Já discutimos sobre sustentabilidade em outro debate este ano, porém não entramos no assunto luxo. Mas será que é possível conciliar o luxo presente nos grandes empreendimentos turísticos com métodos sustentáveis? Como o trade tem se preparado para receber esse tipo de público consciente? Ou os turistas não ligam pra isso ainda?

Nesta segunda (23/11/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 10 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.

Vejam as perguntas que fizemos:

P1 – Quem é você, de qual blog e de onde está teclando? E diga se curte Turismo de Luxo.
P2 – Em sua opinião, luxo é incompatível com sustentabilidade? Eles podem andar em parceria?
P3 – Existem impactos socioambientais negativos que podem ser associados a empreendimentos de luxo? Quais?
P4 – Quais exemplos já vistos no turismo podem ilustrar “luxo com sustentabilidade” de forma positiva?
P5 – Você tem exemplos negativos da relação luxo x sustentabilidade no setor turístico?
P6 – Você já deixou de ir a um destino de luxo por causa de questões socioambientais?
P7 – O que mais incomoda você nos empreendimentos e destinos de luxo em relação à sustentabilidade?
P8 – Que medidas sustentáveis você indicaria para um empreendimento de luxo?
P9 – Precisamos de empreendimentos luxuosos para promover o turismo no Brasil?
P10 – Divulgue seus links com conteúdos que ilustrem o assunto discutido hoje: Luxo e Sustentabilidade.

O Projeto Golfinho Rotador tem feito um excelente trabalho em Fernando de Noronha
O Projeto Golfinho Rotador tem feito um excelente trabalho em Fernando de Noronha

O que foi falado no debate

Atualmente com tantas tecnologias disponíveis só não é sustentável quem não quer. Todos os participantes concordaram que o luxo pode ser compatível com a sustentabilidade desde que haja investimento para isso.

O impacto ambiental causado por complexos hoteleiros pode ser enorme se não for bem analisado. Não só para a natureza, mas para todas as pessoas que moram ao redor. Existem vários lugares do mundo que envolvem a comunidade local integrando com o turismo de luxo.

Os maus exemplos existem, mas é importante também elogiar os que fazem um bom trabalho. Já estive em diversos hotéis, resorts e pousadas que colocam em prática o conceito sustentável com seus hóspedes.

O site Eco Desenvolvimento fez uma lista com hotéis de luxo preocupados com a sustentabilidade. Eles possuem diversas matérias incríveis sobre o tema. Vale a pena dar uma navegada.

Uma questão que foi muito comentada é sobre a conscientização do próprio turista. Muitas das vezes os empreendimentos de luxo são sustentáveis, mas o cliente não. Por exemplo: alguém troca a toalha de banho todos os dias? Alguém fica 1h tomando banho? Alguém faz a seleção do lixo reciclável? Então… é preciso fazer a nossa parte também.

Vejam também outros tweets de participantes que merecem destaque aqui em nossa página. Fiquem a vontade para replicar as mensagens.

Quando perguntamos em medidas sustentáveis para ajudar a tornar o luxo mais acessível, as respostas foram as mais simples. A galera está antenada, vejam:

O FourSeasons Brasil também colaborou com o debate.

Por fim, gostaria de agradecer ao Jonathan do Eu Vou de Mochila, ao Jodrian do Aventura Mango, e a Flávia do Viajar é Tudo de Bom, pela ajuda com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

– Viajar é Tudo de Bom: Luxo e Sustentabilidade podem andar em parceria
– Eu Vou de Mochila: Turismo de Luxo

Envie o seu link relacionado ao tema também!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here