaí – http://www.volvooceanraceitajai.com
Twitter – https://twitter.com/volvooceanrace
Facebook – http://www.facebook.com/pages/Volvo-Ocean-Race/137241232436
Canal no Youtube – http://www.youtube.com/volvooceanracevideos

*Maurício Oliveira viajou a convite da Volvo Cars

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. Boa matéria Mauricio, realmente a etapa da VOR em Itajaí foi muito especial, esperamos que a próxima pare por aqui novamente. Como já te disse, foi bem legal trocar uma ideia contigo, mesmo que bem rápido.

    Não tinha visto esse layout novo do site, ficou bem legal, parabéns.

    E uma pequena correção, há mais um brasileiro no veleiro da Telefônica, seu nome é Horácio Carabelli.

    Um abraço!

  2. Nossa, deve ter sido muito especial participar deste evento de perto hein! Muito legal mesmo, parabéns pela cobertura e pelo vídeo Maurício!

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here