Muito se fala, pouco se faz. O Turismo Sustentável definitivamente é a bola da vez e foi um dos assuntos debatidos durante o RIO+20. É a nova “moda” entre as empresas ligadas no futuro. Mas muitas usam do termo para justificar o aumento dos preços de seus produtos e serviços. Não é mesmo? Então fica a pergunta: Praticar Turismo Sustentável é possível?

Nesta segunda (16/07/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 10 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.

Vejam as perguntas que fizemos:

P1 – Sustentabilidade virou modismo ou é viável/factível?
P2 – Quais os impactos ambientais que causamos em nossas viagens? Já parou para pensar nisso?
P3 – Os destinos estão preparados para receber uma grande quantidade de turistas de forma sustentável?
P4 – Saber que um destino/meio de hospedagem pratica atitudes sustentáveis é determinante para suas escolhas?
P5 – Em relação à sustentabilidade, quais os destinos que não colaboram para o Turismo Sustentável? (no Brasil e no Mundo)
P6 – E quais os destinos que melhor praticam o Turismo Sustentável? (no Brasil e no Mundo)
P7 – O que falta para que as práticas sustentáveis sejam mais frequentes?
P8 – O que os turistas podem fazer para aumentar a sustentabilidade no turismo?
P9 – O que você faz durante suas viagens para a preservação do meio ambiente? Você pratica Turismo Sustentável?
P10 – Quais sites, ONGs e projetos vocês conhecem que ajudam a Natureza?

Foz do Iguaçu, Bonito e Noronha são bons exemplos da prática do Turismo Sustentável no Brasil
Foz do Iguaçu, Bonito e Noronha são bons exemplos da prática do Turismo Sustentável no Brasil

O que foi falado no debate

O debate começou quente quando os participantes concordaram que o termo sustentabilidade ainda é tratado como modismo. Vejam os tweets que destacamos durante do debate e deixem seus comentários no fim do post:

O problema é cultural? É questão de educação? Pense nisso...
O problema é cultural? É questão de educação? Pense nisso…

Vejam alguns desses links que foram citados durante o debate.

http://www.facebook.com/passaporteverde
http://www.oeco.com.br
http://turismoconsciente.com.br
http://www.atitudessustentaveis.com.br

Por fim, gostaria de agradecer ao Jonathan, do blog Eu Vou de Mochila, e ao Jodrian, do blog Aventura Mango pela ajuda com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!

Turismo Sustentável é moda ou necessidade?
Turismo Sustentável é moda ou necessidade?

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

– Embarque na Viagem: Turismo Sustentável por um planeta vivo Parte 1 e Parte 2
– Vulks: Turismo em Debate… no Twitter!
– Viajando por Aí: Em busca do Turismo Sustentável
– VPA Tour: Turismo Sustentável
– Eu Vou de Mochila: Turismo Sustentável (+ Mochilão Sustentável)
– Aventura Mango: Princípios de Sustentabilidade (NBR 15401)
– Aventura Mango: Turismo de Aventura e a Sustentabilidade
– Viajando com Eles: Turismo Sustentável no Brasil – Viagens e o meio ambiente
– Andarilhos do Mundo: Turismo Sustentável: Vanguarda ou Hipocrisia?
– Vida de Turista: Turismo em Debate – Turismo Sustentável

Envie o seu link também!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. Foi muito bom! Parabéns ao Trilhas e Aventuras, promovendo debates que acrescentam conhecimento. Foi um intercâmbio de idéias entre pessoas preocupadas com que o turismo se desenvolva de maneira adequada sem prejudicar nenhum aspecto.

    Esperando o próximo #TurismoEmDebate!

  2. Ola Mauricio como vai? Só ficamos sabendo agora da discussão sobre turismo sustentável…Uma pena. Mas de qualquer forma gostaria de convidar você e seus leitores a conhecerem nosso portal http://www.ecohospedagem.com que visa incentivar práticas sustentáveis entre turistas e hoteleiros…

    Parabéns pelo tema abordado!

    Thiago Cagna

    • Oi Thiago, nao conhecia seu site e ja até curti a fanpage. Muito legal viu!
      Se quiser participar com algum post, fique a vontade.
      Parabens pelo projeto e por avaliar de perto as ações sustentáveis dos hotéis.
      Se precisar de ajuda, estamos aí 😉
      Abração.

  3. Oi Maurício, de novo parabéns pela iniciativa #TurismoEmDebate.
    Sempre somos melhores quando pensamos juntos!
    Perdi o debate justo no tema que mais gosto de refletir.
    As perguntas foram bem formuladas e fiquei com ‘agua-na-boca’ para responde-las, posso?
    R1 Sustentabilidade no turismo é uma questão de competitividade. O principal atrativo para turista estrangeiro visitar Brasil é Natureza e Ecoturismo. Preservar destino não será por consciência e sim por necessidade.
    R5 Case da Community Tours Sian Ka’an na Riviera Maia é emocionante. Minha sócia acompanhou o trabalho desta cooperativa. Vale à pena ler o post e ver o vídeo http://agentenoturismo.com.br/turismo-sustentavel-na-pratica-o-case-da-community-tours-sian-kaan/
    R8 Esta pergunta me lembrou do Chias:
    ‘Pelo que tenho observado pessoalmente, as populações que vivem nesses lugares tão excepcionais mantêm uma relação muito especial com seu entorno. Os habitantes históricos vivem com e dos recursos oferecidos pelo local. Não são nunca um problema para sua conservação. São mais precisamente os recém-chegados, em busca de novas oportunidades, os que agem com critérios diferentes. Alguns se transformam em fervorosos protetores e outros, em oportunistas depredadores’.
    Chias, 2007
    Espero poder participar online do próximo #TurismoEmDebate.
    Grande abraço,
    Marissol

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here